Procurar no portal

Intercâmbio de saberes: Laboratório Varal lança catálogo sobre mestres do barro de Moita Redonda em cerimônia na Reitoria

Em uma cerimônia repleta de emoção, o Projeto Moita Redonda, iniciativa do Varal – Laboratório de Design Social da Universidade Federal do Ceará (UFC), lançou, na sexta-feira (20), o catálogo O barro é tudo!, que celebra a arte, a história e a resiliência dos artesãos da comunidade de Moita Redonda, localizada no município litorâneo de Cascavel, no Ceará. O evento foi realizado no auditório da Reitoria como parte da programação do Festival UFC de Cultura.

Imagem: A imagem mostra uma mesa redonda em um auditório da Universidade Federal do Ceará (UFC). Quatro pessoas estão sentadas atrás de uma mesa no palco, participando de um debate. Acima delas, há um telão exibindo o título "Varal" em destaque. A plateia está composta por diversas pessoas sentadas, acompanhando o evento. No fundo à esquerda, há bandeiras em suportes.

O distrito de Moita Redonda, a 35 km de Fortaleza, é referência em artesanato em barro, com mais de um século de tradição indígena e 54 núcleos produtores ativos. A comunidade exporta suas peças para outros países, enquanto preserva técnicas passadas de geração em geração. O catálogo apresenta um mapeamento georreferenciado das mestras artesãs e dos mestres artesãos da comunidade, incluindo suas técnicas e peças.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

Durante a solenidade, os integrantes do Varal apresentaram ao público o trabalho realizado na comunidade, que incluiu oficinas; levantamento e catalogação dos artesãos; e identificação dos pontos de produção e venda, de acordo com as especificidades das peças produzidas. Essas ações culminaram na produção do catálogo e dos guias educativos para artesãs e artesãos, que abordam direitos trabalhistas, precificação e relações entre o artesanato e o design social. Todas as publicações são resultado de projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo e desenvolvidos com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

“Nossa missão era fortalecer essa união e levar um espelho, para que o valor desse lindo e rico patrimônio começasse a refletir ali, para quem faz reconhecer o seu próprio valor. Acreditamos que entregamos esse material, que é um espelho da comunidade, como quem se entrega a um sentimento, em primeiro lugar, de missão cumprida para nós, e de esperança de que a amplitude no entendimento sobre o alcance do design também se reflita no espelho dos efeitos do trabalho, num âmbito social mais abrangente”, declarou a professora Anna Lúcia dos Santos, coordenadora do Varal.

Imagem: A imagem é a capa de um catálogo intitulado "O barro é tudo! Catálogo da comunidade artesã de Moita Redonda". O fundo da capa tem a cor de barro, com formas recortadas de diversos objetos de cerâmica, como jarras, potes, panelas e figuras de animais. Esses recortes têm detalhes decorativos brancos. No centro, está o título em destaque com uma moldura circular estilizada que lembra o formato de uma peça de cerâmica. Na parte inferior, aparecem os logos do projeto Varal, do Governo do Estado do Ceará, da Fundação CETREDE e das Edições INESP.

Desde 2012, o Varal atua em parceria com a comunidade de Moita Redonda, em processos de aprendizado e cocriações em busca de soluções para desafios locais, como a vulnerabilidade socioeconômica, a dificuldade de acesso à matéria-prima e a perda gradual das técnicas tradicionais. Por isso, a solenidade também foi um momento de reconhecimento ao trabalho realizado pelos integrantes do projeto e de agradecimentos mútuos entre a comunidade e a equipe do Varal pelo intercâmbio de conhecimentos.

Os irmãos Luciane Silva e Lucivaldo Silva compareceram ao evento para representar os demais artesãos do barro. Em depoimento emocionado, Luciane destacou o reconhecimento de uma identidade como a principal contribuição do projeto. “Nós somos mestres e mestras com identidade. Na frente das nossas casas tem a nossa placa, a nossa marca registrada e tudo isso não tem preço. É falado de recurso, é falado em valor financeiro, mas eu acho que aquilo que fica na nossa memória, aquilo que a gente vem trazendo no coração e aquilo que a gente expressa através das nossas mãos não há preço que pague”, completou.

No dia anterior as produções foram lançadas também em Cascavel, em evento que reuniu os artesãos e artesãs do barro para homenageá-los e destacar a força cultural e identitária do território.

Fonte: Anna Lúcia dos Santos Vieira e Silva, coordenadora do Varal – Laboratório de Design Social da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300