Procurar no portal

Plano de Logística Sustentável da UFC é lançado para triênio 2025-2027; diretrizes buscam atuação mais justa, sustentável e inovadora

Tornar as práticas sustentáveis parte da cultura da Universidade Federal do Ceará (UFC) é um dos objetivos da Instituição para os próximos anos. Para reforçar isso, em dezembro de 2024, foi aprovado pelo Conselho Universitário (CONSUNI) o novo Plano de Logística Sustentável da UFC

O Plano de Logística Sustentável (PLS) é a ferramenta de planejamento que permite a um órgão ou entidade estabelecer suas práticas de sustentabilidade, racionalização de gastos e processos na administração pública. A iniciativa promove a sustentabilidade nas diretrizes econômica, social, ambiental e cultural da Universidade.

Por meio do PLS 2025-2027, a UFC estabelece um compromisso com seis eixos: a promoção e racionalização do consumo consciente de bens e serviços; a racionalização da ocupação dos espaços físicos; a identificação dos objetos de menor impacto ambiental; o fomento à inovação no mercado; a inclusão dos negócios de impacto nas contratações públicas; e a divulgação, conscientização e capacitação acerca da logística sustentável.

Computador exibindo primeira página do Plano de Logística Susentável da UFC - PLS 2025-2027

Buscar o desenvolvimento sustentável não é uma iniciativa nova na UFC. O primeiro Plano de Logística Sustentável foi lançado em 2013, com o objetivo de atender à Instrução Normativa nº 10, de 12 de novembro de 2012, e ampliar as práticas de redução e eficiência para a institucionalização da responsabilidade socioambiental. Posteriormente, planos complementares também foram utilizados para fortalecer esse compromisso, como o Plano de Ação Sustentável e os Planos de Gerenciamento de Resíduos.  Desde 2023, a sustentabilidade é também um dos princípios norteadores do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFC (PDI 2023-2027).

Assim, práticas como a coleta seletiva, o uso de usinas fotovoltaicas para geração de energia mais limpa, o manejo ambiental de áreas verdes, entre outras, já são utilizadas e geridas pela Secretaria de Infraestrutura (UFCINFRA) e pela Secretaria de Meio Ambiente (SMA-UFC). Com o novo PLS, o intuito é que o cuidado socioambiental tenha o envolvimento de todos os setores, principalmente ao que se refere aos processos de compras, licitações e contratos praticados. “Precisamos que cada um faça sua parte através dos meios que a UFC oferece, e o PLS é um desses instrumentos”, destaca Aliny Abreu, diretora da SMA-UFC.

No primeiro momento, o maior impacto na comunidade interna é na contratação de bens e serviços, por meio da “Metodologia de Aferição de Custos Indiretos. Para qualquer contratação de itens permanentes, será necessário preencher uma lista de verificação, respondendo questões como ciclo de vida do produto e origem da produção, com o intuito de “criar uma cultura de sustentabilidade na Universidade, convidando todos a pensar mais sobre os impactos de cada compra”, explica Roberta Queirós, coordenadora da Coordenadoria de Planejamento e Gestão (CPGE) e membro da Comissão Gestora do Plano Diretor de Logística Sustentável (CGPLS). 

Os resultados das ações e metas serão trimestralmente disponibilizados em painel estratégico na página do documento. Roberta destaca que o plano contará, ainda, com revisões anuais. “A ideia é que na revisão anual, seja possível incluir novos itens, para que a gente vá avançando cada vez mais com a capacitação e conscientização da comunidade”.

Ela explica que “ter esse novo plano com essas quatro diretrizes [econômica, social, ambiental e cultural] torna a sustentabilidade realmente institucional e desmembrada para toda a UFC”.

Fonte: Roberta Queirós, titular da Coordenadoria de Planejamento e Gestão (CPGE) - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300