Procurar no portal

PRAE realiza Jornada de Iniciação Acadêmica com ingressantes cotistas de baixa renda

Acolher os ingressantes nos cursos de graduação, introduzi-los à vida universitária e apresentar o que a Universidade Federal do Ceará (UFC) tem a oferecer além das salas de aulas. Estes são os objetivos da Jornada de Iniciação Acadêmica 2024.2, que teve início na tarde desta segunda-feira (25), no auditório do Condoḿínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI), localizado no Campus do Pici, em Fortaleza.

Realizado pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE), o evento tem como público-alvo estudantes beneficiários do Auxílio Ingressante. A Jornada seguirá até quarta-feira (27), no auditório de Ciências Sociais, no Benfica, onde receberá também estudantes do Porangabuçu e do Instituto de Ciências do Mar (Labomar). Em breve serão divulgadas as datas para os campi de Russas e Sobral.

Fotografia geral da palestra com a pró-reitora de assuntos estudantis, Márcia regina Arão, no auditório do CEI

Durante a programação foram abordadas questões relacionadas a rotinas institucionais e política de assistência estudantil, como benefícios e serviços de saúde oferecidos pela UFC. Além disso, dificuldades trazidas pela turma anterior ajudaram na elaboração do conteúdo deste ano, que incluiu também dicas para organização do tempo e rendimento nos estudos, entre outras informações.

Eduardo Willian Rodrigues, de 18 anos, diz que irá aproveitar as ideias para otimização do tempo, já que sua maior dificuldade é conciliar o trabalho como atendente de vendas e o bacharelado em Ciências Biológicas, curso que foi sua primeira escolha. “Apesar de ser uma rotina extremamente cansativa, a Universidade é incrível. Eu sempre gostei dessa área e quero concentrar nisso”.

Fotografia do estudante Eduardo Willian Rodrigues no auditório do CEI.

Aluna do curso de Economia Ecológica, Nhorma Kelly Braga, de 27 anos, elogia as informações obtidas no evento, principalmente sobre as políticas para saúde mental e permanência. Mãe de uma criança de dois anos, ela recebe o Auxílio Ingressante e pretende pleitear o auxílio-creche, pago até os seis anos completos: “Atualmente eu enfrento dificuldades por ser mãe solo, mas nada que atrapalhe meu sonho de querer algo melhor para minha filha e meu futuro”.

Fotografia da estudante Nhorma Kelly, no auditório do CEI.

O Auxílio Ingressante pago a cotistas de baixa renda compreende um valor de R$ 500,00 e isenção no Restaurante Universitário (RU). Medida importante no desafio de garantir a permanência de estudantes de baixa renda no ensino superior, acelera e desburocratiza o acesso dos novos alunos a benefícios, como Auxílio Moradia, Residência Universitária e Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA), a qual poderão concorrer a partir do segundo semestre de curso.

Márcia Regina Arão, pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis, explica que a Jornada propõe o início do vínculo da UFC com os alunos recém-ingressos, de modo que tenham a pró-reitoria como parceira em sua vida acadêmica. “A ideia é ajudá-los a compreender essa mudança que é sair do colégio e entrar na Universidade, de modo que eles se sintam realmente acolhidos e saibam que têm com quem contar durante essa caminhada”.

Fonte: Pró-Reitoria de Assistência Estudantil - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300