Pró-Reitoria de Graduação reúne estudantes e gestores para primeiro evento de formação de bolsistas de Iniciação à Docência
- Quarta, 29 Janeiro 2025 17:59
- Escrito por UFC Informa
A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Ceará (UFC) reuniu, na terça-feira (28), mais de 640 pessoas no auditório da Faculdade de Direito para a 1ª Formação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UFC. Participaram bolsistas de Iniciação à Docência e seus respectivos supervisores da Universidade, além de coordenadores de área e gestores das escolas estaduais e municipais envolvidas no projeto.
O PIBID tem como objetivos principais incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica e contribuir para a valorização do magistério. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de Iniciação à Docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.
A ação de formação faz parte do cronograma de atividades vinculadas ao Programa, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Na UFC, a última edição do projeto atingiu 199 dos 200 pontos estabelecidos pela CAPES, alcançando o 1° lugar do Nordeste, o 6° do Brasil e o 44° da colocação geral – que considera o projeto institucional e os subprojetos – entre 300 instituições de ensino superior.
Os projetos devem promover a inserção dos estudantes de licenciatura no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da Universidade e de um professor da escola.
Nesta edição, 784 estudantes dos cursos de licenciatura da UFC serão alocados em escolas de educação básica da rede pública. Pela primeira vez, todos os cursos de licenciatura foram contemplados com vagas. Dayane Vasconcelos, estudante do curso de Letras Português-Espanhol, será bolsista do PIBID pela segunda vez. Para ela, a experiência em sala de aula desde os primeiros semestres do curso é engrandecedora: “Eu fui uma universitária antes e sou uma universitária depois do PIBID. A vivência, a oportunidade de entender como funcionam as escolas, como é lidar com os alunos nos ajuda a ter uma visão melhor da docência”.
Fonte: professor Filipe Ximenes Parente, coordenador institucional do PIBID na UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.