Procurar no portal

UFC promove encontro com bancada federal cearense para estreitamento de relações e apresentação de projetos

Em iniciativa inédita, a gestão superior da Universidade Federal do Ceará recebeu, na manhã dessa segunda-feira (18), parte dos representantes cearenses no Congresso Nacional para café da manhã de confraternização na Reitoria. O reitor Custódio Almeida e a vice-reitora Diana Azevedo, acompanhados de membros da administração superior, recepcionaram os parlamentares no salão dourado e no salão nobre do prédio, em programação que teve como objetivo uma aproximação entre a Universidade e a bancada cearense de deputados e senadores, além da prospecção de parcerias e apoio para projetos estruturantes da Instituição.

Imagem: Da esquerda para a direita, sentados, os deputados federais A. J. Albuquerque (em primeiro plano), Fernanda Pessoa, Luiz Gastão Bittencourt, Eduardo Bismarck e Ana Paula Farias; encontro com parlamentares pautou aproximação UFC-Câmara Federal e apresentou projetos estratégicos.. (Foto: Viktor Braga/UFC Informa)

O Prof. Custódio reforçou, em sua fala, o quanto o diálogo com a bancada local é importante para a UFC. "Estamos em uma época decisiva para a alocação de recursos para 2024, e momentos como este são essenciais para que os deputados e senadores conheçam e fiquem sensíveis aos nossos projetos, especialmente porque trabalhamos com projetos de mudança social, que atendem a população acima de tudo", ponderou o dirigente máximo. Em adendo, o reitor disse que é preciso participação forte da União, do Governo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza para impulsionar projetos e ações da UFC, fazendo-a crescer e cumprir sua missão.

A primeira pauta foi o Distrito de Inovação em Saúde Viva@Porangabuçu, que contou com apresentação da Profª Lia Parente, da equipe técnica do projeto, para detalhar o andamento ao público presente. Ela explicou que a iniciativa pretende elevar o bairro onde está instalado o Complexo Hospitalar da Universidade a um novo modelo urbanístico. “Haverá mescla de uso dos espaços, em sintonia com um novo modelo de cidade. São espaços onde as pessoas possam interagir e onde são geradas inovações a partir das relações dentro daquele perímetro”, relatou.

imagem: De pé, o reitor Custódio Almeida, de terno escuro, e a vice-reitora Diana Azevedo, de vestido estampado, recebem parlamentares no salão nobre da Reitoria. Ao lado, também de terno escuro, está o deputado eduardo Bismarck. (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)

Em uma zona onde já estão instalados equipamentos de saúde pública de grande relevância, como o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), o Instituto do Câncer do Ceará (ICC), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE) e o Hospital São José (HSJ), além de unidades básicas de saúde, virão somar à iniciativa um novo hospital de ensino e pesquisa (cujo recebimento pela UFC está sendo acordado) e todo um processo de requalificação e planejamento social/urbano.

“Esse olhar inovador perpassará tudo ao redor: o ambiente de negócios, a eficiência energética e as zonas verdes, a infraestrutura, a relação com instituições de ensino e acadêmicas, a mobilidade urbana e a revitalização dos espaços públicos do entorno”, enumerou Lia Parente, citando o Distrito 22@, localizado em Barcelona, Espanha, como exemplo concreto do que se pretende realizar aqui no bairro universitário. Dentre os principais benefícios esperados, estão a criação de 5 mil postos de trabalho, expansão da rede de atenção à saúde de alta qualidade e aumento de renda média de trabalhadores do complexo e de moradores da região.

Sobre o Corredor Cultural do Benfica, uma das promessas de campanha da atual administração, o reitor frisa que a população cearense já reconhece a importância da região, mas não conhece a riqueza de equipamentos ao longo dela. “Daqui da Reitoria até a Estação das Artes, nesse fluxo Benfica-Centro, haverá extensa revitalização. Depois de construído e ocupado, esse corredor promoverá um fomento natural. A ideia é dar prioridade aos pedestres, a modais de transporte público e cicloviário. Além da zona turística da orla, sonhamos em ver esse como um espaço de circulação e atração de público local, turistas e empresas”, vislumbrou Custódio Almeida.

O reitor relata que já ocorreram conversas preliminares com o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza, e foi visível o engajamento. “Não é algo da UFC. É algo da cidade. Estamos coordenando esses dois projetos para imprimir velocidade à sua realização. A expectativa é que a primeira fase do Corredor Cultural seja inaugurada em simultâneo ao encerramento da programação dos 70 anos da UFC, previsto para dezembro de 2024”, estipulou.

Ao final, o reitor convidou os parlamentares a acompanhá-lo ao Museu de Arte da UFC (MAUC), para conferir in loco a primeira apresentação do mapeamento de equipamentos e projeto arquitetônico do Corredor Cultural do Benfica, elaborado pelo Laboratório de Experiência Digital (LED), vinculado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design. Em formato de exposição interativa, os resultados foram apresentados pelo Prof. Newton Becker, um dos pesquisadores do LED.

Imagem: De pé, numa sala branca do MAUC, deputado Eduardo Bismarck, deputada Eliane Braz, deputado Leônidas Cristino, Fernando Torres (representante do senador Eduardo Girão), Prof. Sandro Gouveia (pró-reitor de Cultura), Prof. Custódio Almeida (reitor), Prof. Newton Becker (pesquisador do LED-UFC) e Prof. João Guilherme Matias (pró-reitor de Planejamento e Administração). (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)

Confira o álbum de fotos do evento no Flickr da UFC.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES – O deputado Mauro Filho – também professor da UFC, lotado no Departamento de Economia Aplicada da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) – afirmou que, após as explanações, ficou visível o caráter “necessário, indispensável e inovador” dos projetos apresentados e que compete à bancada cearense agora permanecer atenta, obtendo os recursos e dando viabilidade às iniciativas. “Experiências semelhantes deram muito certo mundo afora. Como acadêmico, não é possível considerar isso um gasto e sim um investimento”, defendeu.

Ex-prefeito de Sobral, o “decano” da bancada local, deputado federal Leônidas Cristino, fez menção ao crescimento que o município da região Norte vivencia desde a instalação da UFC. “Se hoje Sobral é referência em educação básica e superior, é porque prefeitura, Estado e União (em especial a UFC) trabalharam fortemente. Temos uma importante bancada no Congresso Nacional, capaz de lutar por recursos não só para manter aquilo que já temos como também para ampliar”, atentou.

Parlamentares como A. J. Albuquerque, Eduardo Bismarck, José Airton Cirilo e Luiz Gastão Bittencourt fizeram falas compartilhando a aproximação empreendida com a Universidade e sobre os atuais trâmites dentro da Câmara Federal, no âmbito dos mandatos individuais e das bancadas partidárias, para reforçar os investimentos. “Tenho atuado com a bancada do meu partido [Progressista] para trazer mais recursos para a UFC e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará [IFCE]”, disse o primeiro.

Compareceram ao encontro os deputados federais A. J. Albuquerque, Ana Paula Farias (Enfermeira Ana Paula), Célio Studart (atualmente licenciado e à frente da Secretária de Proteção Animal do Estado do Ceará), Domingos Neto, Eduardo Bismarck, Eliane Braz, Fernanda Pessoa, José Airton Cirilo, Leônidas Cristino, Luiz Gastão Bittencourt e Mauro Filho. Também registraram presença os assessores Geraldina Braga e Fernando Torres, representando respectivamente o deputado federal Danilo Forte e o senador Eduardo Girão.

Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300