PRAE realiza Jornada de Iniciação Acadêmica com ingressantes cotistas de baixa renda
- Segunda, 25 Novembro 2024 18:40
Acolher os ingressantes nos cursos de graduação, introduzi-los à vida universitária e apresentar o que a Universidade Federal do Ceará (UFC) tem a oferecer além das salas de aulas. Estes são os objetivos da Jornada de Iniciação Acadêmica 2024.2, que teve início na tarde desta segunda-feira (25), no auditório do Condoḿínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI), localizado no Campus do Pici, em Fortaleza.
Realizado pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE), o evento tem como público-alvo estudantes beneficiários do Auxílio Ingressante. A Jornada seguirá até quarta-feira (27), no auditório de Ciências Sociais, no Benfica, onde receberá também estudantes do Porangabuçu e do Instituto de Ciências do Mar (Labomar). Em breve serão divulgadas as datas para os campi de Russas e Sobral.
Durante a programação foram abordadas questões relacionadas a rotinas institucionais e política de assistência estudantil, como benefícios e serviços de saúde oferecidos pela UFC. Além disso, dificuldades trazidas pela turma anterior ajudaram na elaboração do conteúdo deste ano, que incluiu também dicas para organização do tempo e rendimento nos estudos, entre outras informações.
Eduardo Willian Rodrigues, de 18 anos, diz que irá aproveitar as ideias para otimização do tempo, já que sua maior dificuldade é conciliar o trabalho como atendente de vendas e o bacharelado em Ciências Biológicas, curso que foi sua primeira escolha. “Apesar de ser uma rotina extremamente cansativa, a Universidade é incrível. Eu sempre gostei dessa área e quero concentrar nisso”.
Aluna do curso de Economia Ecológica, Nhorma Kelly Braga, de 27 anos, elogia as informações obtidas no evento, principalmente sobre as políticas para saúde mental e permanência. Mãe de uma criança de dois anos, ela recebe o Auxílio Ingressante e pretende pleitear o auxílio-creche, pago até os seis anos completos: “Atualmente eu enfrento dificuldades por ser mãe solo, mas nada que atrapalhe meu sonho de querer algo melhor para minha filha e meu futuro”.
O Auxílio Ingressante pago a cotistas de baixa renda compreende um valor de R$ 500,00 e isenção no Restaurante Universitário (RU). Medida importante no desafio de garantir a permanência de estudantes de baixa renda no ensino superior, acelera e desburocratiza o acesso dos novos alunos a benefícios, como Auxílio Moradia, Residência Universitária e Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA), a qual poderão concorrer a partir do segundo semestre de curso.
Márcia Regina Arão, pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis, explica que a Jornada propõe o início do vínculo da UFC com os alunos recém-ingressos, de modo que tenham a pró-reitoria como parceira em sua vida acadêmica. “A ideia é ajudá-los a compreender essa mudança que é sair do colégio e entrar na Universidade, de modo que eles se sintam realmente acolhidos e saibam que têm com quem contar durante essa caminhada”.
Fonte: Pró-Reitoria de Assistência Estudantil - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.