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Projeto da UFC capacita profissionais de educação de 10 municípios para melhorar alimentação escolar

O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE), projeto de extensão da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC), finalizou, no dia 6 de dezembro, a Formação em Educação Alimentar e Nutricional para Profissionais da Educação Básica. Iniciativa inédita no Brasil, foram capacitados profissionais de diversos setores da educação de 10 cidades da região metropolitana de Fortaleza.

As escolas participantes foram indicadas pelas prefeituras de cada município para receber a formação sobre educação alimentar e nutricional (EAN), com grupos formados por professor, diretor, coordenador pedagógico e nutricionista. As equipes multiprofissionais e transdisciplinares participaram, de setembro a dezembro deste ano, de atividades presenciais e on-line, que abrangiam conteúdos teóricos e o desenvolvimento de atividade prática para aplicação dos conhecimentos.

Imagem: Na imagem, há um ambiente de apresentação em um auditório. Três mulheres estão em frente à plateia, próximas a uma mesa e a um telão. No telão, lê-se: "Educação Alimentar e Nutricional" e "Horta Escolar: Semeando o Futuro com a Educação Alimentar e Nutricional (CECANE/UFV)". Ao fundo, há bandeiras do Brasil, de um estado e de um município. A plateia é composta por várias pessoas, sentadas e atentas à apresentação.

O curso é organizado e ministrado por professoras do bacharelado e do mestrado em Gastronomia da UFC e financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), como parte das ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). As atividades práticas e a tutoria continuada foram os maiores diferenciais desse projeto-piloto em relação aos demais cursos ofertados pelo FNDE, tornando-o inédito no País, explica a professora Diana Carvalho, do curso de Gastronomia.

“O objetivo é sensibilizar os profissionais de forma holística, desde a saúde nutricional até a proteção do meio ambiente. É uma formação que não envolve apenas aspectos alimentares, envolve todas as áreas de forma transversal, por isso os professores de todas as disciplinas podem participar, não apenas professores de biologia, por exemplo, e os nutricionistas”, destaca a professora Diana Carvalho.

Alícia Sei, mestranda em Gastronomia e agente do PNAE na ação, enfatiza que os aspectos principais do projeto são a participação obrigatória das merendeiras nas atividades, “como forma de valorizar o trabalho delas e mostrar que elas têm um papel importante na formação e educação nutricional, não apenas no preparo das refeições”, e a participação ativa das crianças e das famílias, de modo a estimular a continuidade das atividades a longo prazo.

O evento de encerramento foi realizado no auditório da FACED, com a apresentação das ações que cada município desenvolveu em suas respectivas escolas a partir do conteúdo apresentado durante o curso e de experiências prévias, de acordo com as particularidades de cada comunidade. Foram apresentadas ações como construção de hortas comunitárias, atividades de conscientização sobre o consumo de produtos ultraprocessados e encontros para compartilhar alimentos nutritivos produzidos pelos alunos e suas famílias.

Além de Diana e Alicia, também fazem parte do projeto as professoras Alessandra Pinheiro, Adriana Siqueira e Eveline de Alencar, do curso de Gastronomia; o professor Arimatéa Ferreira, do curso de Pedagogia e coordenador do CECANE; e Cristina Ferreira, estudante de pedagogia.

Fonte: Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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