Procurar no portal

XVI Semana de Humanidades homenageia 55 anos do CH com palestras sobre o futuro dos cursos de humanas 

Teve início, na segunda-feira (4), a XVI Semana de Humanidades da Universidade Federal do Ceará (UFC). Sob o tema "Inspirando mentes, moldando futuros", o evento segue até hoje (5). As atividades marcam também a celebração dos 55 anos do Centro de Humanidades (CH) da UFC, trazendo um resgate das histórias e vivências que permeiam a trajetória da unidade acadêmica.

Imagem: A imagem mostra uma apresentação em um auditório. No palco, duas mulheres estão sentadas à mesa em frente a um grupo de pessoas. Uma delas fala com um microfone, enquanto a outra está atenta. Há arranjos de flores no palco, e o público, composto por várias pessoas, assiste atentamente. Um slide está parcialmente visível no projetor à esquerda.

O Centro de Humanidades da UFC foi formado a partir da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, após a Reforma Universitária da UFC em 1969. Em abril deste ano, o CH completou 55 anos de fundação e conta atualmente com os departamentos de Ciências da Informação, Ciências Sociais, Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução, História, Letras Estrangeiras, Letras Vernáculas, Letras-Libras e Estudos Surdos, Literatura e Psicologia, além das Casas de Cultura Estrangeira, projeto de extensão.

A programação da XVI Semana de Humanidades contempla oficinas, exposições, conferências e mesas-redondas. Entre as temáticas abordadas, estão violência de gênero, língua e cultura estrangeira, pensadores do Brasil, linguagem neutra e decolonidades. As atividades estão acontecendo nos auditórios e salas da área 1 do Centro de Humanidades.

Para os estudantes, a atividade é uma oportunidade de conhecer temas relativos às Ciências Humanas estudados prioritariamente por outros cursos. A estudante Ana Luiza Souza, recém-ingressa no curso de Letras Português-Espanhol, considera o evento um momento para descobertas: “Eu ainda estou conhecendo a Universidade e estou me sentindo muito acolhida nos eventos. Estou descobrindo coisas que a gente, às vezes, não sabe ou deixa passar despercebidas durante o dia a dia, mas passamos a ver de outra forma, com outros olhos. É uma realidade que não temos no ensino médio e é muito, muito bom”. 

Imagem: A imagem mostra uma jovem em primeiro plano, usando uma blusa sem mangas azul-escura e uma bolsa de ombro preta. Ela está em pé em um auditório, com fileiras de cadeiras e algumas pessoas ao fundo. No palco, duas mulheres parecem estar terminando uma apresentação. A jovem sorri levemente, e no fundo é possível ver detalhes da decoração e arranjos de flores no palco.

CERIMÔNIA DE ABERTURAA solenidade de abertura da programação foi realizada no auditório da Reitoria, na noite de segunda-feira (4), marcada pela palestra “Para onde caminham os cursos de humanas?”, ministrada pelo médico e escritor Ronaldo Correia de Brito.

“Nessa palestra eu pretendo exaltar, louvar os cursos de humanidades e tentar localizar o lugar dos cursos de humanidades agora, no nosso século XXI, nesse tempo de tantas mudanças, de tanta tecnologia, de tanta diversão, de tão pouco tempo para o pensamento, para a leitura”, destacou Ronaldo Correia de Brito. “É importante dizer que os cursos de humanidades estão aqui, que são uma tradição milenar, que remontam à Grécia, a Roma, e que estão vivos e estão aqui ocupando espaço, investigando, trabalhando e produzindo”, acrescentou.   

Imagem: A imagem mostra dois homens sentados, participando de uma palestra ou discussão. O homem à direita, com cabelo grisalho, barba e óculos, está falando ao microfone e gesticulando com a mão. Ele veste uma camisa azul e parece estar explicando algo para o público. O homem à esquerda, com cabelo castanho e usando uma camisa cinza, observa atentamente, com um caderno ou papéis no colo. O ambiente parece ser formal, com um brasão na parede ao fundo, e o palco é coberto por um carpete azul.

Também fizeram parte da abertura os professores Júlio Bastoni, do Departamento de Literatura da UFC; e Inês Pinheiro Cardoso, do Departamento de Letras Estrangeiras da UFC.

ENCERRAMENTO – Com o tema “Michel Foucault e as Ciências Humanas enquanto tecnologias de poder”, a conferência de encerramento da XVI Semana de Humanidades será realizada hoje à noite (5), às 17h, no auditório da Reitoria (avenida da Universidade, 2853, Benfica). A palestra será ministrada pelo escritor e sacerdote Manfredo Araújo de Oliveira, professor emérito do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFC.

Fonte: Centro de Humanidades da UFC – fone: (85) 3366.7604 – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300