Procurar no portal

Programa de extensão de Gastronomia da UFC realiza ceia solidária para 600 pessoas no bairro Bom Jardim

A meta era alimentar 500 pessoas, mas graças aos esforços da equipe, pelo menos 600 pessoas tiveram garantida uma farta refeição no último dia 20 de dezembro, quando o programa de extensão Gastronomia Social UFC realizou a 5ª edição da Ceia Solidária de Rua, no bairro Bom Jardim. A ação ocorreu em parceria com o Movimento de Saúde Mental (MSM), que atua no local há quase 30 anos.

Criada pelo Instituto de Pesquisa em Cozinha Brasileira (IPCB), de São Paulo, a Ceia Solidária de Rua acontece na capital paulista desde 2017. Em 2019, o IPCB convidou o Gastronomia Social UFC para replicar a ação em Fortaleza. Desde então, todo dezembro dezenas de famílias podem contar com esse momento de partilha e festa, viabilizado por meio de doações.

Imagem: grupo de cerca de 20 pessoas reunidas em uma cozinha industrial. Todos estão sorrindo e usam toucas de proteção, alguns também vestem camisetas que indicam "Gastronomia Social" e outras mensagens relacionadas à culinária. Ao fundo, há equipamentos de cozinha, como fogões e bancadas, e, na frente, uma mesa com pratos de comida prontos. O ambiente parece acolhedor e de trabalho em equipe.

"O MSM prontamente abraçou a parceria e colocou no calendário da instituição. A ceia é servida após a celebração ecumênica, todos os anos", explica Eveline de Alencar, professora da Gastronomia, coordenadora do programa Gastronomia Social UFC e do Laboratório de Pesquisa Gastronomia Social.

Os preparativos começaram no dia 17 de dezembro, com participação de 32 alunos do bacharelado e do mestrado em Gastronomia da UFC, que se revezaram entre os turnos de trabalhos. O ponto de apoio foi a estrutura da Escola de Gastronomia Autossustentável, espaço de formação construído e implementado pelo MSM junto ao Gastronomia Social da UFC.

A coordenação foi dividida entre Eveline de Alencar, a servidora técnico-administrativo Tereza Carlas Garcez e a assistente social Sâmara Sobreira. Já o auto de Natal apresentado antes da refeição foi presidido pelo padre Rino Bonvini, fundador do MSM.

Imagem: grupo de pessoas em um evento de distribuição de alimentos. No centro, há uma criança usando uma camiseta laranja, olhando para uma mesa cheia de pratos descartáveis com comida e colheres. Ao lado dele, outros jovens e adultos estão em fila, esperando para serem servidos. Uma mulher está entregando um prato a alguém. O ambiente parece movimentado e acolhedor, com diversas pessoas participando da atividade em segundo plano.

A ceia teve dois tipos de massa, doce de leite de sobremesa e sucos de fruta para acompanhar. "Priorizamos servir um cardápio com inspiração italiana, em homenagem ao padre Rino, que é italiano. Também priorizamos servir comida de verdade, sem a presença de alimentos ultraprocessados nem refrigerantes", detalha Eveline.

CONHEÇA OS PROJETOS – Criado em 2010, o programa de extensão Gastronomia Social UFC tem como objetivo principal a oferta de capacitações gratuitas para as comunidades do Grande Bom Jardim e público em geral, ao mesmo tempo em que viabiliza experiências práticas para os alunos do curso de Gastronomia.

Já a Escola de Gastronomia Autossustentável foi inaugurada em 2016, e desde então já formou 160 pessoas em cursos como gastronomia da biodiversidade, chocolateria, gastronomia de rua, saladas e molhos, organização de eventos gastronômico, oficinas de boleiras e planejamento de cardápio.

Imagem: momento em um evento ao ar livre, provavelmente uma ação comunitária. No centro, uma mulher com uma camiseta escrita "Gastronomia Social" serve pão para pessoas ao seu redor. Ela segura uma tábua de madeira com os pães enquanto distribui porções. O ambiente está cheio de pessoas sentadas e em pé, e ao fundo há mesas decoradas e luzes, criando uma atmosfera festiva e acolhedora. Crianças e adultos estão presentes no local.

A autossustentabilidade da escola está relacionada à sua integração ao sistema de produção agroecológico do MSM, com criatório de galinhas caipira, criação de peixes tilápia e hortas. A partir dessas estratégias, a Escola contribui para a inclusão socioeconômica de integrantes da comunidade e para a promoção da cultura gastronômica regional.

Fonte: Curso de Gastronomia da UFC – fone: (85) 3366.9409 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300