Procurar no portal

Mostra Audiovisual do Titanzinho celebra neste sábado (30) o pertencimento e a resistência de comunidades do entorno do Farol do Mucuripe

No próximo sábado (30), o Farol do Mucuripe, localizado entre os bairros Cais do Porto e Serviluz, em Fortaleza, se iluminará com as luzes do cinema. Com o tema “Memórias vivas com o Ser Ver Luz”, será realizada, a partir das 18h, a XI Mostra Audiovisual do Titanzinho, evento que promove a valorização da cultura local, a promoção da arte audiovisual e a integração de moradores da região.

A iniciativa tem apoio do Laboratório Artes e Micropolíticas Urbanas (LAMUR) e do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES), ambos vinculados ao Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Imagem: A Mostra envolve as comunidades do entorno do Farol do Titanzinho/Mucuripe (Imagem: divulgação)

Os filmes da Mostra Titanzinho têm a participação das comunidades do entorno do farol e abordam temas relacionados aos modos de viver e conviver. Os próprios moradores são protagonistas no processo de criação. Serão exibidos dez filmes curta-metragens, totalizando uma sessão de 90 minutos. A curadoria do evento selecionou filmes que foram exibidos nas dez edições anteriores, a fim de resgatar as “memórias vivas com o bairro”.

Com um acervo de imagens feitas ao longo de uma década, a Mostra segue afirmando o plano popular do bairro e os espaços de memórias vivas e a ocupação do Farol do Titanzinho| Mucuripe, trazendo à tona problemas e potencialidades e afirmando o lugar de moradia, a participação comunitária e a produção audiovisual como invenção de memórias do território.

De acordo com a organização do evento, “a Mostra reunirá realizadores, curadores e apreciadores das imagens em movimento com um mesmo desejo: o de criar modos de existir e de resistir com o mar, as praias, as ruas, as praças e o Farol”.

Imagem: O Cineclube Ser Ver Luz tem apoio do PPGARTES e do LAMUR, da UFC (Foto: divulgação/cineclube Ser Ver Luz)

Na programação, além da exibição de filmes, haverá a exposição “Espaços com memórias vivas + Farol do Titanzinho| Mucuripe”, com fotografias realizadas em oficinas com a participação dos moradores.

Além do LAMUR e do PPGARTES, a realização da Mostra envolve o Coletivo AudioVisual do Titanzinho, a Associação de Moradores do Titanzinho e a Comissão Titan, com a colaboração do Instituto Três Mares, TSC Raimundinho, Quintau Coletivo, Bar Florida, coletivo Ser Ponte e o apoio de BeachNet.

SEMINÁRIO DAS ARTES – Este ano, a Mostra Audiovisual é parte da programação do Seminário Internacional das Artes e Seus Territórios Sensíveis (SIATS), realizado pelo PPGARTES da UFC, trazendo como tema “Museu, memória e solidariedade”.

Devido à proximidade temática, o encerramento do SIATS, no sábado (30), integrará a programação do 8º Fórum Nacional de Museus, que ocorre em Fortaleza nesta semana, tendo a UFC como uma das realizadoras.

Com isso, ao longo de todo o dia 30, haverá diversas atividades no entorno do Farol do Titanzinho | Mucuripe. Confira:

13h – Credenciamento
14h – Plantio Participativo e Ecomuseu Urbano: Vasos Comunicantes
16h – Circuito Sensibilidades Compartilhadas: Espaços de Memórias Vivas + Farol do Titanzinho | Mucuripe
18h – XI Mostra Audiovisual do Titanzinho

Mais informações sobre a programação estão disponíveis nos perfis @mostratitanzinho, @lamur.ufc, @associacaotitanzinho e @comissaotitan no Instagram.

Fonte: Profa. Deisimer Gorczevski, coordenadora do Laboratório Artes e Micropolíticas Urbanas (LAMUR) do ICA – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300