Procurar no portal

LABOMAR realiza curso sobre educação oceânica para professores de Jijoca de Jericoacoara

O Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará (UFC) realiza, a partir de 8 de março, a segunda edição do curso Educação Oceânica na Costa Semiárida: Transformando Futuros. A formação é direcionada a professores da educação básica de Jijoca de Jericoacoara e localidades próximas, realizada em parceria com a Prefeitura do município, com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e com o Projeto Jeri na Década do Oceano, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ao todo, serão oferecidas 24 vagas. As inscrições são gratuitas e iniciam em 14 de fevereiro, por meio de link na bio do perfil @universidadeazul, onde também será divulgado o resultado dos aprovados. A seleção dos participantes ficará a cargo da Secretaria de Educação de Jijoca.

Imagem: Um grupo de pessoas em um laboratório, reunidas em torno de uma mesa com microscópios. Uma mulher de óculos e camisa azul escura está no centro, inclinada sobre a mesa, com as mãos sobre pequenos objetos coloridos espalhados. Outras pessoas, algumas de jaleco branco e outras de camisa azul, observam atentamente e participam da atividade. Ao fundo, um homem de jaleco branco registra o momento com um celular, e uma mulher também de jaleco branco está encostada em um móvel de madeira com os braços cruzados. O ambiente tem prateleiras com materiais de laboratório e equipamentos científicos.

O objetivo do curso é, por meio da qualificação de profissionais da educação, facilitar a inserção da cultura oceânica no contexto escolar e a construção de uma consciência de preservação ambiental, pautada no conhecimento científico. Ao longo da formação, os participantes terão acesso a conteúdos e ferramentas para o desenvolvimento de técnicas, práticas e metodologias que possam ser aplicadas no ensino interdisciplinar da ciência oceânica em escolas da costa semiárida.

As atividades teóricas e práticas ocorrerão em espaços de educação formal e não formal, como a Escola Municipal Nossa Senhora da Consolação, em Jericoacoara, e nos ecossistemas do Parque Nacional de Jericoacoara. Após esses encontros, os participantes terão acesso a uma base de material de referência e de aulas gravadas, bem como à orientação dos professores do curso para elaborar uma proposta de intervenção pedagógica. Posteriormente, essas intervenções farão parte de um ebook. 

Imagem: Um grupo de nove pessoas em uma sala de aula, posando para a foto. Ao fundo, um projetor exibe uma ilustração de um ambiente marinho com praia, corais e diversos animais aquáticos. Algumas pessoas estão em pé, enquanto outras estão sentadas ao redor de uma mesa branca. As pessoas sentadas seguram objetos coloridos, que parecem ser modelos educativos. Algumas usam jalecos brancos, e a maioria veste camisetas azul-escuras com crachás. Há diversidade de idades e gêneros no grupo, e um dos participantes usa máscara facial. Todos estão sorrindo e olhando para a câmera.

O corpo docente do curso é multidisciplinar, incluindo professores de diversas especialidades dentro da Oceanografia (física, química, geológica e biológica) e da área de formação de educadores, tanto da UFC (LABOMAR e Departamento de Biologia) quanto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).

SOBRE O PROJETO – O curso Educação Oceânica na Costa Semiárida é uma das ações do projeto Universidade Azul na Costa Semiárida: Divulgação Científica e Educação Oceânica na Década dos Oceanos, realizado pelo LABOMAR.

Imagem: grupo de pessoas reunidas em uma praia ensolarada, ao lado de uma grande canoa azul com detalhes vermelhos. A canoa tem a palavra "MIRA" visível na lateral. Os participantes vestem roupas esportivas, muitos com coletes salva-vidas e mochilas. Alguns estão segurando remos, enquanto outros parecem estar organizando a embarcação. No fundo, há um mar calmo com alguns barcos visíveis ao longe, prédios altos à beira-mar e algumas pessoas caminhando na areia. O céu está azul e sem nuvens, indicando um dia de clima bom.

Vencedor do Edital Nacional nº 61/2022 (Ciência Cidadã e Divulgação Científica: Programa Ciência no Mar, Ciência Antártica e Ações Nacionais Voltadas à Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável), do CNPq e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o projeto visa construir uma rede de colaboração entre universidades nacionais, internacionais, setor público e privado para difundir a cultura oceânica e colaborar com o acesso ao conhecimento sobre a importância do oceano e da costa semiárida do Brasil (CSB).  Para isso, conta com a participação de 22 pesquisadores de diversas unidades da UFC (como o Departamento de Biologia e o Instituto de Cultura e Arte) e de outras instituições nacionais e internacionais.

A primeira edição do curso Educação Oceânica aconteceu entre abril e junho de 2024, quando formou 50 professores da rede básica de ensino de Fortaleza e região metropolitana. 

Fonte: Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) – fone: (85) 3366.7000 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300