IV Mostra de Startups apoiadas pela UFC celebra o empreendedorismo inovador
- Segunda, 23 Dezembro 2024 16:34
- Escrito por UFC Informa
O Parque Tecnológico (PARTEC) da A Universidade Federal do Ceará (UFC) realizou, no dia 11 de dezembro, a IV Mostra de Startups apoiadas pela UFC. Na primeira edição realizada na sede do Sebrae em Fortaleza, o evento recebeu 12 representantes de startups e spin-offs para apresentar ideias inovadoras a possíveis investidores e parceiros.
O objetivo da mostra é dar visibilidade a projetos que recebam suporte do PARTEC da UFC, que pode ser feito por meio de capacitação, mentoria, fornecimento de estrutura física e de facilitação de conexões com o mercado. Dentre os inscritos, havia estudantes, servidores e até mesmo grupos sem vínculo direto à Universidade.
Para o momento de apresentações, que deu início ao evento, cada participante teve cinco minutos para expor seu conteúdo no formato de pitch ao público presente. O diretor-presidente do PARTEC, professor Abraão Saraiva, reflete que esta é uma oportunidade singular aos empreendedores.
“É importante as empresas dos projetos de negócios se exporem tanto para aprender com a experiência dos próprios colegas empreendedores, como também para reforçar conexões com parceiros do ecossistema [de empreendedorismo], com vistas a ter mais capacitação, mentorias, conexões com investidores, outros ambientes de inovação e hubs.”
Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC
Iniciativas dos mais diversos temas foram exploradas durante a rodada de apresentações. A partir de pesquisas do curso de Química, a Pluvialis Biotech mostrou a possibilidade de produção de biomassa por microalgas no Brasil. Os organismos geram pigmentos de altíssimo valor agregado no mercado. “Esse produto é altamente demandado no mercado mundial. O Brasil não tem produtor. Nós acreditamos que o Ceará pode, sim, ser a sede da primeira indústria produtora. Mercado tem e qualidade o nosso produto vai ter muito”, argumenta Conceição Oliveira, líder do projeto e professora do Centro de Ciências da UFC.
Além de cursos de Fortaleza, a mostra recebeu também representantes do Campus da UFC em Russas, como a startup Sow Value, voltada a soluções do agronegócio para gestão, monitoramento e automação na carcinicultura. A estudante Sthefani Lopes, do curso de Engenharia de Produção, foi a responsável pela apresentação e reforçou que a iniciativa é voltada à necessidade da própria região.
“A gente veio trazer esse produto, que é um módulo, uma sonda e um aplicativo. A sonda vai fazer monitoramento da água a partir de um sensor. Sensor de pH, temperatura, oxigênio, turbidez, condutividade e salinidade. A gente vai fazer a transmissão desses dados para um aplicativo, que é onde o carcinicultor vai ter acesso de maneira ágil e em tempo real para que possa fazer o controle de onde estiver.”
Após as apresentações, foi realizado o lançamento do e-book que reúne detalhes sobre as startups incubadas e pré-incubadas do PARTEC. A mostra também certificou a graduação das startups “CompreUP” e “Go Test”.
Fonte: Parque Tecnológico da UFC - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.