Entenda o que é Doutora Honoris Causa, o título que Maria Bethânia e Maria da Penha vão receber da UFC
- Quarta, 06 Novembro 2024 11:46
- Escrito por UFC Informa
O que têm em comum a cantora Maria Bethânia, a ativista Maria da Penha, a pedagoga Ruth Cavalcante e o escritor e poeta Rodolfo Teófilo (in memoriam)? Todos são personalidades que receberam ou receberão o título de Doutor ou Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará (UFC) durante as comemorações dos seus 70 anos.
O Doutor Honoris Causa é um título concedido a personalidades de fora da Universidade que tenham contribuído de forma notável nas ciências, no ensino, na cultura ou na política e que tenham beneficiado de forma notável a humanidade ou o País.
Por isso, é um dos títulos mais importantes da UFC. Tanto que apenas o reitor da Universidade pode propor nomes para receber a honraria, que precisa ser aprovada e concedida pelo Conselho Universitário (CONSUNI).
Ao longo de seus 70 anos, a UFC concedeu quase 100 títulos de Doutor Honoris Causa, sendo que dessa lista apenas seis são mulheres, a maioria concedida nos últimos anos: Rachel de Queiroz (1981), Ana Miranda (2015), Mary Flowers (2023), Ruth Cavalcante (2023), Maria Bethânia (2024) e Maria da Penha (2024).
“Daí a importância e a relevância de haver uma sequência de reconhecimentos desde o final do ano passado, com Ruth Cavalcante, Maria Bethânia e Maria da Penha. Certamente, outras mulheres serão reconhecidas no seu fazer, no seu saber e na sua competência de atuação”, destaca o titular da Coordenadoria de Articulação Política Institucional, Daniel Fônseca.
Veja a lista de todos que já receberam o título na UFC
OUTRAS HONRARIAS – Mas qual a diferença entre esse título e o de Professor Honoris Causa e Professor Emérito, duas outras honrarias da Universidade?
Enquanto o Doutor Honoris Causa homenageia personalidades externas à Universidade, o Professor Honoris Causa é específico para docentes de outras instituições de ensino, também com projeção nacional. Sua indicação também é privativa do reitor, com aprovação e concessão pelo CONSUNI.
Já o Professor Emérito é a maior honraria concedida a docentes da própria instituição de ensino. O título é dado a professores aposentados que tenham tido ações relevantes e dedicação integral ao ensino, à pesquisa ou à extensão ao longo de sua carreira. A proposição deve ser do conselho da unidade acadêmica do professor homenageado.
Fonte: Coordenação de Articulação Política e Institucional (CAPI) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.