Procurar no portal

Colação de grau 2024.2 do Campus de Russas: histórias de começo, meio e... começo

“Nós somos o começo, o meio e o começo. Existiremos sempre, sorrindo nas tristezas para festejar a vinda das alegrias.” Esses versos do pensador e líder quilombola Antônio Bispo dos Santos, o Nego Bispo (1959-2023), falam sobre altivez perante as adversidades e sobre o caráter circular da vida, em que a conclusão de um ciclo emenda no começo de outro, num incessante recomeço. Essa sensação geralmente acompanha quem conclui uma graduação. Depois de anos de estudos, a pessoa olha para trás e vê que já viveu muita coisa. E olha para frente e vê que há muito mais a viver. Talvez por isso o momento da colação de grau seja algo tão alegre. Ela é um instante mágico no espaço-tempo, um elo entre o que se foi e o que virá.

Histórias de novos começos foram escritas nessa segunda-feira (28) no Campus de Russas da Universidade Federal do Ceará (UFC), quando colaram grau 47 concludentes dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia de Software.

Imagem: Naelly Freire, concludente de Engenharia de Software, com a namorada, Rebecca, que se formou no mesmo curso no semestre passado (Foto: Guilherme Silva/UFC)

E os começos muitas vezes são difíceis. Naelly Freire, concludente de Engenharia de Software, sabe bem disso. Nascida no “interior do interior”, como diz, em um distrito de Limoeiro do Norte, ela chegou à UFC sem muita certeza se conseguiria permanecer. “Só vim na vontade mesmo de estudar”, relembra. Caçula de uma família de seis irmãos, precisou vender dindin e bolo de pote nos primeiros meses de curso para ter como custear o deslocamento entre Limoeiro e Russas. Depois, com bolsas e auxílios da Universidade, pôde se fixar e se manter na cidade em que estudava. Ainda durante o curso, já começou a atuar na área de formação e hoje trabalha em uma multinacional da área de telefonia.

“Ver esse momento chegar é muito importante. Vou ser a primeira formada da minha família. Essa formatura não é só por mim, é pelos meus irmãos também, que não tiveram a oportunidade de estar aqui”, diz, entre lágrimas. Naelly sabe que a educação mudou o rumo da sua vida e destravou novos começos na sua história. Diz que uma das coisas mais importantes que aprendeu durante os anos na universidade foi a acreditar no próprio potencial e dizer “eu vou conseguir”. E como felizmente nem só de trabalho e estudo se vive, durante esse período outra coisa que ela conquistou foi uma namorada, Rebecca, que se formou no mesmo curso no semestre passado. “A UFC só me trouxe coisas boas”, celebra Naelly, que representou os formandos como oradora discente da solenidade.

NOVO ENGENHEIRO E NOVO PAI – A alegria do recomeço estava igualmente estampada no rosto e nos braços de Rodrigo Fernandes, também concludente de Engenharia de Software. Junto com a esposa, ele embalava a pequena Jade, que veio ao mundo há pouco mais de um mês e ilustra o recomeço da própria vida. “Foi demais! Quando eu soube da notícia [da gravidez] eu estava fazendo o TCC. Então foi tudo isso: a conclusão do curso, o trabalho na empresa e o planejamento pra chegada da filha. Foi um misto de sensações, mas graças a Deus deu tudo certo”, comemora.

Imagem: Rodrigo Fernandes ao lado da família

GRANDES AMIGOS – Os amigos Gustavo Illgner e Lucas Naaty, concludentes de Engenharia Civil, estão acostumados a recomeços. Eles estudaram juntos desde o ensino fundamental, passando pelo ensino médio e por toda a graduação. Nessa segunda-feira (28), festejaram mais uma conquista da dupla, o diploma no nível superior.

“É uma alegria muito grande. Já são 14 anos estudando juntos. É uma amizade na qual a gente se ajudava nos trabalhos, quando um queria desistir o outro dava uma ajuda, então era sempre uma mão ajudando a outra”, diz Gustavo. “A gente também se ajudava muito na questão pessoal, na vida mesmo um do outro, uma parceria mesmo A amizade é muito importante”, completa Lucas, que diz que outras três coisas são muito importantes em sua vida: a engenharia civil, o pagode e o Corinthians.

Imagem: Gustavo Illgner e Lucas Naaty, concludentes de Engenharia Civil

PROPÓSITO – Ludimila Lima, concludente de Engenharia de Produção, considera que sua jornada na UFC foi um “encontro de propósitos”. Diz que sempre gostou da área de gestão e, no curso, confirmou a preferência e adquiriu uma série de novas habilidades, especialmente a ver as pessoas como foco de suas ações. Natural do município de Palhano, ela percorria todos os dias cerca de 160 quilômetros para estudar. Hoje já trabalha com gestão na prefeitura de sua cidade e pretende seguir se aperfeiçoando na profissão.

Imagem: Ludimila Lima, concludente de Engenharia de Produção

PARA SEMPRE ESTUDANTES – Em seu discurso como orador docente da solenidade, o professor Luiz Antônio Monte falou sobre o futuro da relação dos concludentes com a UFC e convidou todos a retornarem à Universidade nos próximos anos, seja como estudantes de pós-graduação, como servidores ou como as duas coisas. Falando sobre sua própria trajetória, lembrou que já tem 22 anos de UFC, entre graduação, mestrado e doutorado em Matemática e, posteriormente, como professor. “Mesmo concluindo a graduação, vocês sempre serão estudantes”, ensinou, felicitando a UFC pelos 70 anos de história e agradecendo à Universidade pela oportunidade de exercer a discência e a docência.

Imagem: professor Luiz Antônio Monte discursa no púlpito

LUTAR PELA FELICIDADE – O reitor da UFC, professor Custódio Almeida, parabenizou os formandos por não terem desistido ante as adversidades enfrentadas durante a jornada até a formatura. Falou sobre a conquista da liberdade e da autonomia proporcionadas pela obtenção do diploma e por tudo o que ele representa. “Vocês conquistaram a maioridade intelectual para serem o que quiserem”, frisou. Acrescentou aos novos engenheiros e cientistas que somos um tipo de espécie que “precisa instalar sentido todos os dias”, a fim de “atualizar a humanidade em nós”. Por fim, pediu aos concludentes para terem sempre em mente que, além da própria felicidade, é preciso “lutar para que as pessoas ao seu lado também sejam felizes”.

Imagem: reitor da UFC, professor Custódio Almeida, discursa no púlpito

O ciclo de colações de grau do período 2024.2 chega ao fim nesta terça-feira (29), no Campus de Quixadá.

Fonte: Secretaria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300