Procurar no portal

Revista científica da UFC atinge nível máximo de desempenho em avaliação da SPELL

Desde sua criação em 2003, a revista Contextus, vinculada à Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC), tem consolidado a sua relevância no cenário acadêmico. Focada em publicações científicas nas áreas de Economia, Administração, Ciências Contábeis e afins, a revista alcançou recentemente o status Q1 na avaliação da SPELL – Scientific Periodicals Electronic Library, um dos mais importantes sistemas de indexação científica do mundo.

Imagem: Capa de uma revista chamada "Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão". O fundo é claro, com detalhes em azul claro e linhas curvas que dão um toque moderno ao design. No canto superior, estão o título da revista em letras grandes e destacadas, com uma parte em azul e outra em vermelho. Abaixo do título, há informações institucionais indicando que a publicação pertence à "Universidade Federal do Ceará" e é da "Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade". A capa é limpa e organizada, refletindo um estilo acadêmico e profissional.

A revista, que começou com edições semestrais impressas, passou por significativas transformações ao longo dos anos. Desde 2013, opera exclusivamente no formato digital e, em 2020, adotou o fluxo contínuo de publicação, possibilitando maior agilidade no processo editorial. "A revista adota um rigoroso processo de revisão por pares, garantindo a relevância e o impacto dos artigos publicados. Ela segue as melhores práticas editoriais, como a disponibilização gratuita dos artigos em formato digital, contribuindo para o avanço do conhecimento nas suas áreas de atuação", destaca o editor-chefe, professor Diego Machado, do Departamento de Administração da FEAAC/UFC.

EDIÇÕES ESPECIAIS E O COMPROMISSO COM TEMAS RELEVANTES  Em 2024, a Contextus lançou uma edição especial intitulada (Des)Igualdade, Diversidade e Inclusão: Abordagens Organizacionais e Contábeis. Com 11 artigos produzidos por acadêmicos brasileiros, a edição ampliou debates sobre justiça social nas organizações e na academia. A proposta foi elaborada pelos professores Carlos Adriano Santos Gomes Gordiano, da UFC; João Paulo Resende de Lima, da Universidade de Glasgow; e Sandra Maria Cerqueira da Silva, da Universidade Estadual de Feira de Santana e Faculdade Anísio Teixeira, todos membros do Coletivo Contábil de Inclusão e Diversidade (COLID).

Segundo o professor Diego Machado, essa iniciativa reflete o compromisso da revista com a pesquisa socialmente relevante: "São pesquisas que estimulam o debate crítico e abrangente sobre temas que impactam diretamente a justiça social nas organizações e na academia, contribuindo não apenas para o avanço da pesquisa contábil e administrativa, mas também para a construção de organizações e sociedades mais inclusivas e igualitárias", argumenta.

O RECONHECIMENTO DE STATUS Q1 PELA SPELL  O destaque mais recente da Contextus foi a conquista do status Q1 pela SPELL, que posiciona a publicação entre os periódicos nacionais de maior impacto em sua área. Essa conquista, conforme o professor Diego Machado, é fruto de esforços realizados ao longo dos anos, que incluem a atualização de processos editoriais, ampliação da base de avaliadores, inclusão da revista em novos indexadores e publicação de artigos em inglês para alcançar maior visibilidade internacional.

"Termos conseguido que a revista atingisse o status Q1 é um indicativo forte de que estamos no caminho certo", comemora o editor-chefe.

Fonte: Diego de Queiroz Machado, professor do Departamento de Administração da FEAAC/UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300