Procurar no portal

Afroinovação: UFC promove ação de extensão voltada para mulheres negras periféricas

O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, criado há dez anos pela Organização das Nações Unidas (ONU), está sendo celebrado, na Universidade Federal do Ceará (UFC), por uma iniciativa marcante: o projeto Afroinovação da Periferia – Capacitando Mulheres Negras para o Futuro Sustentável.

A ação de extensão, que reúne docentes e estudantes dos cursos de pós-graduação em Ciências Médicas, Farmacologia, Gastronomia e Química, realiza, nesta terça-feira (19), palestras para 24 mulheres sobre as temáticas “Letramento racial e autoconhecimento para empreendedoras negras”, promovida pela manhã, e “Gestão inovadora para empreendedoras”, no turno da tarde.

São parceiras da UFC no projeto as empresas sociais Meu Eco, de cosméticos naturais, e Empoderar-te, que oferta mentoria coletiva e individual, palestras, cursos, treinamentos empresariais, serviços de apoio à gestão e projetos de incentivo ao empreendedorismo feminino.

Imagem: grupo de pessoas posam para foto

As atividades acontecem no Centro de Convivência do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, e reúnem mulheres inscritas na ação oriundas de bairros como Vicente Pinzón, Jacarecanga, Conjunto Ceará, Bom Jardim, Planalto Pici, Álvaro Weyne e também do município de Redenção, cidade onde vive a empreendedora Tatcher de Ceita, de 31 anos, nascida no país africano de São Tomé e Príncipe.

No Brasil há sete anos, Tatcher cursou Administração Pública na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e hoje é empresária no ramo de produção de chips artesanais feitos a partir de frutas e tubérculos da região do Maciço de Baturité. Para ela, a participação no Afroinovação vai contribuir para o crescimento da Aba-Yomi, empresa que gerencia com um sócio. “Temos o objetivo de criar snackers naturais de alta qualidade, sem adição de conservante. A gente também pretende contribuir de forma significativa para o bem-estar das pessoas, tentando incluir quem tem intolerância a glúten e a lactose. Estamos em busca de parcerias para distribuir nossos produtos em vários pontos de venda”, compartilha.

Veja outras imagens da iniciativa no Flickr da UFC

Para Mônica Fernandes, líder da Empoderar-te, que já impactou mais de 6 mil mulheres, a iniciativa da UFC é fruto de cooperação e coroa um momento significativo. Fala Mônica Fernandes: “Criamos o Afroinovação a muitas mãos e chegamos nessa data linda, em pleno Dia do Empreendedorismo Feminino e véspera do Dia da Consciência Negra, com a realização de um evento exclusivo para mulheres negras, falando de letramento racial, de autoconhecimento, de inteligência emocional. Está sendo maravilhoso e eu estou muito emocionada”, conta a empreendedora.

Imagem: mulher negra com blusa verde posa ao lado de mulher negra com blusa vermelha

ACOLHIMENTO – Josimeire Gomes, assessora da Coordenadoria de Empreendedorismo e Inovação da Pró-Reitoria de Inovação e Relações Interinstitucionais (PROINTER), explica que 18 estudantes de pós-graduação foram capacitados para participar do Afroinovação, que tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). “Essa capacitação aconteceu a partir de uma abordagem decolonial através da parceria com a Empoderar-te e foi necessária para sensibilizar os alunos sobre o público do projeto, uma população vulnerabilizada de mulheres negras. Precisamos ter um cuidado desde a linguagem utilizada até o acolhimento, porque elas sofrem muito com o racismo”, explica a servidora.

OFICINAS – Na próxima terça-feira (26), as 24 mulheres inscritas no Afroinovação darão continuidade às ações formativas do projeto através da participação em duas oficinas: produção de sabonetes sustentáveis e produção de salgados. As atividades acontecerão das 8h às 12h e das 14h às 17h nos laboratórios do curso de Gastronomia, na Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC.

Artesã e moradora do bairro Jacarecanga, Suely Monteiro trabalha com produção e venda de bonecas de pano há dois anos e está aproveitando a formação do projeto. “Acompanho tudo o que a Empoderar-te propõe, e quando a Mônica falou sobre esse projeto, eu amei e disse ‘quero ir’. Estou adorando! É sempre bom a gente estar por dentro de tudo sobre empreendedorismo. E por mais que as oficinas práticas não sejam exatamente na minha área de atuação, essa formação de hoje está sendo muito importante. Eu faço artesanato, mas tenho um pé na culinária”, conta Suely.

Fonte: Coordenadoria de Empreendedorismo e Inovação da PROINTER/UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300