Cursos de Letras-Língua Portuguesa e Letras-Libras atingem nota máxima na avaliação do MEC
- Sexta, 01 Novembro 2024 11:07
- Escrito por UFC Informa
Os cursos de Letras-Língua Portuguesa e Letras-Libras da Universidade Federal do Ceará (UFC), ambos do Centro de Humanidades, obtiveram a nota máxima (5) na mais recente avaliação do Ministério da Educação (MEC). Para que o conceito máximo (5) seja concedido, é necessário que o curso seja avaliado e considerado de excelência na sua organização didático-pedagógica; no seu corpo docente e tutorial; e na infraestrutura.
“A notícia está sendo recebida com muita felicidade pela comunidade acadêmica, como forma de reconhecimento do trabalho contínuo desempenhado pelos diversos integrantes do curso de Letras-Língua Portuguesa. Acredito que seja também uma forma simbólica de representar a relevância que o curso de Letras tem nesses 70 anos da UFC e nos 55 do Centro de Humanidades”, avalia a Profa. Camila Sousa, coordenadora do curso de Letras-Língua Portuguesa.
A professora atribui o resultado ao trabalho desenvolvido por alunos, servidores técnico-administrativos e docentes ligados ao curso. “Nossa dedicação à atualização e renovação do curso, bem como ao trabalho em pesquisa e extensão, de modo coletivo e integrado, se reflete no reconhecimento que tivemos agora”, completa.
VISITA TÉCNICA – As notas foram obtidas após visita técnica de uma comissão de especialistas do Ministério realizada nos dias 21, 22 e 23 de outubro. As visitas são acompanhadas pelas equipes dos cursos em avaliação e também pela Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV) da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (PROGRAD/UFC).
“Esses bons resultados se dão basicamente pela gestão desses cursos de forma responsável, tendo em vista uma oferta de qualidade do serviço público, do comprometimento dos estudantes, dos professores e demais profissionais. Sem dúvida, estudar e trabalhar numa universidade nota máxima no MEC é um grande diferencial e orgulho”, afirma Marcizo Veimar Cordeiro Viana, diretor da Divisão de Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas da PROGRAD, um dos especialistas da Universidade que acompanhou a avaliação.
IMPORTÂNCIA DA NOTA – O propósito da avaliação externa in loco é garantir a qualidade do ensino a partir de critérios definidos na lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O processo se baseia nos referenciais básicos para regulações e supervisões da educação superior.
As notas atribuídas pelo MEC servem como uma referência objetiva para estudantes, universidades e também para o governo. Para o estudante, a informação é importante para saber a qualidade do curso de uma determinada instituição de ensino superior.
Para a Universidade e o governo, a nota se transforma em referência para o financiamento público das instituições. Aquelas que apresentam avaliações mais altas tendem a receber mais recursos governamentais, o que amplia as oportunidades de desenvolvimento e melhoria nos serviços oferecidos. Daí a importância do compromisso de cada membro que faz a UFC, não apenas durante a visita, mas durante toda a sua passagem na Instituição.
No ano passado, dois outros cursos de Letras da UFC já haviam obtido reconhecimento de sua excelência pelo MEC: Letras Português-Italiano e Português-Francês.
Fonte: Pró-Reitoria de Graduação – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Profa. Camila Sousa, da Coordenação do Curso de Letras-Língua Portuguesa – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.