Nota de pesar: Tânia Barbosa Cabral de Araújo, docente aposentada do Departamento de Economia Doméstica

A Universidade Federal do Ceará (UFC) comunica, com grande pesar, a morte da Profª. Tânia Barbosa Cabral de Araújo, aposentada do Departamento de Economia Doméstica, ocorrida no último sábado (22).

Como servidora da Universidade, Tânia prestou significativa contribuição ao movimento docente, à democracia e à cultura. Foi uma das fundadores do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato), compondo a primeira Diretoria (1980-1982); integrou o Coral da ADUFC, sob regência da Profª. Izaíra Silvino; e foi cantora e compositora, participando do grupo Pessoal do Ceará e do movimento Massafeira Livre.

Professora Tânia de Araújo

Na UFC, Tânia Araújo ingressou como professora durante a criação do Curso de Economia Doméstica, no fim dos anos 1960. Atuou principalmente na área de Extensão, promovendo troca de experiências entre bordadeiras e rendeiras no litoral cearense, e o intercâmbio entre profissionais e professores de Costa Rica, Panamá e Canadá.

Durante a ditadura civil-militar no Brasil, a docente participou ativamente dos movimentos pela anistia e pela libertação de presos políticos no Ceará. Também lutou pela democratização da UFC e integrou atividades dos comandos de greve na universidade, defendendo eleição direta para coordenadores de curso, chefes de departamento, diretores de centro e reitor.

Na cultura popular cearense, deixou sua marca como compositora e cantora, sobretudo no movimento Massafeira Livre (1978-1980), compondo músicas com Belchior, Rodger Rogério e Ednardo.

A UFC se solidariedade aos familiares, amigos e ex-alunos de Tânia de Araújo, que deixará saudades a todos que eram de seu convívio.