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PRAE e PROPLAD entregam 65 novos equipamentos para Residências Universitárias nesta terça-feira (12)

Em ação conjunta da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE) e da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), foram entregues, na manhã desta terça-feira (12), 65 bens para Residências Universitárias de Fortaleza. A entrega contemplou 44 purificadores de água, 11 micro-ondas e dez mesas, material distribuído em dez residências da capital. Somadas às oito máquinas de lavar roupas distribuídas nas unidades em julho deste ano, as residências receberam um total de 73 novos equipamentos, impactando cerca de 400 estudantes.

A entrega anual de bens integra o Plano de Desenvolvimento Institucional da PRAE, que prevê uma ação voltada para revitalização das Residência Universitárias. O projeto ReVerBem visa à promoção de qualidade de vida dos moradores mediante a institucionalização do investimento nas casas em três eixos: reformas, visitas e aquisição de novos bens.

Imagem: jovem de pele negra com copo de vidro na mão retira água de um purificador de água afixado na parede

A coordenadora administrativa e financeira da PRAE, Beatriz Nunes, informa que a ação procura manter a renovação constante das residências através da articulação institucional na UFC. “Esse cuidado com as casas e com os moradores só é possível através da parceria com outros setores da Universidade, como a PROPLAD, a Superintendência de Infraestrutura (UFC INFRA), a Secretaria de Meio Ambiente (SMA) e a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI). Estamos em contato com esses setores para manter a engrenagem de melhoria nas casas sempre em movimento, atendendo às demandas dos estudantes para garantir qualidade de vida dos moradores”, explica Beatriz.

REFORMAS E NOVAS UNIDADES – O pró-reitor de Assistência Estudantil, Prof. Bruno Anderson Matias da Rocha, acrescenta que o acompanhamento mais próximo das unidades garante a indicação, para a UFC INFRA, das prioridades relativas especialmente a questões estruturais das casas. “Aqui, na residência do Pici, a gente tem necessidade de uma reforma bem mais ampla, mas as questões estruturais básicas estão sendo resolvidas ao longo desses últimos meses e, com a entrega desses bens, a gente acaba também melhorando a qualidade dos alojamentos”, relata o gestor.

A reforma de duas residências localizadas no Benfica, realizada neste ano, exemplifica o empenho da PRAE na manutenção dos equipamentos. Uma das unidades passou por revisão de paredes e pintura geral. A outra teve, além de pintura completa e instalação de forros de PVC, revisão elétrica, do madeiramento, de paredes e de portas. Os serviços beneficiaram 16 residentes.

Imagem: quatro pessoas de mãos dadas posam em pé para uma fotografia, em frente a um prédio

Bruno Rocha anuncia, para 2025, a abertura de duas novas unidades no Benfica, o que deve garantir mais de 100 novas vagas e possibilitar benfeitorias nas unidades mais antigas. “Nesse processo de implantação das novas residências, a gente vai fazer a reforma da residência do Pici, que é a maior que temos, com quase 200 estudantes. Então, a gente precisa ter uma capacidade de mobilidade para poder separar alguns quartos e viabilizar as reformas. Nessa perspectiva, temos buscado mais orçamento para a renovação de bens. Estamos, assim, atuando em duas frentes: reformas estruturais importantes para garantir qualidade de infraestrutura e melhoria dos bens nas casas para que a gente tenha os espaços sempre adequados para receber os estudantes”, elucida o pró-reitor.

INTERLOCUÇÃO – Um aspecto decisivo para a manutenção das Residências Universitárias da UFC é a interlocução com os estudantes. Para desempenhar um papel de contato direto com a PRAE, são escolhidos, anualmente, diretores para as unidades. Márcia Arão, pró-reitora-adjunta e coordenadora de Assistência Estudantil, vê nos representantes “a ponte de diálogo mais aberta com as questões de cada casa”. A troca tem início, como ela conta, a partir de um processo de formação de lideranças que a PRAE promove anualmente. “Eles têm uma bolsa e é com eles que a gente faz esse acompanhamento mais de perto. Esse fluxo é cotidiano e contempla tanto demandas de infraestrutura com a Coordenadoria Administrativa e Financeira (CAF), quanto questões de relacionamento, tratadas pela Divisão de Benefícios”, explica.

A atuação como diretor de Manutenção da residência do Pici rendeu ao estudante do 8º semestre de Física-licenciatura João Paulo Barbosa a “melhor experiência fora da grade curricular”. Natural de Pentecoste, João Paulo é morador da unidade há três anos e diretor desde o ano passado. “Aqui foi onde aprendi mais coisas diferentes e eu acho que o mais importante disso tudo foi ter contribuído de alguma forma com esse lugar. Eu sou muito grato à Assistência Estudantil da UFC por ter contribuído comigo, com a minha formação. Isso não tem preço. A PRAE sempre nos deu muita atenção, sempre nos tratou muito bem, e, quando não consegue nos atender, entendemos que é por entraves maiores, de questões orçamentárias”, argumenta o aluno.

Imagem: máquinas de lavar em uma sala com piso branco quadriculado

APLICATIVO SOS REU – Outro exemplo do esforço da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil na interlocução com os estudantes das residências foi a criação, em janeiro deste ano, do aplicativo Solicitação das Ordens de Serviços das Residências Universitárias (SOS REU).

O administrador da CAF, Maurício Amorim Gurgel do Amaral, desenvolvedor do mecanismo, explica que, através do SOS REU, podem ser solicitados serviços de manutenção, material de limpeza (almoxarifado), prestação de contas das residências, serviços de gestão ambiental, manutenção de computadores e rede e recolhimento de bens inservíveis. A PRAE, por sua vez, recebe essas demandas e abre os pedidos para a área responsável.

Para Felipe Moreira Martins, estudante do 7º semestre do curso de Gestão de Políticas Públicas, natural de São Gonçalo do Amarante, a ferramenta é “incrível”. Também diretor de Manutenção da residência do Pici, ele garante que o aplicativo “facilita o trabalho da gente, porque as demandas eram enviadas por e-mail e agora, através dele, ficam mais organizadas através de planilhas e são atendidas de forma bem mais ágil”.

Fonte: Pró-Reitoria de Assistência Estudantil – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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