Procurar no portal

Primeira solenidade de colação de grau em 2025 marca a formatura de 75 graduandos

O ano começou com o pé direito para 75 concludentes do semestre letivo 2024.2 da Universidade Federal do Ceará (UFC) que celebraram, na noite de segunda-feira (20), a conquista do diploma de nível superior na primeira solenidade de colação de grau da UFC realizada em 2025.

A cerimônia, realizada no auditório da Faculdade de Direito, foi conduzida pelo reitor Custódio Almeida e contou com a presença de autoridades acadêmicas e formandos dos cursos de Enfermagem, Medicina (Sobral), Ciências Contábeis e das licenciaturas do Instituto UFC Virtual – Pedagogia, Física, Letras-Inglês, Letras-Espanhol, Letras-Português, Matemática e Química.

Imagem: Grupo de formandos em pé batendo palmas

Familiares e amigos também compareceram ao evento, que foi marcado pela sensação de dever cumprido e superação. Sob esse espírito estava a jovem Ana Caroline Queiroz, que comemorava a conclusão do curso de Enfermagem. “Estar hoje aqui representa tanto ter passado por todo o processo, além da pandemia, quanto também a construção da profissional que serei daqui para a frente. É um sentimento de gratidão pela UFC”, avaliou. 

Ao lado da nova enfermeira estava o seu pai, Fernando Queiroz, que era todo orgulho. “É a colheita do que foi plantado. Às vezes tem percalços, demora um pouco, mas a gente sabe que lá na frente vai ser bom”, afirmou.

Enquanto alguns festejavam o início de um caminho profissional, a educadora física Rita de Cássia ampliava as trajetórias. Professora da rede pública do município de Trairi, Rita agora tem no ensino de Espanhol para alunos do ensino médio novos objetivos na docência. “Quero me aprimorar ainda mais na língua, para continuar passando conhecimento aos meus alunos. Foi gratificante fazer esse curso”, declarou.

Imagem: Formanda sentada ao lado do pai

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC

DISCURSOS – A solenidade de colação de grau iniciou com a entrada do cortejo seguido pelos discursos. A primeira a falar foi a oradora discente Janaína Freire, da licenciatura em Matemática do UFC Virtual, que ressaltou os desafios comuns aos estudantes da modalidade de Educação a Distância. 

“Estudar no formato EaD exigiu de cada um de nós um nível de disciplina, organização e resiliência que poucos conhecem. Quem aqui nunca estudou enquanto colocava o filho para dormir ou assistiu a uma aula entre as pausas do trabalho?”, questionou. De acordo com a formanda, conciliar estudo, trabalho e vida social, além dos entraves tecnológicos foram barreiras superadas a partir da união entre os estudantes. “Apesar da distância física, criamos laços. Quem diria que, mesmo separados por quilômetros, formaríamos uma rede tão forte de apoio e amizade?”, disse.    

Logo após discursou Henrique Pequeno, também do UFC Virtual, como orador docente, que destacou o impacto social da Universidade para o estado do Ceará. Pequeno apresentou o dado que, desde a sua criação, o UFC Virtual formou mais de 4 mil profissionais por meio de cursos a distância. “A relevância destas ações formativas pode ser melhor percebida ao considerarmos que mais de 90% deste quadro de profissionais formados serem de cursos de licenciatura e administração pública, searas de gigantesca carência em nosso país”, ilustrou.

Imagem: Professor Henrique Pequeno discursa no púlpito

Ainda segundo Henrique Pequeno, investir na formação docente é um caminho para valorização da ciência e fortalecimento da democracia. “Vocês ocupam uma posição estratégica na luta contra a desinformação, uma das ameaças do nosso tempo. Vocês, jovens educadores, são a linha de defesa que impede o avanço do negacionismo que tanto ameaça os avanços civilizacionais da humanidade”.

O reitor Custódio Almeida parabenizou os concludentes e classificou o momento como de exaltação da Universidade como projeto político e coletivo cunhado há séculos. “Hoje fazemos festa porque sabemos que, com vocês, o mundo será melhor. Estamos celebrando a própria Universidade e sua missão e, com isso, celebramos a liberdade e tudo o que se associa a ela”, considerou. 

O gestor mencionou ainda a relevância da atuação solidária e coletiva de cada novo profissional para a transformação de realidades. “Busquem sempre nas atividades do trabalho cotidiano a visão de conjunto que faz ver e compreender as injustiças e gera a energia que acende a luz da justiça, da beleza e do bem.” Encerrando a sua fala, o reitor fez um conclame aos formandos: “Sejam felizes e trabalhem para que a comunidade também seja feliz, porque ninguém consegue ser feliz sozinho”.  

Fonte: Cerimonial da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300