Letramento Racial é tema de roda de conversa no Centro de Tecnologia
- Quinta, 28 Novembro 2024 17:03
- Escrito por UFC Informa
Foi realizada, na tarde desta quinta-feira (28), no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (CT/UFC), a roda de conversa “Letramento Racial”, com Nádia Amaro, assistente social e pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Afrobrasilidade, Gênero e Família, da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O evento foi uma promoção do Núcleo de Orientação Educacional (NOE) do CT em parceria com a Secretaria da Igualdade Racial do Governo do Estado do Ceará, em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.
Integraram a roda de conversa a vice-diretora do CT, Profª. Luciana Gonçalves; a diretora-adjunta de Equidade, Diversidade e Inclusão do CT, Profª Áurea Silva de Holanda; a coordenadora do NOE, servidora TAE Yangla Kelly Rodrigues, bem como demais interessados sobre o tema.
Na ocasião, Nádia Amaro destacou em sua fala as múltiplas dimensões do racismo, como o ambiental, o institucional, o religioso, e o recreativo. “A ideia é mostrar como o racismo se aplica na vida cotidiana das pessoas. É uma estrutura com várias ramificações e é preciso que as pessoas percebam onde está o racismo na vida social e no modo como a gente vive”, declarou.
Segundo a coordenadora do NOE, Yangla Kelly Rodrigues, a iniciativa teve como objetivo a transformação de comportamentos através da informação e do conhecimento. “A sensibilização é uma dimensão muito importante para a mudança de mentalidades, tem que haver essa questão do afetivo, da empatia, para que haja essa mudança de mentalidade”, complementou.
Fonte: Yangla Oliveira, coordenadora do Núcleo de Orientação Educacional do Centro de Tecnologia - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.