Intercâmbio de saberes: Laboratório Varal lança catálogo sobre mestres do barro de Moita Redonda em cerimônia na Reitoria
- Segunda, 23 Dezembro 2024 17:57
- Escrito por UFC Informa
Em uma cerimônia repleta de emoção, o Projeto Moita Redonda, iniciativa do Varal – Laboratório de Design Social da Universidade Federal do Ceará (UFC), lançou, na sexta-feira (20), o catálogo O barro é tudo!, que celebra a arte, a história e a resiliência dos artesãos da comunidade de Moita Redonda, localizada no município litorâneo de Cascavel, no Ceará. O evento foi realizado no auditório da Reitoria como parte da programação do Festival UFC de Cultura.
O distrito de Moita Redonda, a 35 km de Fortaleza, é referência em artesanato em barro, com mais de um século de tradição indígena e 54 núcleos produtores ativos. A comunidade exporta suas peças para outros países, enquanto preserva técnicas passadas de geração em geração. O catálogo apresenta um mapeamento georreferenciado das mestras artesãs e dos mestres artesãos da comunidade, incluindo suas técnicas e peças.
Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC
Durante a solenidade, os integrantes do Varal apresentaram ao público o trabalho realizado na comunidade, que incluiu oficinas; levantamento e catalogação dos artesãos; e identificação dos pontos de produção e venda, de acordo com as especificidades das peças produzidas. Essas ações culminaram na produção do catálogo e dos guias educativos para artesãs e artesãos, que abordam direitos trabalhistas, precificação e relações entre o artesanato e o design social. Todas as publicações são resultado de projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo e desenvolvidos com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.
“Nossa missão era fortalecer essa união e levar um espelho, para que o valor desse lindo e rico patrimônio começasse a refletir ali, para quem faz reconhecer o seu próprio valor. Acreditamos que entregamos esse material, que é um espelho da comunidade, como quem se entrega a um sentimento, em primeiro lugar, de missão cumprida para nós, e de esperança de que a amplitude no entendimento sobre o alcance do design também se reflita no espelho dos efeitos do trabalho, num âmbito social mais abrangente”, declarou a professora Anna Lúcia dos Santos, coordenadora do Varal.
Desde 2012, o Varal atua em parceria com a comunidade de Moita Redonda, em processos de aprendizado e cocriações em busca de soluções para desafios locais, como a vulnerabilidade socioeconômica, a dificuldade de acesso à matéria-prima e a perda gradual das técnicas tradicionais. Por isso, a solenidade também foi um momento de reconhecimento ao trabalho realizado pelos integrantes do projeto e de agradecimentos mútuos entre a comunidade e a equipe do Varal pelo intercâmbio de conhecimentos.
Os irmãos Luciane Silva e Lucivaldo Silva compareceram ao evento para representar os demais artesãos do barro. Em depoimento emocionado, Luciane destacou o reconhecimento de uma identidade como a principal contribuição do projeto. “Nós somos mestres e mestras com identidade. Na frente das nossas casas tem a nossa placa, a nossa marca registrada e tudo isso não tem preço. É falado de recurso, é falado em valor financeiro, mas eu acho que aquilo que fica na nossa memória, aquilo que a gente vem trazendo no coração e aquilo que a gente expressa através das nossas mãos não há preço que pague”, completou.
No dia anterior as produções foram lançadas também em Cascavel, em evento que reuniu os artesãos e artesãs do barro para homenageá-los e destacar a força cultural e identitária do território.
Fonte: Anna Lúcia dos Santos Vieira e Silva, coordenadora do Varal – Laboratório de Design Social da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.