Colação de grau do curso de Medicina da UFC em Sobral celebra trajetória de dedicação e conquistas
- Terça, 10 Dezembro 2024 14:46
- Escrito por UFC Informa
O Campus de Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi palco de emoção e celebração na noite da última quarta-feira (4). A cerimônia de colação de grau da 29ª turma do curso de Medicina reuniu familiares, amigos e integrantes da comunidade acadêmica para marcar o início de uma nova etapa na vida dos 54 formandos. O evento ocorreu no bloco I do campus e foi conduzido em clima de festa e reconhecimento pelo esforço dos concludentes.
EMPATIA E HUMANIDADE – O orador discente, Felipe Salim Habib Buhamara Alves Nasser Gurjão, destacou em seu discurso a trajetória de desafios e conquistas enfrentada pelos estudantes. “Hoje vivemos um momento único e memorável, que simboliza mais do que o encerramento de um ciclo; representa a concretização de sonhos, o resultado de anos de esforço e dedicação e o início de uma nova jornada”, afirmou. Ele também enfatizou a importância da empatia e da humanidade na prática da medicina, convidando os colegas a seguirem em frente guiados pelos valores aprendidos durante o curso.
CHAMADO – A oradora docente, Profª Lissiana Magna Vasconcelos Aguiar, também emocionou os presentes com suas palavras. Ela trouxe reflexões inspiradoras sobre o papel do médico na sociedade, citando pensadores como William Osler e Paulo Freire. “A medicina é um chamado para servir. O conhecimento técnico é essencial, mas o coração, a dedicação e o amor ao próximo são fundamentais”, destacou.
A turma foi batizada com o nome do Prof. Cristiano Araújo Costa, docente do curso de Medicina do Campus de Sobral.
LEMBRANÇAS – O grau foi conferido aos concludentes pela vice-reitora no exercício da Reitoria, Profª Diana Azevedo. No preâmbulo de seu discurso, ela falou da satisfação de poder voltar a Sobral, terra natal de sua mãe, que deixou a cidade ainda criança, junto com a família, em busca de melhores condições de vida na Capital.
“Lá [em Fortaleza], minha mãe e uma tia puderam estudar. No ano de 1960, minha tia cursava o 4º ano quando tinha 15 anos. Minha mãe cursava o 3º ano quando tinha 12 anos. Aos 12 anos, eu já cursava o 7º ano e jamais sonharia regressar a Sobral na condição de vice-reitora da primeira e maior universidade cearense no ano do seu 70º aniversário. Regresso a uma Sobral que nos últimos 20 anos é modelo de educação fundamental na idade certa e abriga instituições de ensino superior em nível federal, estadual e do setor privado”, compartilhou Diana, antes de felicitar os concludentes.
Também estiveram presentes o pró-reitor de Graduação, Prof. Davi Romero; o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. João Guilherme Matias; o diretor do Campus de Sobral, Prof. Mário Áureo Gomes Moreira; a vice-diretora do campus e coordenadora de Programas Acadêmicos, Profª Rita Helena Sousa Ferreira Gomes; e o coordenador do curso de Medicina, Prof. Paulo Roberto Lacerda Leal.
Fonte: Diretoria do Campus de Sobral – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.