Procurar no portal

Historiador Durval Muniz vem à Reitoria da UFC na segunda-feira (7) para palestra e lançamento de novo livro

Em sua primeira atividade de 2025, o Colégio de Estudos Avançados (CEA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) estreia seu calendário com um evento de fôlego. Em parceria com o Centro Universitário Farias Brito, o órgão promove duas atividades dentro da programação do seminário A Invenção do Nordeste: Relações de Saber e Poder, com o historiador e professor Durval Muniz, autor do clássico "A invenção do Nordeste e outras artes" (1999).

No próximo dia 7 de abril, segunda-feira, Muniz estará no auditório da Reitoria, a partir das 18h30, para ministrar a palestra A invenção do Nordeste e os seus lugares de saber. Na sequência, às 20h, ele faz o primeiro lançamento do seu novo livro, A pele da história: corpo, tempo e escrita historiográfica (2025). As duas atividades ocorrem dentro das celebrações dos 70 anos da UFC. O acesso é gratuito e aberto ao público geral.

Imagem: um homem careca, de ósulos de armação preta e grossa e camisa social quadriculada na cor azul clara fala ao microfone sentado em uma cadeira de escritório com estofado vermelho, atrás de uma mesa. É o professor Durval Muniz

Ao longo da semana o seminário continua no Teatro Nadir Saboya, do Centro Universitário Farias Brito, onde, durante os dias 8, 9 e 10 de abril, Muniz ministra o curso Relações de saber e poder: o caso Nordeste. Será a primeira vez que o autor trará a atividade para Fortaleza, após passar com ela por diferentes cidades do Brasil e até por outros países. A participação é gratuita, basta se inscrever pelo formulário on-line.

Obra de referência no estudo da constituição histórica, discursiva e imaginária do Nordeste brasileiro, "A invenção do Nordeste e outras artes" foi originalmente apresentado como tese de doutorado de Muniz em História, na Universidade Estadual de Campinas, em 1994. Publicado em 1999, de lá para cá já ganhou cinco edições, sendo considerado um clássico da área.

Na obra, o autor discorre sobre a criação e consolidação da ideia de região Nordeste no imaginário brasileiro, enquanto criação sociopolítica e cultural. O processo passa pela elaboração de discursos sociopolíticos e artísticos, sobretudo na literatura. Em sua abordagem, Muniz propõe fortemente a desconstrução de estereótipos sobre a região.

Imagem: capa do livro A invenção do Nordeste, tendo ao fundo do título um tecido rendado colorido

“Na palestra, vou abordar como determinadas instituições – a exemplo da mídia, das artes, da literatura e da própria universidade – continuaram, ao longo do século XX, século XXI, reproduzindo o imaginário em torno Nordeste, o discurso regionalista. O objetivo é pensar como a ideia de nordestinidade, da identidade nordestina, o imaginário em torno da região são sistematicamente repostos, recirculados, reinvestidos”, detalha Muniz.

Já no curso a ideia é realmente trabalhar o conteúdo de “A invenção do Nordeste”, resgatando seus principais conceitos e reflexões e, ao mesmo tempo, trazendo elementos investigados em pesquisas posteriores do autor – como o surgimento da figura do cabra macho, a questão da masculinidade no Nordeste e a emergência da ideia de cultura popular nordestina.

NOVO TRABALHO – Lançado em fevereiro de 2025 pela Editora Vozes, "A pele da história" é o décimo livro de Durval Muniz e aborda a relação entre a escrita da história e as dimensões carnais e corporais da existência de historiadores e historiadoras. Para Muniz, se a vida social passa pelas vidas individuais, pela trajetória e as experiências de cada pessoa, e sendo o corpo um mediador de nossa presença no mundo, ele ocupa papel central na construção histórica.

“Essa é uma temática pioneira no campo da teoria da história, porque ela trata da relação entre carne, corpo, tempo e escrita da história. Eu abordo a centralidade do corpo e das questões ligadas a ele, como desejo, libido, afetos, emoções, dores e sofrimentos – tanto na pesquisa quanto na escrita e no ensino de história”, esclarece Muniz.

Imagem: capa de livro onde se lê "A pele da história", sobre um fundo ilustrado pela textura de uma pele humana em zoom

“Racialidade, sexualidade e questões de gênero, por exemplo, são marcadores sociais que interferem na pesquisa e também marcam os historiadores, que escrevem a partir de um lugar de classe, de gênero, de raça, etário”, completa. 

Muniz cita, por exemplo, os corpos marcados por tortura, afetados por explorações do trabalho ou relações sociais, corpos moldados culturalmente, a partir de códigos, papéis e expectativas, entre outras situações. E explicou que a ideia para o livro surgiu a partir de sua própria experiência, enquanto pessoa com deficiência (ele perdeu a mão em um acidente) e homossexual e atravessado pela maneira como esses atributos se concretizam no mundo.

CONHEÇA O AUTOR – Durval Muniz é historiador com mestrado e doutorado em História pela UNICAMP. Tem pós-doutorado em Educação pela Universidade de Barcelona e em Teoria e Filosofia da História pela Universidade de Coimbra. É referência em seu campo por suas contribuições no estudo da constituição histórica, discursiva e imaginária do Nordeste brasileiro. Seu livro "A invenção do Nordeste e outras artes" tornou-se um marco importante na historiografia contemporânea.

SOBRE O CEA – O Colégio de Estudos Avançados (CEA) é um órgão da Universidade Federal do Ceará vinculado à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), cuja finalidade é fomentar o desenvolvimento de atividades, programas e projetos de abrangência regional, nacional e internacional que contribuam de forma significativa para o progresso acadêmico, científico, tecnológico e cultural.

SERVIÇO: Seminário A Invenção do Nordeste: Relações de Saber e Poder

Dia 7/4, na Reitoria da UFC (av. da Universidade, 2853, Benfica)
18h30 – Palestra "A invenção do Nordeste e os seus lugares de saber"
20h – Lançamento do livro A pele da história: corpo, tempo e escrita historiográfica
Acesso livre; aberto ao público.

Dias 8, 9 e 10/4, das 19h às 21h, no Teatro Nadir Saboya (rua 8 de Setembro, 1331, Varjota). Inscrições pelo formulário on-line.

Fonte: Colégio de Estudos Avançados (CEA) da UFC – fone: (85) 3366.9031 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300