Representantes do MCTI visitam UFC para conhecer ações e projetos na área de Inteligência Artificial

Representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) visitaram a Universidade Federal do Ceará (UFC) para conhecer projetos desenvolvidos na área de Inteligência Artificial e prospectar suas potencialidades, especialmente aquelas relacionadas à temática saúde. A visita, realizada na última quarta-feira (26), tem como pano de fundo o desenvolvimento de ações para implantação do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) 2024-2028.

IMAGEM: Foto mostra homem falando para um grupo sentando em uma sala de aula. O homem é branco, careca, de barba e veste calça jeans e camisa longa de botão. Está de frente para o grupo, que aparece de costas para a foto, sentado em cadeiras de escritório. Ao fundo, há um telão, ligado a computadores, com uma apresentação sobre o CRIA (Foto: Guilherme Silva)

Para isso, o MCTI está visitando os Centros de Pesquisa Aplicados (CPAs) em todo o País. A UFC é uma das seis instituições brasileiras de pesquisa selecionadas para a instalação de um centro desse tipo. A proposta vencedora da UFC, intitulada Centro de referência em Inteligência Artificial (CEREIA) foi aprovada em seleção nacional ainda em 2021, conduzida por um consórcio formado pelo próprio MCTI, Comitê Gestor de Internet no Brasil (CGI.br) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). 

O projeto CEREIA iniciou suas atividades em 2023, tendo como objetivo desenvolver projetos de IA na área de saúde. No projeto, a UFC conta com a parceria da empresa Hapvida, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), além do apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Imagem: representantes da UFC e do MCTI posam para fotografiaO MCTI foi representado por Everton Goursand e Paulo Afonso, da Coordenação de Programas e Projetos para a Transformação Digital. Durante a visita, eles foram apresentados às instalações do Centro de Referência em Inteligência Artificial (CRIA), bem como os detalhes das linhas de pesquisa associadas ao projeto homônimo, o CEREIA, pelo seu coordenador, o Prof. José Soares de Andrade Júnior.

Além disso, conheceram alguns laboratórios da Universidade que já trabalham com a temática, como o Signal and Information Processing for Data Analysis and Learning Systems (SPIRAL), coordenado pelo professor Charles Casimiro; o Laboratório de Sistemas e Bancos de Dados (LSBD), coordenado pelo professor Javam Machado; o Insight Data Science (Insight), pelo professor José Macedo; e o Laboratório de Lógica e Inteligência Artificial (LOGIA), pelo professor César Lincoln.

Veja outras imagens do encontro no Flickr da UFC

“Essa visita da equipe do MCTI foi bastante oportuna para apresentarmos as pesquisas desenvolvidas com IA aplicada à saúde no projeto CEREIA, e foi também um momento importante para discutirmos possibilidades de parcerias em pesquisa, desenvolvimento e inovação no âmbito do CRIA e da UFC, observando pontos de contato entre os nossos projetos e as metas do PBIA”, disse a professora Geórgia Cruz, coordenadora de educação e difusão do conhecimento do CEREIA.

Fonte: José Soares de Andrade Júnior, diretor do CRIA - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.