Projeto da UFC receberá descarte de medicamentos nos EU 2024, de 6 a 8 de novembro, no Pici
- Terça, 05 Novembro 2024 07:39
Se você possui sobras de medicamentos em casa e não sabe como descartá-los corretamente, fique atento a este serviço de utilidade pública: de 6 a 8 de novembro, durante os Encontros Universitários 2024 em Fortaleza, a Universidade Federal do Ceará, em parceria com o Grupo Marquise, irá receber o descarte desses produtos pela população, a fim de dar-lhes a destinação certa.
A iniciativa é do projeto de extensão intitulado “Descarte de medicamentos pelo município de Fortaleza: recolhimento, esclarecimento e informação”, coordenado pela Profª Cristiani Lopes, diretora da Farmácia-Escola da UFC.
O ponto de coleta ficará ao lado do Centro de Convivência do Campus do Pici, onde ocorrerão as atividades dos Encontros (em frente ao refeitório principal do Restaurante Universitário-RU). Não serão recebidos medicamentos de clínicas médicas, odontológicas ou hospitais. Somente material domiciliar poderá ser levado.
Produtos farmacêuticos possuem grande potencial de poluição ambiental, especialmente em ambientes aquáticos, solos e água subterrânea. Isso porque muitos desses medicamentos são lançados inadvertidamente em locais impróprios, como no lixo comum, fossas, redes de águas pluviais e de esgoto.
O projeto de extensão da UFC, executado desde 2018, fará o descarte ambientalmente adequado dos medicamentos (através de incineração), recolhidos por meio de entrega voluntária na Universidade.
SERVIÇO
Coleta de medicamentos domiciliares inservíveis na UFC
Quando: de 6 a 8 de novembro
Onde: Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (ao lado do Centro de Convivência e em frente ao Restaurante Universitário)
Quem pode levar: A população em geral. Não serão recebidos produtos de clínicas ou hospitais
Fonte: Profª Cristiani Lopes de Oliveira, coordenadora do projeto de extensão e diretora da Farmácia Escola da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.