- Terça, 15 Abril 2025 11:36
- Escrito por UFC Informa
Pesquisadores, inventores, estudantes, gestores, autoridades políticas, representantes da indústria, do comércio e dos setores público e privado. Na tarde de segunda-feira (14), Universidade e sociedade se encontraram no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) para celebrar uma nova fase do ecossistema de inovação e empreendedorismo da Instituição: o lançamento da Agência de Inovação UFC Inova. “Esse auditório cheio já significa que este é um grande dia”, frisou o reitor Custódio Almeida. O evento teve transmissão ao vivo.
Vinculada à Pró-Reitoria de Inovação e Relações Interinstitucionais (PROINTER), a Agência UFC Inova congrega, em um só espaço físico e organizacional, todos os setores que atuam nos fluxos de inovação e empreendedorismo na UFC, em atividades como proteção de ativos intelectuais (depósito de patentes, registros de software etc.), transferência de tecnologias da UFC para o mercado, incubação de startups e criação de empresas juniores.
Até então, tais atividades eram coordenadas por equipes que funcionavam separadamente, o que gerava dificuldades de governança. Com a integração em torno da Agência, a expectativa é que processos sejam simplificados e acelerados de maneira significativa, com a devida segurança jurídica.
Compuseram a mesa da solenidade o reitor Custódio Almeida; a vice-reitora, Diana Azevedo; o diretor da Agência, José de Paula Barros Neto; o ex-reitor Henry Campos; o primeiro-vice-presidente da FIEC, Carlos Prado; e o presidente da FUNCAP, Raimundo Costa.
Os participantes assistiram a um vídeo produzido pela Secretaria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) sobre a trajetória da inovação na UFC. Em seguida, o professor Barros Neto – que, em breve, assumirá a titularidade da PROINTER – homenageou mais de 30 personagens envolvidos na evolução do setor e citou resultados expressivos alcançados até agora, como:
- Mais de 570 ativos de propriedade intelectual protegidos, sendo 79 já com cartas-patentes expedidas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI);
- Dois contratos de licenciamento firmados, que permitiram o recebimento de mais de R$ 100 mil em royalties: o capacete Elmo e o molho Natchup. Há mais dois contratos de licenciamento de novos produtos em negociação;
- Mais de 190 contratos de inovação firmados com empresas privadas e públicas, que propiciaram mais de R$ 300 milhões em investimentos para a Universidade;
- Desde 2021, 32 startups apoiadas pelo PARTEC;
- Cinco acordos de cooperação nacional e um internacional;
- Desde 2020, mais de 230 projetos de negócios aprovados pelo programa Empreende e 24 projetos estimulados pelo programa Inovando, ambos da UFC.
Conforme destacou o professor Barros Neto, “estamos preparados para atender as demandas da sociedade no que tange à realização de pesquisas de ponta, que desemboquem em inovações de interesse da sociedade”.
O diretor disse, ainda, que a Agência está trabalhando no aperfeiçoamento da “esteira de inovação”, fluxo que vai desde a concepção dos projetos de PD&I até a transferência tecnológica para uma empresa ou entidade pública, e da “esteira do empreendedorismo”, que vai desde a ideação até a incubação de uma startup no Parque Tecnológico.
“Nosso lema é agilidade com segurança”, frisou o docente, acrescentando o trabalho integrado da Agência com a procuradoria da UFC e outras pró-reitorias para melhorar os normativos e os procedimentos de inovação.
A vice-reitora Diana Azevedo ressaltou que o dia 14 de abril, data do lançamento da Agência, é o Dia Mundial Quântico. “Há uma analogia muito interessante: acho que nós adquirimos quantidade de movimento e energia suficiente para dar esse salto quântico, para chegar a um outro nível, que é o que se espera com a Agência de Inovação.”
Ela lembrou quando, em 2019, recebeu uma ligação do então pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Antônio Gomes, parabenizando-a pela conquista da primeira carta-patente da UFC, na qual ela aparecia como uma das inventoras. O deferimento pelo INPI levou 11 anos. “Eu me perguntava: como assim a primeira carta-patente? Muitas coisas avançaram, particularmente, de 2019 para cá. O INPI já analisa uma patente em bem menos tempo (cinco anos, em média), e estamos nos aproximando rapidamente da patente número 80”, resgatou Diana.
A professora Diana destacou, ainda, que o registro de propriedade intelectual não é um fim em si mesmo, mas “o meio do caminho entre uma ideia inovadora e o ganho real para a sociedade”. E destacou um aspecto importante: o equilíbrio de gênero na Agência UFC Inova e na autoria das patentes da UFC.
Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC
Finalizando a solenidade, o reitor Custódio Almeida ressaltou a necessidade de se ampliar o conceito de inovação para além da inovação tecnológica. Para ele, a inovação também pode ser social. “Por mais que a inovação tecnológica talvez seja a grande solicitação, a inovação social tem um caminho largo, no qual a Agência pode atuar muito”, considerou.
Confira o que gestores da UFC destacaram sobre o lançamento da Agência:
O gestor também ressaltou a necessidade de desburocratização com segurança jurídica e chamou a atenção para um dos papéis da Agência: buscar, proativamente, parceiros externos para tornar o conhecimento produzido na UFC em soluções para a sociedade.
“A Agência significa mais capilaridade, mais presença da UFC na sociedade, na vida das pessoas. A gente tem muito potencial a oferecer, e, muitas vezes, as ideias, os laboratórios, as pessoas estão a postos, mas o que a gente precisa é do ‘outro lado’, o interessado que fará aquele financiamento, a parceria, para o projeto se desenvolver e dar as respostas que a gente quer”, afirmou o reitor.
INVENTORES – Antes da solenidade oficial, a Agência UFC Inova realizou, no Salão Nobre da Reitoria, a entrega de certificados a mais de 300 inventores da UFC, autores de 52 patentes deferidas entre maio de 2022 e o início de abril de 2025.
O professor Barros Neto fez uma fala especial direcionada aos pesquisadores, “sem os quais, a Agência não existiria”. Ele convidou os inventores a conhecer a Agência, composta por quatro coordenadorias – a de Propriedade Intelectual e Transferência Tecnológica (CPITT), de Projetos e Parcerias (COPP), de Empreendedorismo (COEMP) e a de Integração e Articulação (CORI) –, pelo PARTEC, pelo Comitê de Inovação Tecnológica (COMIT) e pela Assessoria Jurídica da PROINTER.
Fontes: Secretaria de Comunicação e Marketing da UFC - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Coordenadoria de Integração e Articulação da Agência UFC Inova - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.