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SISU na UFC: procura por cursos de licenciatura aumenta mais de 30% em 2025; confira os mais concorridos

A procura pelos cursos de licenciatura na Universidade Federal do Ceará (UFC) cresceu significativamente em 2025. Com um total de 12.479 inscrições no Sistema de Seleção Unificado (SISU), a alta representa um aumento de 32,8% em relação a 2024, quando a UFC recebeu 9.397 inscrições para os cursos ofertados atualmente. O aumento do interesse pelos cursos de formação de professores sugere fortalecimento para o cenário educacional.

Dos 107 cursos ofertados pela UFC no SISU, 22 são de licenciatura. Ao todo, a Universidade ofertou 1.060 vagas, divididas entre o curso de Música do Campus de Sobral e os 21 cursos dos campi de Fortaleza: Pedagogia noturno, Pedagogia integral, História, Letras-Português, Letras-Inglês, Filosofia, Ciências Biológicas, Letras-Espanhol, Letras Português-Inglês, Ciências Sociais, Geografia, Matemática, Letras Português-Espanhol, Música, Teatro, Química, Física, Letras Português-Alemão, Letras Português-Francês, Letras Português-Italiano e Dança. 

Imagem: estudantes sentados em carteiras escolares, de costas, olhando para um professor (também de costas). O professor está diante de um quadro, no qual estão escritas várias fórmulas e equações matemáticas (Foto: Viktor Braga/UFC Informa)

Dos candidatos, 96,9% são do Ceará. Para o reitor da UFC, professor Custódio Almeida, o aumento da busca por cursos de licenciatura representa um fortalecimento da educação. “Como o próprio nome diz, a educação básica é o alicerce de tudo aquilo que virá depois, inclusive processos de profissionalização e de ingresso no mundo do trabalho. Então, é fundamental. Nós precisamos valorizar a carreira do professor para que os estudantes se interessem em entrar na Universidade para fazer uma licenciatura.” 

Os cursos de Pedagogia (noturno e integral), História e Letras-Português foram as licenciaturas mais concorridas no SISU. Sadrak Alves é estudante do curso de Pedagogia integral da UFC e desde a infância sonha em ser professor. “Com o passar do tempo, esse desejo foi aumentando cada vez mais, nunca tive dúvida da profissão que gostaria de seguir. Hoje o motivo dessa escolha é muito mais além do que gostar de ensinar, trata-se de reconhecer e entender a importância da educação na vida das pessoas, especialmente a educação pública. A educação abre portas, então quero poder contribuir para uma educação mais justa e igualitária para todos”, explica. 

Imagem: A imagem mostra um jovem com cabelo cacheado curto e sobrancelhas bem definidas, sorrindo levemente. Ele veste uma camisa azul clara e está em um ambiente externo durante o dia. Ao fundo, há um parque de diversões com brinquedos coloridos, incluindo um carrossel e estruturas decoradas com imagens alegres. Árvores verdes também estão presentes, oferecendo sombra. O clima parece ensolarado, com céu azul e poucas nuvens.

APOIO À PERMANÊNCIA Para Sadrak, o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi essencial para seguir em busca do sonho de ser professor. Além de possibilitar uma “inserção real no ambiente escolar” e reflexões sobre a formação de professores, o auxílio financeiro também foi essencial: “Moro em Cascavel (município localizado a 64 km de Fortaleza), enfrento um longo trajeto diário, o que torna inviável conciliar os estudos com o trabalho. Assim, a bolsa não apenas me proporciona estabilidade, mas também viabiliza a continuidade da minha formação acadêmica”.

O PIBID é um programa desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) para incentivar a formação de docentes para a educação básica e contribuir para a valorização do magistério. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de Iniciação à Docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Imagem: A imagem mostra uma jovem sorridente com cabelos longos e ondulados, vestindo uma camisa verde de mangas compridas com detalhes levemente bufantes. Ela também usa uma saia ou calça preta. Ao fundo, há um jardim bem cuidado com arbustos, árvores e grama, além de um edifício de cor clara com janelas grandes e detalhes arquitetônicos clássicos. O cenário é ao ar livre, em um ambiente iluminado e agradável.

“Durante esse período, pude experimentar uma imersão prática no ambiente escolar que enriqueceu imensamente a minha formação. Tive a oportunidade de aplicar teorias aprendidas em sala de aula, desenvolver novas metodologias de ensino e, principalmente, compreender as diversas realidades dos alunos. Esse contato direto com a prática pedagógica consolidou minha paixão pelo ensino e me preparou melhor para os desafios da carreira docente”, explica Francyneth Barroso, estudante do curso de Letras Português-Espanhol e bolsista PIBID no subprojeto de ensino de língua espanhola.

Na UFC, a última edição do projeto atingiu 199 dos 200 pontos estabelecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), alcançando o 1° lugar do Nordeste, o 6° do Brasil e o 44° da colocação geral – que considera o projeto institucional e os subprojetos – entre 300 instituições de ensino superior. Atualmente, todas as licenciaturas estão contempladas com vagas em projetos no PIBID. 

Além do PIBID, outra oportunidade direcionada aos estudantes de licenciatura é o Programa de Residência Pedagógica (PRP), integrante da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação. O PRP, conduzido em parceria com as redes públicas de educação básica, possibilita a inserção de estudantes de cursos de licenciatura no ambiente escolar.

Imagem: A formação de professores e o incentivo às licenciaturas são políticas nacionais que visa melhorar a qualidade da educação (Foto: Álvaro Graça Jr.)

NOVIDADE Em 2025, os candidatos que ingressaram na UFC por meio do SISU e que tenham obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) igual ou maior que 650 pontos e preencham outros critérios poderão participar do Pé-de-Meia Licenciaturas. O incentivo financeiro dispõe de R$ 1.050 mensais, sendo R$ 700 para saque a cada mês e R$ 350 depositado como poupança, com saque após ingresso em uma rede pública de ensino em até cinco anos. Ao todo, o Ministério da Educação ofertará 12 mil bolsas. Caso o número de interessados exceda a esse montante, será realizada uma nova seleção de candidatos beneficiados. 

O reitor Custódio Almeida acredita que o aumento da procura pelos cursos também se deve ao incentivo do novo programa. “Eu acho que esse apoio é muito significativo para que o estudante se interesse em fazer um curso de licenciatura. Acredito que não seja coincidência um aumento de inscritos logo após o anúncio dessa novidade.” 

OPORTUNIDADES Além das ações exclusivas, os estudantes de licenciatura também podem participar das demais bolsas e projetos ofertados pela Universidade, caso atendam aos critérios estabelecidos por cada uma delas. Entre as oportunidades, estão as bolsas de Iniciação Acadêmica, da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil; e as de Extensão, da Pró-Reitoria de Extensão (PREX).   

Os cursos de Educação Física, anteriormente divididos em licenciatura e bacharelado, passaram a ser uma Área Básica de Ingresso (ABI) em 2025, permitindo que os estudantes escolham a modalidade de graduação ao longo do curso. Como resultado, o curso atual de Educação Física não participa de ações e bolsas voltadas à formação de professores nem da contagem de concorrentes ao ingresso nas licenciaturas da Universidade.  No entanto, continuam incluídos nas demais ações. 

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da UFC – fone: (85) 3366.9410   

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