Novo "supercomputador" na UFC eleva a prestação de serviços de processamento de alto desempenho na instituição

Nesta quarta-feira (30), às 9h, o Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho da Universidade Federal do Ceará (CENAPAD-UFC) realiza a inauguração do seu novo cluster computacional de alto desempenho (em inglês, HPC – High Performance Computing). O equipamento, da marca Hewlett Packard Enterprise, combina vários computadores poderosos interligados para realizar tarefas complexas muito mais rapidamente do que em um único dispositivo. Por esse motivo, recebe o apelido de "supercomputador".

Imagem: "supercomputador" em sala climatizada

Aguardada há algum tempo, a chegada do novo cluster representa um avanço significativo para o CENAPAD-UFC, a comunidade acadêmica e a sociedade cearense – tendo em vista que, além de professores, alunos e técnicos da UFC, o Centro também atende projetos de empresas e instituições externas, como outras universidades públicas ou privadas, empresas e institutos de pesquisa. Em termos de capacidade tecnológica, o novo equipamento oferece um desempenho 10 vezes superior ao anterior

COMO FUNCIONA UM CLUSTER? – Projetado para lidar com enormes volumes de dados e cálculos intensivos, um cluster é um sistema de computação que utiliza múltiplos computadores interligados (chamados de nós).

Cada nó possui sua própria CPU, memória e armazenamento, e é direcionado para resolver uma tarefa específica de um projeto. Interligados, os nós não apenas realizam seus diferentes trabalhos simultaneamente, mas trocam resultados uns com os outros, o que exige grande capacidade de processamento e alta velocidade. Um software de processamento coordena a forma como o trabalho é dividido entre os nós, e como os resultados são combinados. 

De modo geral, clusters são necessários em projetos que exijam simulações, modelagem e análise de big data, como simulações climáticas ou de dinâmica molecular; desenvolvimento de novos medicamentos ou materiais; análise de dados financeiros; treinamento e inferência de modelos de Inteligência Artificial (IA); e processamento massivo de grandes volumes de dados em pesquisas científicas.

Analista de Tecnologia da Informação do CENAPAD-UFC, Vandemberg de Oliveira reforça as vantagens do novo equipamento em relação ao anterior, incluindo redução significativa no tempo de execução de tarefas computacionais, aumento de eficiência em processamento paralelo e melhor atendimento a demandas de IA e aplicações que exigem altíssimo desempenho.

Segundo Vandemberg, esse salto de capacidade permitirá acelerar pesquisas em diversas áreas (engenharia, biologia, física, ciência de dados), gerando publicações de maior impacto e aumentando a competitividade da UFC em projetos e editais de fomento.

Imagem: "supercomputador" em sala climatizada

Para a sociedade em geral, o novo "supercomputador" oferecerá soluções mais rápidas e inovadoras em áreas críticas como saúde, energia, meio ambiente e tecnologia, trazendo benefícios diretos em termos de novos produtos, políticas públicas e avanços tecnológicos.

CONHEÇA O NOVO CLUSTER DA UFC:

- Poder de Processamento Superior: processadores AMD EPYC de última geração e GPUs NVIDIA A100 80GB, ideais para aplicações de Inteligência Artificial e processamento de grandes volumes de dados;
- Memória Ampla: cada nó computacional possui até 512GB de memória RAM, garantindo suporte a aplicações que demandam alta capacidade de memória;
- Conectividade Avançada: rede InfiniBand HDR de baixa latência para máxima eficiência no processamento paralelo;
- Armazenamento de Alta Capacidade: um nó de armazenamento com 240TB, projetado para lidar com grandes volumes de dados científicos;
- Infraestrutura de Ponta: estabilidade e suporte técnico garantidos pelo HPCM (High Performance Cluster Manager), um sistema de suporte dedicado por três anos.

SOBRE O CENAPAD-UFC – Atuamente coordenado pela professora Rossana Maria de Castro Andrade, o Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho da Universidade Federal do Ceará (CENAPAD-UFC) foi fundado em 1994 como um projeto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). 

Hoje, o CENAPAD-UFC faz parte da estrutura organizacional da UFC, ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). A unidade é integrante do consórcio Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho (SINAPAD), que reúne 10 centros de todo o Brasil para a formação de uma grade computacional, com o objetivo de fornecer recursos de Processamento de Alto Desempenho (PAD) para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Fonte: CENAPAD-UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.