Estudantes de projeto de extensão Cuida, Criatura! vencem categoria Estadual Universitário do Prêmio BNB de Jornalismo 2024
- Segunda, 09 Dezembro 2024 11:55
- Escrito por UFC Informa
O especial “Feiras agroecológicas: alimentos, saberes e afetos”, produzido por estudantes de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi o vencedor na categoria Estadual Universitário na edição 2024 do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional. O resultado foi divulgado na última terça-feira (3) em evento de confraternização anual do BNB com a imprensa especializada.
A série premiada, resultado de trabalho realizado no projeto de extensão Cuida, Criatura!, foi veiculada na Rádio Universitária FM e está disponível nas plataformas de streaming.
A equipe do projeto, orientado pela professora Rosane Nunes, é formada por Karizia Marques, Clara Freire, Antônio Eudes Oliveira, Bernardo Maciel, Gabriel Damasceno, Gabriel Matos, Julia Lima, Lucas Matheus Sousa e Maria Fernanda Melo. Para a docente, também diretora da Rádio Universitária, “trabalhar com esses estudantes é uma experiência que valida e que dá sentido à docência, a missão de trocar conhecimentos, de formar cidadãos, não apenas jornalistas”. Rosane destaca, ainda, como a extensão universitária tem um papel fundamental na formação dos alunos, “porque é na extensão que ele se depara com realidades que muitas vezes não são próximas deles, por exemplo, as feiras agroecológicas”.
RECONHECIMENTO – A produção do especial deu-se após várias visitas presenciais a diversas feiras agroecológicas em Fortaleza. O trabalho, resultado de um esforço coletivo, levou a campo os estudantes para conhecerem alguns pilares da agroecologia: respeito à natureza, agricultura familiar e venda de produtos livres de agrotóxicos. Assim, a equipe do Cuida, Criatura! fez a ponte para apresentar essa prática socioambiental ao público.
O presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, destaca o impacto desse prêmio para os universitários. “Fiquei muito feliz por ter podido contribuir com isso, porque eu vi a felicidade dos universitários [...], a gente fez questão de fazer um prêmio [...] justamente para motivar nossos estudantes, para que saibam que o seu trabalho pode ser reconhecido desde a academia”, conclui Paulo.
Para Bernardo Maciel, um dos membros da equipe, a importância de ganhar esse prêmio “é mostrar que nós, enquanto estudantes, estamos atentos ao que está acontecendo no mundo. Esse prêmio reflete isso: o cuidado em levar uma informação correta sobre meio ambiente, livre de empresas privadas que queiram manipular a informação pública”.
Cofundador do projeto Cuida, Criatura!, o estudante Gabriel Matos compartilha a satisfação do colega Bernardo. “É muito, muito gratificante! O Cuida existe oficialmente há menos de um ano, embora tenhamos começado a desenvolvê-lo desde o ano passado. Receber esse prêmio – o nosso primeiro! – é um reconhecimento do nosso empenho e da qualidade do nosso trabalho. E é um incentivo pra gente ir além. Essa validação não vem só pra gente, enquanto estudantes e futuros jornalistas. É algo que agrega também ao nome da Universidade Federal do Ceará e da Rádio Universitária, então, dá muito orgulho!”, conta o aluno.
SOBRE O PROJETO – O Cuida, Criatura! é um projeto de extensão da UFC sobre jornalismo ambiental, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PREX). A iniciativa surgiu com o objetivo de levar a pauta socioambiental de uma forma descomplicada e regional. O Cuida, Criatura! possui um quadro semanal na Rádio Universitária FM 107,9 no Programa Almanaque, que vai ao ar todas as terças-feiras, às 18h30.
Fonte: Gabriel Matos, estudante de Jornalismo e cofundador do projeto de extensão Cuida, Criatura! – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.