Agência UFC Inova será lançada dia 14 em evento na Reitoria; objetivo é acelerar inovação e empreendedorismo
- Segunda, 07 Abril 2025 11:51
- Escrito por UFC Informa
Será lançada, na próxima segunda-feira (14), a Agência de Inovação da Universidade Federal do Ceará (UFC Inova), unidade dedicada a transformar o conhecimento acadêmico em soluções inovadoras para a sociedade e a fomentar o empreendedorismo e a criação de negócios de impacto.
O lançamento da Agência UFC Inova ocorrerá às 17h, no auditório da Reitoria, com a presença do reitor Custódio Almeida, da vice-reitora e titular da Pró-Reitoria de Inovação e Relações Interinstitucionais (PROINTER), Diana Azevedo, do pró-reitor adjunto da PROINTER, Barros Neto, entre outras autoridades acadêmicas.
Antes da cerimônia de lançamento, entre 15h e 17h, será realizada a entrega de certificados a 305 inventores da UFC, autores de 50 patentes deferidas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) entre maio de 2022 e março de 2025. A entrega ocorrerá no Salão Nobre da Reitoria, com espaço para registros fotográficos e interação entre os participantes. Os autores de outras 27 patentes, deferidas antes de maio de 2022, receberam seus certificados em evento realizado naquele ano.
O lançamento da UFC Inova é aberto à comunidade acadêmica e ao público externo. Estão convidados estudantes, pesquisadores e servidores técnico-administrativos interessados nessa área, além de representantes do setor público, privado e de instituições ligadas à inovação e ao empreendedorismo. Após a solenidade, será oferecido um coquetel aos participantes.
A Agência UFC Inova é vinculada à PROINTER e funciona no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação, no Campus do Pici. Ela está em processo de estruturação, e seus trabalhos estão sendo coordenados por uma comissão criada em março pelo reitor Custódio Almeida.
Com a criação da Agência, a UFC se alinha às práticas de instituições como UFMG, UFRJ e UNICAMP, reconhecidas nacionalmente por suas políticas de inovação e por manterem estruturas semelhantes.
NOVO MODELO – O lançamento da Agência UFC Inova consolida um modelo mais ágil e eficiente de gestão da inovação e do empreendedorismo na Universidade. A estrutura foi pensada para organizar fluxos, otimizar processos e garantir segurança jurídica às iniciativas.
Sua atuação se dará em eixos como: proteção dos ativos intelectuais da UFC, ou seja, das descobertas e dos inventos nascidos na Instituição; parcerias e transferência de tecnologia; agilidade nos processos de inovação com segurança jurídica; e fomento ao empreendedorismo inovador.
“A Agência vai reunir, em um único espaço, o atendimento às empresas que buscam soluções tecnológicas, aos pesquisadores que necessitam de orientação e aos alunos que geram inovação desde a graduação”, destaca a professora Diana Azevedo.
Com mais de 500 ativos de propriedade intelectual protegidos, a UFC já possui um portfólio expressivo. Entre as tecnologias que já chegaram ao mercado estão o capacete de respiração assistida Elmo e o molho funcional à base de acerola Natchup. Um terceiro produto – a pele de tilápia liofilizada, para uso como curativo em humanos e animais – está com chamada aberta para parcerias comerciais.
Além disso, a UFC abriga 26 startups incubadas no Parque Tecnológico (PARTEC), com 86 colaboradores e aproximadamente R$ 500 mil em investimentos públicos e privados.
ESTRUTURA – Até 2024, as ações de inovação eram distribuídas entre diferentes setores da Universidade, o que dificultava a governança. Com a inclusão do setor de inovação à PROINTER, a UFC passou a adotar um modelo mais integrado.
A nova Agência reúne as seguintes unidades e estruturas:
- Comitê de Inovação Tecnológica (COMIT);
- Coordenadoria de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (CPITT);
- Coordenadoria de Projetos e Parcerias (COPP);
- Coordenadoria de Empreendedorismo (COEMP);
- Coordenadoria de Integração e Articulação (CORI);
- Parque Tecnológico (PARTEC);
- Assessoria Jurídica da PROINTER.
Esses setores já trabalham de forma integrada no Condomínio do Empreendedorismo e Inovação. “A aproximação dos elos da inovação já tem acelerado os resultados. A integração física e operacional está fazendo a diferença”, destaca o pró-reitor-adjunto da PROINTER, professor Barros Neto.
Segundo ele, um dos objetivos da Agência é acelerar a tramitação dos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), reduzindo o prazo de análise e aprovação para menos de 30 dias.
A consolidação e oficialização da nova estrutura administrativa da Agência se dará, em breve, com a aprovação da nova Política de Inovação da UFC pelo Conselho Universitário (CONSUNI).
Fonte: Coordenadoria de Integração e Articulação (CORI) da PROINTER – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.