Procurar no portal

UFC sedia edição de curso colaborativo em Saúde Pública em parceria com a Universidade de Harvard

Estudantes da Universidade Federal do Ceará e da Universidade de Harvard (Estados Unidos) participam, de 6 a 24 de janeiro deste ano, da 17ª edição do curso colaborativo em Saúde Pública Harvard-Brasil, que, desde 2013, já teve 4 edições presenciais realizadas em Fortaleza (2013, 2016, 2018 e 2025). Na tarde dessa quinta-feira (16), alunos e professores do curso visitaram a Reitoria da UFC e alguns equipamentos culturais da Instituição localizados no Campus Benfica. Intérpretes contribuíram com tradução simultânea do português para o inglês para recepcionar os visitantes internacionais.

Imagem: Foto posada dos alunos da Universidade Federal do Ceará e da Universidade de Harvard visitando o Museu de Arte da UFC

Segundo a Profª Márcia Machado, do Departamento de Saúde Comunitária da UFC e coordenadora local do curso, a formação amplia os conhecimentos de alunos brasileiros e estrangeiros e permite desenvolver projetos de pesquisa e propostas de políticas públicas

“É um curso intensivo de três semanas, no qual trabalhamos temas específicos de saúde pública mais prevalentes no Ceará. Neste ano, os temas são desenvolvimento infantil, tuberculose, oropouche, violência e gestão pública em saúde. Temos várias aulas de campo, em que trazemos os alunos para verem a realidade ao vivo e para conectar o mundo teórico e o mundo prático”, explica.  

De acordo com a docente da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard e coordenadora do curso, Profª Márcia Castro, ao longo das edições realizadas, os estudantes têm dado excelentes retornos sobre o aprendizado obtido e os impactos positivos para as políticas de saúde.

“O curso é transformador para todos os participantes, porque eles vêm iniciativas únicas que acontecem aqui, vêm como funciona o nosso sistema de saúde, conversam com membros da comunidade, mas, acima de tudo, no final, desenham uma proposta que a gente tem muita esperança que possa contribuir para a saúde pública em Fortaleza”, pontua. 

Imagem: Foto posada das pesquisadoras Márcia Castro e Márcia Machado em frente a um quadro com uma mãe segurando um bebê, de autoria do pintor Raimundo Cela

PROGRAMAÇÃO - A visita teve início no Museu de Arte da UFC (MAUC) nas exposições temporárias Benfica 2890 e A Fortaleza dos modernos: os arquitetos pioneiros sobre os 60 anos de criação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC. Na sequência, a comitiva teve a oportunidade de conferir o acervo permanente do MAUC, com xilogravuras e artefatos da cultura popular, além de obras de artistas plásticos, como Raimundo Cela (1890-1954), Antônio Bandeira (1922-1967) e Aldemir Martins (1922-2006). 

Após o passeio pelas coleções do MAUC, o grupo se deslocou até a Reitoria da UFC para conhecer o Salão Dourado e o recém-inaugurado Espaço Cultural Bergson Gurjão Farias, a partir da exposição Sementes de Lutas: aqui está presente o movimento estudantil!, com a memória de gerações de lideranças estudantis no contexto dos 70 anos de história da UFC. 

Imagem: alunas vendo a exposição no MAUC com uma redoma de vidro com objetos típicos de um escritório de arquitetura

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL - Na avaliação do coordenador de Internacionalização da Pró-Reitoria de Inovação e Relações Interinstitucionais (PROINTER) da UFC, Prof. Rodrigo Rêgo, o curso colaborativo em Saúde Pública Harvard-Brasil ressalta a relação das universidades com o ambiente social e beneficia o intercâmbio entre instituições de ensino superior de diferentes países. 

“Do ponto de vista da internacionalização, esse curso é uma relação importantíssima com a Universidade de Harvard, uma das maiores universidades do mundo, em especial, na área de saúde pública. Esse curso coroa os 70 anos da UFC, porque capacita alunos estrangeiros que vêm conhecer o sistema de saúde do Ceará junto com alunos brasileiros para resolver problemas de saúde pública do Brasil”, comenta. 

EXPERIÊNCIAS - Por conta do curso, a estudante do mestrado em Saúde Pública da Universidade de Harvard, Uma Gaddamanugu, de 29 anos, teve a primeira oportunidade de viajar para o Brasil e de participar de uma formação dessa natureza. Após concluir o mestrado, ela pretende fazer uma residência médica para atuar profissionalmente nos caminhos de Ginecologia e Obstetrícia.

“Estou muito impressionada com os avanços que Fortaleza tem tido no campo de saúde pública, e, como uma pessoa interessada em saúde materno-infantil, tem sido fascinante ver o trabalho dos agentes comunitários de saúde e de organizações como o IPREDE [Instituto da Primeira Infância]. Penso que temos muitas lições a aprender nos Estados Unidos sobre como mobilizar as comunidades e quais os investimentos precisam ser feitos, algo para o qual os pesquisadores não possuem todas as respostas”, analisa.

Imagem: Foto da vice-reitora Diana Azevedo discursando no microfone, ao fundo, o banner UFC 70 anos

A argentina Lucía Pérez, doutoranda em Saúde Pública da UFC, de 31 anos, pesquisa políticas de saúde mental e afirma ter aprendido bastante tanto com os professores quanto com os colegas, que têm formações diversificadas em Saúde, Matemática, Ciências e até Engenharia.

“Moro no Brasil há quatro anos, conheço Fortaleza, mas estou conhecendo muito mais agora, porque estamos visitando os serviços de saúde, indo a muitos lugares. Estou aprendendo, vendo o impacto positivo que as políticas têm quando os serviços funcionam, como o Projeto Quatro Varas, e também  como muda a vida das pessoas quando há oferta e disponibilidade deles. Isso vou levar não só para a pesquisa, como para a vida toda”, declara.

A vice-reitora da UFC, Profª Diana Azevedo, desejou boas-vindas aos participantes e fez referência ao reitor Antônio Martins Filho (1904-2002), fundador da Universidade, com o conceito do lema ‘o  universal pelo regional’. “Estamos celebrando o aniversário de 70 anos da UFC, e, pelo que pude acompanhar desse curso, é um típico exemplo do que o nosso fundador costumava dizer. Como uma universidade, buscamos conhecimento, mas como uma universidade no Nordeste do Brasil, no Ceará, devemos servir à sociedade, e, portanto, buscar conhecimento universal conhecendo fatos da realidade local”, pondera.  

Fontes: Profª Márcia Machado, do Departamento de Saúde Comunitária da FAMED e coordenadora local do curso – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Vice-Reitoria da UFC - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300