LABOMAR realiza curso sobre educação oceânica para professores de Jijoca de Jericoacoara
- Sexta, 07 Fevereiro 2025 15:15
- Escrito por UFC Informa
O Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará (UFC) realiza, a partir de 8 de março, a segunda edição do curso Educação Oceânica na Costa Semiárida: Transformando Futuros. A formação é direcionada a professores da educação básica de Jijoca de Jericoacoara e localidades próximas, realizada em parceria com a Prefeitura do município, com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e com o Projeto Jeri na Década do Oceano, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Ao todo, serão oferecidas 24 vagas. As inscrições são gratuitas e iniciam em 14 de fevereiro, por meio de link na bio do perfil @universidadeazul, onde também será divulgado o resultado dos aprovados. A seleção dos participantes ficará a cargo da Secretaria de Educação de Jijoca.
O objetivo do curso é, por meio da qualificação de profissionais da educação, facilitar a inserção da cultura oceânica no contexto escolar e a construção de uma consciência de preservação ambiental, pautada no conhecimento científico. Ao longo da formação, os participantes terão acesso a conteúdos e ferramentas para o desenvolvimento de técnicas, práticas e metodologias que possam ser aplicadas no ensino interdisciplinar da ciência oceânica em escolas da costa semiárida.
As atividades teóricas e práticas ocorrerão em espaços de educação formal e não formal, como a Escola Municipal Nossa Senhora da Consolação, em Jericoacoara, e nos ecossistemas do Parque Nacional de Jericoacoara. Após esses encontros, os participantes terão acesso a uma base de material de referência e de aulas gravadas, bem como à orientação dos professores do curso para elaborar uma proposta de intervenção pedagógica. Posteriormente, essas intervenções farão parte de um ebook.
O corpo docente do curso é multidisciplinar, incluindo professores de diversas especialidades dentro da Oceanografia (física, química, geológica e biológica) e da área de formação de educadores, tanto da UFC (LABOMAR e Departamento de Biologia) quanto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).
SOBRE O PROJETO – O curso Educação Oceânica na Costa Semiárida é uma das ações do projeto Universidade Azul na Costa Semiárida: Divulgação Científica e Educação Oceânica na Década dos Oceanos, realizado pelo LABOMAR.
Vencedor do Edital Nacional nº 61/2022 (Ciência Cidadã e Divulgação Científica: Programa Ciência no Mar, Ciência Antártica e Ações Nacionais Voltadas à Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável), do CNPq e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o projeto visa construir uma rede de colaboração entre universidades nacionais, internacionais, setor público e privado para difundir a cultura oceânica e colaborar com o acesso ao conhecimento sobre a importância do oceano e da costa semiárida do Brasil (CSB). Para isso, conta com a participação de 22 pesquisadores de diversas unidades da UFC (como o Departamento de Biologia e o Instituto de Cultura e Arte) e de outras instituições nacionais e internacionais.
A primeira edição do curso Educação Oceânica aconteceu entre abril e junho de 2024, quando formou 50 professores da rede básica de ensino de Fortaleza e região metropolitana.
Fonte: Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) – fone: (85) 3366.7000