Comissão da Estatuinte realiza encontro em Sobral para debater atualização do Estatuto; próximo evento será em Quixadá
- Sexta, 14 Fevereiro 2025 10:43
- Escrito por UFC Informa
A Comissão Organizadora da Estatuinte da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizou, na quinta-feira (12), atividade de apresentação do Processo Estatuinte para a comunidade acadêmica da UFC em Sobral. O evento foi realizado no auditório do Campus Mucambinho, com a participação de estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos.
A Estatuinte é um processo formal de revisão e atualização do estatuto de uma instituição, que é o documento que estabelece suas normas, seus objetivos, sua organização e seu funcionamento. O principal objetivo da Estatuinte é adaptar o Estatuto às novas realidades e necessidades da comunidade acadêmica e da sociedade.
Durante a reunião, foram abordados aspectos das resoluções já aprovadas, o arcabouço legal que subsidia a elaboração do Estatuto, além de contribuições, pontos fortes, fracos e inovações. A ação foi conduzida por Heveline Ribeiro, uma das representantes do setor técnico-administrativo da UFC na Comissão Organizadora da Estatuinte; pelo professor João Henrique Gonçalves, diretor do Campus de Itapajé; e pelo estudante do curso de Geografia da UFC Leandro da Silva.
“A vinda da Comissão Organizadora da Estatuinte ao Campus de Sobral foi fundamental para informar sobre a programação da construção do novo Estatuto da UFC e para dar início ao engajamento da nossa comunidade acadêmica nesse momento de exercício democrático e de discussão de novos referenciais para o futuro da nossa UFC”, declarou o diretor do campus, professor Mário Áureo Gomes Moreira.
O processo envolve a participação de diversos segmentos da comunidade universitária — estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos. Isso promove um ambiente democrático, onde todos têm voz na construção das normas que regem a Instituição. Na UFC, a implantação do Processo Estatuinte foi retomada após 25 anos da última atualização.
PRÓXIMO ENCONTRO – No dia 19 de fevereiro, às 14h, a Comissão Estatuinte chegará ao Campus de Quixadá. A reunião é aberta à comunidade acadêmica e será realizada na Sala Multiuso do Campus.
Fonte: Comissão de Organização da Estatuinte na UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.