- Sexta, 25 Abril 2025 14:04
- Escrito por UFC Informa
Os dados mais recentes do AD Scientific Index mostram o destaque da Universidade Federal do Ceará (UFC) através da presença de seus pesquisadores entre os mais prestigiados do mundo. Conforme a edição de 2025 do ranking, a UFC aparece como 13ª melhor instituição do Brasil, 17ª da América Latina e 51ª do mundo, o que indica um avanço em relação ao resultado de 2024, quando a Universidade figurava na 53ª posição mundial.
As informações relativas ao Brasil referem-se a um conjunto de 640 universidades e instituições de pesquisa avaliadas pelo índice. Considerando apenas as universidades, a UFC sobe para a 11ª posição e, entre as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), aparece em oitavo lugar, além de figurar como a primeira do Norte-Nordeste.
"Este resultado reforça o compromisso da Universidade Federal do Ceará com a produção científica de excelência, socialmente referenciada e reconhecida nacional e internacionalmente. Estar entre as oito instituições federais mais qualificadas do país e liderar no Norte e Nordeste é motivo de orgulho para todos que fazem ou já fizeram parte da comunidade acadêmica da UFC. O AD Scientific Index valoriza o esforço em pesquisa, e é graças à dedicação contínua de nossos docentes e programas de pós-graduação que contamos com 119 professores na faixa dos 10% de pesquisadores mais produtivos do mundo. São eles que, diariamente e junto aos servidores técnico-administrativos e estudantes, consolidam a UFC como referência e pólo estratégico de conhecimento para o Brasil e para o mundo", destaca o reitor Custódio Almeida.
O AD Scientific Index é um sistema de classificação de universidades/instituições que analisa a distribuição de pesquisadores em uma instituição de acordo com os percentuais 10%, 30%, 50%, 70% e o total de cientistas avaliados no mundo a partir de suas produções científicas obtidas na plataforma Google Scholar e submetidas a um rigoroso processo de análise. Dos 667 pesquisadores da UFC ranqueados, 119 estão no top 10% mundial; 428 no top 30%; 499 no top 50% e 507 no top 70%.
ÁREAS DE DESTAQUE – Conforme explica o coordenador de Internacionalização da Pró-Reitoria de Inovação e Relações Interinstitucionais (PROINTER), professor Rodrigo Rego, o AD Scientific Index é feito completamente por inteligência artificial, avaliando o prestígio internacional dos pesquisadores através de um levantamento da produção científica e da relevância dela internacionalmente.
“A colocação da UFC nesse ranking é importantíssima porque retrata a relevância da Universidade no cenário internacional, na América Latina e no Brasil. Isso reflete o trabalho que vem sendo feito por pesquisadores nos programas de pós-graduação da UFC e o reconhecimento que eles têm obtido”, avalia o gestor.
Os cientistas da UFC obtiveram destaque em diversas áreas do conhecimento, colocando a Universidade entre as 20 primeiras instituições do Brasil em algumas delas. Os pesquisadores de Ciências Médicas e da Saúde apareceram na 10ª colocação, enquanto os de Ciências Naturais posicionaram a UFC entre as 13 melhores avaliadas, mesmo número registrado na área de História, Filosofia e Teologia. Em Agricultura e Silvicultura, a UFC apareceu na 15ª posição. Já nas aŕeas de Economia e Econometria e de Engenharia e Tecnologia, os cientistas da UFC estão no 16° lugar.
Fonte: Pró-Reitoria de Inovação e Relações Interinstitucionais – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.