Ranqueados pela Universidade de Stanford, cientistas mais influentes da UFC são homenageados em solenidade promovida pela FASTEF
- Terça, 03 Dezembro 2024 16:14
Os 25 pesquisadores mais influentes da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2023, segundo ranking elaborado pela Universidade de Stanford (Estados Unidos), foram homenageados na tarde dessa segunda-feira (2), em solenidade promovida pela Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (FASTEF). Na ocasião, realizada no Auditório Alzir Barreto, no Departamento de Zootecnia (Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra), os docentes foram agraciados com placas de homenagem e kits temáticos dos 70 anos da UFC.
O diretor-presidente da FASTEF, professor Tomaz Nunes, abriu as falas oficiais com a afirmação de que a solenidade era “um testemunho vivo da dedicação de cada um à ciência e à inovação”. O dirigente destacou ser o conhecimento um recurso de grande peso para o progresso da sociedade, e que o trabalho árduo de pesquisadores, nesse contexto, conduz a descobertas transformadoras.
“Vocês fazem parte de um seleto grupo de indivíduos que, com paixão e perseverança, expandem as fronteiras do saber e colocam o nome de nossa Instituição em um patamar novo. A FASTEF, como fundação de apoio à pesquisa, sente-se extremamente orgulhosa em ser uma parceira ativa do desenvolvimento científico e tecnológico desta Universidade. Nosso compromisso é proporcionar as condições necessárias para que esse trabalho continue avançando, abrindo oportunidade também para as futuras gerações”, declarou Nunes.
Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC
A professora Cláudia do Ó Pessoa, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia, falou em nome dos homenageados. Vinte e quatro anos após o término de seu doutorado, ela compartilhou alguns desafios de sua trajetória como mulher pesquisadora na área de Biotecnologia e longe de seu estado de origem e confessou que, caso fosse necessário, faria tudo novamente. Também se debruçou, em seu discurso, sobre as disparidades de gênero no mundo da pesquisa. “No Brasil, existem cerca de 172 mil doutores homens e 179 mil mulheres. Embora numericamente sejam mais mulheres, ao analisarmos o número de bolsistas de produtividade em pesquisa, a situação se inverte. No Ceará, dos 390 pesquisadores com bolsa de produtividade, apenas 21 são do nível 1-A. Esse grupo tem apenas quatro mulheres, aqui representadas por mim e pela professora Diana [Azevedo], as duas únicas da UFC. Atualmente, a única bolsista do nível A em Biotecnologia das regiões Norte-Nordeste está representada pela minha pessoa, evidenciando a sub-representação feminina em áreas científicas avançadas”, apontou.
Cláudia também fez menção à importância de dar visibilidade às mulheres na ciência para que meninas e mulheres se vejam representadas em papéis de liderança científica. “Embora este reconhecimento seja importante, ele reflete um trabalho que ainda não tem um fim. Temos uma busca incessante por novas respostas. É fundamental inspirar novas gerações de cientistas, principalmente meninas, jovens e mulheres”, finalizou.
Em seu discurso, o reitor da UFC, professor Custódio Almeida, saudou a FASTEF pelo reconhecimento merecido aos pesquisadores e ressaltou que eles representam inúmeras equipes de trabalho que fazem ciência potente e tecnologia de ponta. “Este ano inteiro, nós utilizamos a metáfora de que nos seus 70 anos, acenderíamos as luzes da UFC. Hoje, vocês representam essas luzes acesas, que brilham, são fontes de orientação, de inspiração e mostram caminhos iluminados”, afirmou o reitor.
Para o reitor, o grupo homenageado representa “um milagre por si só”, já que todo um contexto de fragilidades políticas e democráticas faz com que as políticas públicas sejam vistas com desconfiança no Brasil e enfrentem descontinuidade. “Então, é milagroso, sim, que uma Universidade jovem, com apenas 70 anos, tenha tantas luzes acesas dessa magnitude”, pontuou.
Em seguida, a vice-reitora Diana Azevedo louvou o espírito realizador dos homenageados, que, segundo frisou, “vencem muitas lutas diariamente”. “Desde captar recursos, passar pela burocracia, muitas vezes colocando seu próprio CPF em risco. Abraçando a missão de formar pessoas, o processo de descobrir novas fronteiras do conhecimento, de dar a conhecer esses achados. Lutando para ser citados e publicados em veículos bem-conceituados, indo aos congressos corretos, fazendo o networking com as pessoas corretas. Então, muitos parabéns a cada um de vocês”, enumerou.
Confira a lista de pesquisadores homenageados:
- Aldo Ângelo Lima – Departamento de Fisiologia e Farmacologia
- André Carvalho – Departamento de Medicina Clínica
- André Lima Férrer de Almeida – Departamento de Engenharia de Teleinformática
- Antônio Gomes de Souza Filho – Departamento de Física
- Birgit Arnholdt-Schmitt – Professora visitante do Departamento de Biologia
- Breno Magalhães Freitas – Departamento de Zootecnia
- Carlos Lenz César – Departamento de Física
- Célio Loureiro Cavalcante Junior – Departamento de Engenharia Química
- Cláudia do Ó Pessoa – Departamento de Fisiologia e Farmacologia
- Elizabeth de Francesco Daher – Departamento de Medicina Clínica
- Fabiano André Narciso Fernandes – Departamento de Engenharia Química
- Flávia Almeida Santos – Departamento de Fisiologia e Farmacologia
- Gandhi Rádis Baptista – Instituto de Ciências do Mar
- Hans J. Hermann – Departamento de Física
- Iran Eduardo Lima Neto – Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental
- Jorg Heukelbach – Departamento de Saúde Comunitária
- Josimar de Oliveira Eloy – Departamento de Farmácia
- Luis Drude de Lacerda – Instituto de Ciências do Mar
- Marcelo de Oliveira Soares – Instituto de Ciências do Mar
- Mohammed Saad Lahlou – Departamento de Fisiologia e Farmacologia
- Pedro Filho Noronha Souza – Departamento de Fisiologia e Farmacologia
- Pierre Basilio Almeida Fechine – Departamento de Química Analítica e Físico-Química
- Robert Wyn Owen – Professor visitante de Biotecnologia
- Sueli Rodrigues – Departamento de Tecnologia de Alimentos
- Victor Hugo C. de Albuquerque – Departamento de Engenharia de Teleinformática
Fonte: Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (FASTEF) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.