Procurar no portal

UFC concede título de Doutor Honoris Causa ao engenheiro e gestor cearense Eudoro Santana

Após uma extensa programação dedicada ao movimento estudantil – com abertura de exposição, debates e homenagens –, a entrega do título de Doutor Honoris Causa a um dos grandes nomes da história da militância discente no Ceará fechou com chave de ouro a última semana na UFC. Sob aplausos que preencheram o auditório da Reitoria no último dia 13 de dezembro, o engenheiro civil Eudoro Santana recebeu a homenagem tomado pela emoção, acompanhado de familiares, correligionários e amigos – inclusive os filhos Andréa, Tiago, Camilo e Isabel Santana.

Entre os convidados, além do ministro da Educação, Camilo Santana, estavam o governador Elmano de Freitas, o senador Cid Gomes e o prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão. Junto a eles, também compuseram a mesa o professor aposentado, médico e ex-reitor da UFC Henry Campos, o professor aposentado da UFC René Barreira, a vice-reitora Diana Azevedo e o reitor Custódio Almeida.

Imagem: Três homens estão posando para uma foto em um evento formal. O homem ao centro está vestido com uma beca azul e preta, usando um chapéu azul, e segura um diploma ou certificado sorrindo. À esquerda, há um homem de terno azul e gravata vermelha. À direita, outro homem veste uma beca branca e preta, com um chapéu branco ornamentado, também sorrindo. Ao fundo, há uma bandeira parcialmente visível. A cena indica um evento acadêmico ou de homenagem oficial.

Foi o filho Camilo Santana que, no momento da entrega do diploma, vestiu no pai a túnica integrante das vestes doutorais, enquanto o chapéu (chamado capelo) foi entregue pelo reitor Custódio Almeida. Responsável pelo discurso de abertura, Elmano de Freitas destacou marcos na trajetória de Eudoro Santana, reforçando sua atuação contínua “na defesa de uma sociedade mais inclusiva”.

“Seja no movimento estudantil, como engenheiro, funcionário público, diretor de empresas, como político ou, ainda, como gestor, sempre cumpriu com excelência todas as diversas missões que assumiu. Eudoro Santana já trabalhava para melhorar a vida dos cearenses quando eu mesmo nem era vivo”, comparou o governador.

“No campo da luta contra o totalitarismo, sofreu as marcas das perseguições políticas e deu, literalmente, o sangue para a redemocratização do nosso país”, recordou Elmano, em referência à tortura sofrida pelo homenageado quando foi sequestrado e preso por agentes da repressão em 1974. Levado a Recife, retornou para a família no Ceará somente um mês depois.

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC

RESISTÊNCIA – O engajamento na militância começou antes mesmo de ingressar no ensino superior, em sua ligação com a ala progressista da Igreja Católica, e floresceu ao longo do curso de Engenharia Civil na UFC, onde foi vice-presidente da União Estadual dos Estudantes, orador do Centro Acadêmico da Escola de Engenharia e presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Imagem: Um grupo de pessoas sentadas, aparentando participar de uma cerimônia formal. No primeiro plano, um homem idoso de barba branca, vestindo uma roupa preta, e uma mulher idosa ao seu lado, com cabelo branco curto e um vestido claro. Atrás deles, várias outras pessoas, algumas usando capas ou mantos azuis, também estão sentadas. O ambiente é iluminado e parece ser um auditório ou sala de conferências, com outras pessoas em pé ao fundo

Graduado, especializou-se em Equipamentos de Petróleo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em Salvador, foi funcionário concursado da Petrobrás, mas, com a deflagração do golpe, acabou sendo demitido sumariamente. De volta a Fortaleza, com a continuidade das perseguições, aceitou emprego em uma empresa de cerâmica no Cariri, da qual se tornou diretor.

No interior do Ceará, seguiu ajudando companheiros da resistência, com a esposa Ermengarda Sobreira, providenciando oportunidades de trabalho e moradia, montando rotas de fuga e facilitando comunicações entre aqueles na clandestinidade, o que o levou à mencionada prisão em Recife.

Foi a referência à esposa, aliás, que fez a voz de Eudoro embargar durante o discurso. “Na vida privada sempre me comprometi com a transformação social, mesmo tendo perdido meus direitos de cidadão depois do golpe de 64 e durante os anos da ditadura, nos quais fui exonerado, perseguido ao lado de minha companheira Ermengarda, com quem compartilho a vida desde os tempos da universidade, quando nos encontramos pela primeira vez. Com ela aprendi a consolidar minha visão de mundo e a formar nossos quatro filhos queridos”, recordou Eudoro.

CURRÍCULO – Ao longo de sua fala, o homenageado lembrou a experiência na UFC e sua atuação na vida pública, que inclui quatro mandatos como deputado estadual, além de cargos federais e estaduais na administração pública – entre eles diretor-geral do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS), diretor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) no Ceará e Secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Ceará.

Eudoro também colaborou para a instalação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) no estado e foi ainda superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR).

Imagem: um grupo de nove pessoas posa para foto, de pé, atrás de uma mesa comprida de madeira, dentro de um auditório. Algumas trajam vestes talares, nas cores azul e verde, outras vestem terno e gravata

“Nos bancos desta universidade aprendi mais do que a profissão de engenheiro. Aprendi, primeiramente, a defender o povo do meu país da submissão imperialista que condenou toda uma geração a viver dias tenebrosos durante a ditadura militar. Foi nesta universidade que aprofundei o compromisso ético que me acompanha por toda a vida”, reforçou.

“A trajetória de vida do doutor Eudoro Santana é o testemunho de um lutador, um sonhador por um mundo mais justo, fraterno e humano. Os que o conhecem o reverenciam por sonhar com um mundo novo, como aqueles que se indignam com as injustiças sociais do mundo atual, e por construir os meios da transformação do sonho em realidade”, resumiu o reitor Custódio Almeida.

Fonte: Divisão de Apoio aos Conselhos Superiores da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Secretaria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300