Procurar no portal

Reitor da UFC orientará comissões setoriais da Estatuinte no dia 25/2; comunidade universitária é convidada a participar

Os próximos meses de 2025 serão de ritmo intenso no processo de discussão e revisão do Estatuto da Universidade Federal do Ceará (UFC), principal documento normativo da Instituição. Por isso, no dia 25 de fevereiro, às 9h, no auditório do Centro de Ciências (Campus do Pici), o reitor da UFC, professor Custódio Almeida, e a Comissão Organizadora da Estatuinte se reunirão com as comissões setoriais para tirar dúvidas e orientar sobre os próximos passos do processo. 

Imagem: A imagem mostra um evento acadêmico em um auditório da Universidade Federal do Ceará (UFC), como indicado pelo logotipo no telão. Há uma mesa com cinco pessoas sentadas, incluindo três mulheres e dois homens. Uma mulher de blusa azul e calça branca está em pé, falando ao microfone em um púlpito à direita, enquanto um intérprete de Libras a acompanha. O público, composto por diversas pessoas, está sentado em cadeiras amarelas, assistindo à apresentação. O ambiente é iluminado por luzes fluorescentes, com paredes em tons neutros e detalhes em azul.

O evento será híbrido e aberto a qualquer interessado, não sendo restrito aos integrantes das comissões. O público dos campi do Interior poderá participar de maneira remota, por meio de link a ser enviado por e-mail.

Todas as unidades acadêmicas e administrativas da UFC possuem comissões setoriais da Estatuinte. Elas são as responsáveis por debater internamente, com estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes, propostas de revisão do Estatuto, a fim de atualizá-lo e de garantir uma UFC mais democrática.

Nos próximos meses, as comissões setoriais deverão intensificar esses debates. O objetivo do encontro do dia 25 é justamente dotar as comissões de uma metodologia capaz de facilitar esse trabalho, orientar os participantes e dirimir dúvidas sobre a Estatuinte de modo geral.

“A gente quer que as comissões instiguem esse debate com colegas de trabalho, docentes, técnicos administrativos e estudantes. Mas elas também deverão produzir um documento que sintetize essas discussões, contendo aquilo que a comunidade acha que precisa constar no Estatuto, aquilo que precisa ser aprimorado”, explicou a servidora Elaine Teixeira, integrante da Comissão Organizadora da Estatuinte e representante dos técnicos administrativos em educação no Conselho Universitário (CONSUNI). 

Saiba mais sobre a Estatuinte da UFC

Fonte: Comissão Organizadora da Estatuinte na UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300