Programa de extensão de Gastronomia da UFC realiza ceia solidária para 600 pessoas no bairro Bom Jardim
- Terça, 24 Dezembro 2024 12:48
- Escrito por UFC Informa
A meta era alimentar 500 pessoas, mas graças aos esforços da equipe, pelo menos 600 pessoas tiveram garantida uma farta refeição no último dia 20 de dezembro, quando o programa de extensão Gastronomia Social UFC realizou a 5ª edição da Ceia Solidária de Rua, no bairro Bom Jardim. A ação ocorreu em parceria com o Movimento de Saúde Mental (MSM), que atua no local há quase 30 anos.
Criada pelo Instituto de Pesquisa em Cozinha Brasileira (IPCB), de São Paulo, a Ceia Solidária de Rua acontece na capital paulista desde 2017. Em 2019, o IPCB convidou o Gastronomia Social UFC para replicar a ação em Fortaleza. Desde então, todo dezembro dezenas de famílias podem contar com esse momento de partilha e festa, viabilizado por meio de doações.
"O MSM prontamente abraçou a parceria e colocou no calendário da instituição. A ceia é servida após a celebração ecumênica, todos os anos", explica Eveline de Alencar, professora da Gastronomia, coordenadora do programa Gastronomia Social UFC e do Laboratório de Pesquisa Gastronomia Social.
Os preparativos começaram no dia 17 de dezembro, com participação de 32 alunos do bacharelado e do mestrado em Gastronomia da UFC, que se revezaram entre os turnos de trabalhos. O ponto de apoio foi a estrutura da Escola de Gastronomia Autossustentável, espaço de formação construído e implementado pelo MSM junto ao Gastronomia Social da UFC.
A coordenação foi dividida entre Eveline de Alencar, a servidora técnico-administrativo Tereza Carlas Garcez e a assistente social Sâmara Sobreira. Já o auto de Natal apresentado antes da refeição foi presidido pelo padre Rino Bonvini, fundador do MSM.
A ceia teve dois tipos de massa, doce de leite de sobremesa e sucos de fruta para acompanhar. "Priorizamos servir um cardápio com inspiração italiana, em homenagem ao padre Rino, que é italiano. Também priorizamos servir comida de verdade, sem a presença de alimentos ultraprocessados nem refrigerantes", detalha Eveline.
CONHEÇA OS PROJETOS – Criado em 2010, o programa de extensão Gastronomia Social UFC tem como objetivo principal a oferta de capacitações gratuitas para as comunidades do Grande Bom Jardim e público em geral, ao mesmo tempo em que viabiliza experiências práticas para os alunos do curso de Gastronomia.
Já a Escola de Gastronomia Autossustentável foi inaugurada em 2016, e desde então já formou 160 pessoas em cursos como gastronomia da biodiversidade, chocolateria, gastronomia de rua, saladas e molhos, organização de eventos gastronômico, oficinas de boleiras e planejamento de cardápio.
A autossustentabilidade da escola está relacionada à sua integração ao sistema de produção agroecológico do MSM, com criatório de galinhas caipira, criação de peixes tilápia e hortas. A partir dessas estratégias, a Escola contribui para a inclusão socioeconômica de integrantes da comunidade e para a promoção da cultura gastronômica regional.
Fonte: Curso de Gastronomia da UFC – fone: (85) 3366.9409