Procurar no portal

Novas gestoras da PREX promovem momento de apresentação e acolhimento com equipe técnica

Somando-se às demais pró-reitorias, que realizaram eventos para interação dos novos administradores com suas respectivas equipes técnicas, também a Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da Universidade Federal do Ceará realizou, na manhã desta terça-feira (29), seu momento de encontro. O evento ocorreu no Auditório Prof. Valnir Chagas, da Faculdade de Educação (FACED), e foi conduzido pela pró-reitora de Extensão, Profª Bernadete Porto, e pela pró-reitora-adjunta, Profª Ozilea Menezes, tendo contado ainda com a presença do reitor Custódio Almeida.

Imagem: Foto do auditório Prof. Valnir Chagas durante o encontro dos servidores da Pró-Reitoria de Extensão da UFC

A pró-reitora socializou os pilares que fundamentarão o trabalho na PREX durante o curso do presente quadriênio (2023-2027): interação dialógica; interdisciplinaridade e interprofissionalidade; indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; impacto na formação dos estudantes e transformação social.

Segundo Bernadete, o caminho escolhido pela gestão atual é distanciar-se da concepção extensionista como prática de atendimento às carências da sociedade revestida com caráter assistencialista, com um desempenho pontual, e se aproximar de um olhar dialógico que articule os três sujeitos: servidores, estudantes e sociedade. “É uma visão educativa da extensão. Uma troca de saberes entre os que reconhecem que pouco sabem (e têm muito mais para aprender) e aqueles que creem não saber nada e se permitem aprender”, definiu.

“Nossas pesquisas, quando integradas aos movimentos de transformação da sociedade têm um poder imenso, daí a importância de uma curricularização integradora entre a extensão e os outros pilares de ensino e pesquisa”, enumerou a gestora, frisando que a Universidade tem avançado na legislação específica extensionista.

Em sua fala, o reitor Custódio Almeida qualificou como a marca desejada pela atual gestão no tocante à extensão um caráter revolucionário, cujo objetivo é fazer com que o tripé acadêmico se concretize de fato e com a devida proporcionalidade. “A vida universitária não está com a extensão no lugar que deveria. Ela aparece como uma atividade opcional para os professores. E a extensão não é para ser só a Universidade indo [até a sociedade], ela significa também a sociedade adentrando o espaço acadêmico. Para que isso se concretize, é preciso vontade política, recursos específicos e ação”, ressaltou o dirigente máximo.

Imagem: Foto da equipe da Pró-Reitoria de Extensão da UFC

Dois pontos em comum nas falas de todos os administradores foram a valorização das pessoas – enaltecendo o fato de ser necessário ter grande disposição para estar na ponta do trabalho extensionista, como os servidores ali presentes – e o engajamento coletivo, que guiará o desenho dos processos inerentes a essa e outras pró-reitorias. “Se, daqui a dois anos, tivermos conseguido provar que uma formação que não dê a devida atenção à extensão é deficitária, teremos cumprido nossa missão”, sintetizou o reitor, sinalizando que “a extensão vai mudar de cara e de espírito na UFC”.

Foram pautas do encontro recursos para a extensão, a mudança programada da estrutura administrativa da PREX para o Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (estimada para o final do ano de 2023), as atividades a serem desempenhadas por cada coordenadoria da pasta, culminando com uma dinâmica de integração da equipe.

Fonte: Divisão de Comunicação de Gestão | Gabinete da Reitoria – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300