Dia da Literatura Cearense é celebrado com palestras e homenagens a grandes escritores do estado
- Terça, 19 Novembro 2024 15:44
O Grupo de Pesquisa em Literatura Cearense Comparada, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC), realizou, na segunda-feira (18), o evento Dia da Literatura Cearense: Arquivos, Memória e Resistência, para celebrar e discutir a arte literária produzida pelos autores do estado. As atividades foram realizadas durante todo o dia no auditório José Albano, na área I do Centro de Humanidades.
O Dia da Literatura Cearense foi instituído em 2003, com data escolhida em homenagem ao dia de nascimento da escritora Raquel de Queiroz, escritora cearense considerada um dos grandes exponentes da literatura brasileira. O Prof. Charles Ribeiro, coordenador do grupo de pesquisa, explica que o objetivo do evento é fazer “um trabalho de ‘desarquivar’ a memória” de personalidades da literatura que fazem parte da tradição cultural cearense. “Esses escritores e escritoras, principalmente os mais antigos, são esquecidos. As pessoas não lembram mais quem é Antônio Salles, Quintino Cunha, Alba Valdez, Francisca Clotilde, Emília Freitas”, destaca.
Dentro da programação, foram realizadas mesas sobre o centenário do escritor José Alcides Pinto e sobre escritoras cearenses. Além disso, houve momento de homenagem aos 110 anos de Moreira Campos e de Antônio Girão Barroso, ambos do Grupo Clã de Literatura, e a grandes pesquisadores contemporâneos da cultura que faleceram recentemente, como Oswald Barroso, poeta e mestre do teatro cearense, e o Prof. Gilmar de Carvalho, escritor e jornalista.
A estudante Ecina Nascimento, do curso de Letras-Espanhol, atuou como monitora e participou das palestras. Para ela, a atividade foi uma oportunidade de aprender sobre organização de eventos e expandir conhecimentos. “Eu não faço a disciplina de Literatura Cearense, porém, depois dessa atividade, eu pretendo fazer, justamente porque vieram muitos palestrantes que falaram de estudos acerca dos livros, trouxeram autores específicos. Eu conheci mais autores e também pesquisas. Cada palestrante trouxe uma área de pesquisa específica, como a questão da carnavalização da literatura, do sagrado e do profano. Eu achei tudo muito interessante”, refletiu.
Fonte: Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.