Procurar no portal

CONSUNI aprova título de Doutor Honoris Causa para Flávio Sampaio e criação do Prêmio Lumina – Mulheres Brilhando na Ciência da UFC

Em sua 140ª sessão ordinária, realizada na segunda-feira (27), o Conselho Universitário (CONSUNI) aprovou, entre outras pautas, a concessão do título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará (UFC) ao artista da dança Flávio Sampaio, cearense de grande destaque e contribuição significativa para a área no País. A proposta, concebida pelo Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, foi fundamentada em um dossiê elaborado pelo Instituto Feminista Casa Lilás, localizado em Paracuru – cidade natal do homenageado, onde ele iniciou sua trajetória.

ft 20250129 flaviosampaio gr

Relatora do parecer, a professora Denise Vendrami Parra, vice-diretora do ICA, fez a leitura do relatório e da análise, que esclareciam não apenas as conquistas e os momentos de destaque nos mais de 50 anos de carreira de Flavio Sampaio, mas os impactos de sua atuação no desenvolvimento da dança enquanto prática e linguagem artística no Ceará.

Foi ele, por exemplo, o idealizador e diretor, em 1998, do Colégio de Dança do Ceará, a primeira política pública de dança do Estado e equipamento que serviu de modelo pedagógico para a criação, em 2005, do Curso Técnico em Dança (Secretaria de Cultura do Estado do Ceará), do qual ele também foi diretor. Fundou ainda a Escola de Dança de Paracuru e a Paracuru Cia. de Dança.

Em uma vasta trajetória profissional como bailarino, coreógrafo, professor, diretor e pesquisador, Flavio Sampaio conseguiu aliar mérito artístico e atuação política, sendo pioneiro na efetivação de um espaço formativo em Dança, ampliando horizontes de profissionalização na área.

ft 20250129 deniseparra gr

Nesse sentido, é possível, inclusive, inscrever na esteira dessa história de mobilização artística e política a criação dos cursos de Dança da UFC. Ao mesmo tempo, a inovação pedagógica proposta por Sampaio auxiliou de modo substancial a formulação de um entendimento da Dança como campo legítimo de conhecimento das Ciências Humanas.

Ademais, sua atuação na cidade de Paracuru foi fundamental para a descentralização das políticas públicas no campo da arte e cultura, oportunizando o acesso às artes coreográficas a crianças e adolescentes às margens do eixo político dominante. Para esse jovem público, Sampaio apresenta a dança como componente da formação cidadã e também como campo profissional.

MULHERES NA CIÊNCIA Outra pauta de destaque foi a aprovação, por unanimidade, da criação do Prêmio Lumina – Mulheres Brilhando na Ciência da UFC. Apresentada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), a proposta tem como objetivo reconhecer, celebrar e incentivar a participação e as contribuições das pesquisadoras da Universidade nas áreas de Ciências da Vida, Ciências Humanas e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinares.

No âmbito do incentivo, o prêmio busca fomentar a participação feminina em campos ainda predominantemente ocupados por homens, reduzindo desigualdades de gênero nas chamadas “ciências duras” (que abrangem áreas como Engenharia, Computação, Matemática e Física), além de combater o chamado efeito “teto de vidro” – uma “barreira invisível” que atrasa ou limita a ascensão de mulheres a cargos e patamares mais altos na hierarquia de instituições e em suas trajetórias como pesquisadoras, devido ao acúmulo de funções causado por fatores como maternidade e responsabilidades familiares e domésticas.

O prêmio propõe duas categorias: Lumina Promessa Científica, para pesquisadoras com até 45 anos e até 15 anos de vínculo permanente com a UFC; e Lumina Legado, para pesquisadoras com mais de 45 anos e mais de 15 anos de vínculo permanente com a UFC. 

Imagem: Foto da sala do Consuni, com os conselheiros sentados em mesas em formato de U (Foto: Viktor Braga/UFC Informa)

A premiação será gerida pela PRPPG e seguirá critérios claros e objetivos, definidos em edital específico, contemplando a qualidade das pesquisas, o impacto social, a contribuição para o desenvolvimento sustentável e a capacidade formativa.

RECONHECIMENTOS Na reunião também foram aprovadas outras homenagens, entre elas a concessão de Medalha do Mérito Educacional ao professor aposentado Enéas Gomes Filho, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular. A proposta, trazida pelo Centro de Ciências, busca reconhecer o trabalho de pelo menos 50 anos do docente na educação, na pesquisa e no desenvolvimento acadêmico.

Tendo iniciado sua trajetória em 1972, na condição de auxiliar de ensino, Enéas Gomes chegou ao cargo de professor titular da UFC em 2015. Após sua aposentadoria, continuou exercendo a função do magistério, no âmbito do Programa Especial de Participação de Professores aposentados da UFC (PROPAP), onde continuou ministrando aulas na pós-graduação e orientando alunos de graduação (Iniciação Científica), de mestrado e doutorado.

Em sua carreira na UFC, Enéas Gomes participou ativamente da criação do curso de bacharelado em Biotecnologia (2009). Elogiado tanto por suas habilidades didáticas quanto pela competência em cargos e trabalhos de gestão, tem o reconhecimento de diferentes gerações de alunos e colegas docentes e técnicos administrativos.

Foram aprovadas, ainda, as indicações in memoriam do nome do professor Ernando Pinheiro Chaves para o prédio do curso de Letras-Libras e Acessibilidade (Campus do Benfica) e do nome do professor Sérgio José Barbosa Elias para o auditório do Departamento de Engenharia de Produção (bloco 735, Campus do Pici).

De autoria do Departamento de Letras-Libras e Estudos Surdos (DELLES), a indicação do nome do professor Ernando Pinheiro Chaves baseia-se na relevante contribuição acadêmica e social do docente, um dos pioneiros no ensino de Libras na UFC. Da mesma forma, a indicação do nome do professor Sérgio José Barbosa busca reconhecer sua contribuição enquanto fundador do curso de Engenharia de Produção Mecânica e do Departamento de Engenharia de Produção da UFC, bem como precursor e expoente da Engenharia de Produção no Ceará.

VOTAÇÕES Outras pautas aprovadas foram o recurso interposto pelo diretor da Faculdade de Direito da UFC (FADIR), professor Gustavo César Machado Cabral, contra anulação dos atos administrativos do Conselho Departamental dessa unidade acadêmica; o relatório de avaliação de desempenho da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Fundação ASTEF) como fundação de apoio à UFC – exercício 2023; o relatório de avaliação de desempenho da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) como fundação de apoio à UFC – exercício 2023; a alteração do artigo 15, §4, e do artigo 16 da Resolução nº 10/CONSUNI, de 8 de agosto de 2011, que disciplina o Processo de Avaliação de Desempenho dos Servidores Técnico-Administrativos Estáveis; e a alteração da Resolução nº 51/CONSUNI, de 31 de agosto de 2018, que estabelece normas sobre estágio probatório dos servidores técnico-administrativos. 

Fonte: Divisão de Apoio aos Conselhos Superiores da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300