Procurar no portal

LABOMAR promove discussões sobre impactos das mudanças climáticas nos oceanos e nas zonas costeiras na 7ª Edição da International Spring School of Marine Science

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará (UFC) promoveu, nos dias 12, 13 e 14 de novembro, a 7ª Edição da International Spring School of Marine Science (INSPIRE) – Fortaleza Austral Spring School. O evento, que contou com a participação de mais de 100 inscritos de países como Argentina, Egito e Itália, teve apoio do Atlantic International Research Centre (AIRCENTRE) e ocorreu de forma híbrida.

Imagem: estudantes e professores estão posicionados em pé, num laboratório com dois grandes monitores de computador atrás deles, que estão sorrindo para a foto.

Com o tema “Ecosystems stress due to climate change: actual impacts and future concerns”, o encontro foi coordenado pelo Prof. Sergio Rossi, do LABOMAR-UFC.  “A 7ª Edição da Fortaleza Austral Spring School foi um evento de grande relevância, promovendo uma ampla troca de conhecimentos e experiências entre especialistas e o público, fortalecendo o compromisso da UFC com a pesquisa e a conscientização sobre as mudanças climáticas e seus efeitos no meio ambiente”, defendeu o docente.

PROGRAMAÇÃO – Aberta com sessões coordenadas pelo Prof. Sergio Rossi na manhã do dia 12, a programação de palestras contou com a participação de renomados especialistas, como Antonio Turiel, do Instituto de Ciencia Del Mar – Consejo Superior de Investigaciones Científicas (ICM-CSIC, Espanha), Jorge Guillén (ICM-CSIC, Espanha) e Cristina Linares (Universitat de Barcelona, Espanha), abordando temas como as tendências globais dos oceanos, a evolução costeira e os desafios enfrentados pelos ecossistemas bentônicos devido às ondas de calor marinhas. 

Na tarde do mesmo dia, a Profa. Helena Matthews-Cascon (LABOMAR-UFC) moderou uma sessão que discutiu as mudanças climáticas sob diferentes perspectivas. Joana Gaspar de Freitas (Universidade de Nova Lisboa, Portugal) destacou o papel das ciências humanas na compreensão dos impactos climáticos nas zonas costeiras, enquanto Abdel Sifeddine (Institute de Recherche pour le Développement-IRD, França) abordou a reconstrução climática dos últimos mil anos na América Latina por meio de múltiplos indicadores paleoclimáticos. Martina Mascioni (Universidad Nacional de la Patagoania-UNP, Argentina) discutiu os efeitos do derretimento de gelo sobre o fitoplâncton na Península Antártica Ocidental e suas implicações para a cadeia alimentar marinha.

No dia 13 de novembro, as apresentações da manhã se concentraram nos impactos dos eventos climáticos extremos em ecossistemas marinhos. Luci Cajueiro Carneiro Pereira, da Universidade Federal do Pará (UFPA), discutiu como tais eventos afetam as águas costeiras, enquanto Lorenzo Alvarez-Filip, da Universidad Nacional Autónoma de México, falou sobre as mudanças nas funções geoecológicas dos recifes de corais. Nadine Schubert (Universidade do Algarve, Portugal) explorou o futuro dos rodolitos (algas calcárias) em um oceano em transformação, e Sergio Rossi (LABOMAR-UFC) apresentou uma análise sobre o impacto das mudanças climáticas nos “marine animal forests”. A sessão foi coordenada pelo Prof. Marcelo Soares (LABOMAR-UFC).

Na tarde de 13 de novembro de 2024, a 7ª INSPIRE continuou com a mesa-redonda intitulada “Humans and ecosystems in front of climate change”, que reuniu especialistas para discutir a interação entre extremos climáticos e as comunidades humanas e naturais. Jeovah Meireles (UFC) refletiu sobre os elementos socioambientais necessários para a transição ecológica frente a esses extremos, Foster Brown (Woodwell Climate Research Center) discutiu os impactos das mudanças climáticas já visíveis na Amazônia Sul-Ocidental e Edson Varga Lopes (Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA) abordou os efeitos dos eventos climáticos extremos na região amazônica. A mesa foi moderada por Andrea Carvalho (LABOMAR-UFC) e promoveu um debate importante sobre estratégias de resiliência e adaptação.

No último dia do evento, 14 de novembro, foi realizado o workshop presencial The Use of Remote Sensing and Numerical Modeling on Climate Change Research, conduzido por Carlos Teixeira e Antônio Geraldo, professores do LABOMAR-UFC, na sede do instituto. O workshop abordou a aplicação de sensoriamento remoto e modelagem numérica no estudo das mudanças climáticas, permitindo que os participantes explorassem como essas técnicas avançadas fornecem insights cruciais sobre a dinâmica climática e ajudam na previsão dos impactos ambientais, ressaltando a importância dessas ferramentas na pesquisa e no monitoramento das mudanças climáticas globais.

Os vídeos das palestras do evento estão disponíveis no YouTube, conforme os links a seguir: 12 de novembro13 de novembro.

Fonte: Prof. Sergio Rossi (LABOMAR-UFC) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300