Reitor faz primeira visita a Sobral para encontrar comunidade e diagnosticar demandas do Campus
- Quinta, 21 Setembro 2023 17:54
O Prof. Custódio Almeida, reitor da Universidade Federal do Ceará, reuniu-se com a diretoria e os coordenadores de cursos de graduação em sua primeira visita institucional ao Campus da UFC em Sobral, realizada na tarde de ontem (20). Recebido pelos professores Mário Áureo Moreira e Rita Helena Gomes, diretores recém-eleitos da unidade acadêmica, ele cumpriu agenda no Campus Mucambinho.
Também estiveram presentes outros dois ex-diretores: Prof. João Guilherme Nogueira (atual pró-reitor de Planejamento e Administração e diretor entre 2019 e 2023) e Prof. Vicente de Paulo Teixeira, docente do campus e diretor entre 2011 e 2019.
A ideia era abrir oficialmente o processo de planejamento do Campus de Sobral para o quadriênio 2023-2027, colhendo diagnósticos e organizando demandas. Foi então entregue ao reitor pela equipe administrativa um relatório detalhado, elaborado a partir de informações fornecidas por setores como coordenações de cursos de graduação e de pós-graduação, coordenações de assistência estudantil e de acessibilidade, divisão de tecnologia da informação, bibliotecas, restaurante universitário, prefeitura do campus e grupo de servidores técnico-administrativos.
De acordo com a direção, a provocação do reitor foi um aceno positivo para que a comunidade da UFC de Sobral não só compartilhasse suas necessidades como se dispusesse a construir um caminho conjunto. "Somos uma unidade acadêmica diversa e importante e queremos ajudar a 'empurrar esse piano'. No relatório, mostramos à administração o que de fato é essencial para nós. Mas o fundamental é a presença do Prof. Custódio, sua disposição em nos ouvir. Queremos deixar claro que [o documento] não é estanque, ele traz previsões. Pode e deve ir se modificando, conforme for preciso", explicou o diretor Mário Moreira.
Veja outras imagens da visita no Flickr da UFC
Em sua fala na reunião, o reitor fez menção ao fato de ontem (20) ter completado seu primeiro mês na Reitoria. "Completamos 30 dias, e assumir em agosto é um desafio porque há pouco tempo hábil para tratar com os congressistas sobre emendas parlamentares. Mas uma boa notícia que trago é que o Ministério da Educação desbloqueou 22,3 milhões de reais em emendas de bancada de 2022 e que 12 milhões de reais serão destinados à conclusão do bloco didático daqui de Sobral", anunciou, ressaltando os esforços do deputado federal Leônidas Cristino em compor os recursos para a construção interrompida. O projeto de conclusão da obra foi entregue também ontem pela Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra) e segue para licitação.
Em seguida à apresentação do relatório, os presentes puderam conversar com o reitor sobre solicitações e dúvidas. Entre os destaques da discussão, estiveram temas como o sucesso na avaliação de duas das cinco pós-graduações do campus (Mestrado em Biotecnologia e Mestrado Profissional em Psicologia e Saúde da Família), o que pavimenta o caminho para a criação do primeiro doutorado. Outras temáticas tocadas foram assistência estudantil, infraestrutura física, insumos e equipamentos, desburocratização de processos, acessibilidade, oportunidades de qualificação para servidores técnicos do Interior, participação e representação estudantil e relações com o setor produtivo.
O reitor aproveitou o espaço para socializar a informação de que foram autorizados R$ 4 milhões para compra de móveis, computadores, projetores e aparelhos de ar-condicionado, que serão distribuídos entre os campi. Segundo ele, no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, um dos destinos prioritários na UFC para os recursos do programa é a consolidação das unidades de Crateús, Quixadá, Russas e Sobral.
MOMENTO DE ESCUTA – Ilustrando as questões trazidas pela comunidade docente, técnico-administrativa e estudantil, o estudante Lucas José Lemos, aluno de Engenharia da Computação, expressou contentamento com o encontro, pois nem sequer imaginou que "fosse possível conversar com um reitor". "As representações estudantis foram praticamente destruídas nos últimos anos. Fico feliz de ver que uma das promessas de campanha, que era honrar os espaços de participação política do corpo discente, esteja acontecendo", disse.
A Profª Suely Costa, docente do Curso de Psicologia e também agente de acessibilidade do campus, relatou os desafios que perpassam o tema, tanto no âmbito pedagógico quando físico. "Já existem muitas dificuldades só pelo fato de acolhermos estudantes que são de outras cidades e vêm morar em Sobral. Quando são pessoas com deficiência, a demanda fica ainda mais urgente. Temos muito contato com esses estudantes e suas famílias, e o setor no momento precisa se expandir, recebendo reforço de pessoal, para atuar melhor na assistência estudantil", defendeu.
Falando em nome do corpo técnico-administrativo, Airton Alcântara, lotado na Prefeitura do Campus, chamou a atenção para o fato de a nova gestão já favorecer uma mudança de postura para com os campi interioranos, por contar com dois pró-reitores oriundos deles (Prof. João Guilherme Matias na Pró-Reitoria de Planejamento e Administração e Prof. Davi Romero na Pró-Reitoria de Graduação). "Pedimos um olhar mais cuidadoso para a qualificação dos servidores técnicos, com a oferta de turmas locais de mestrado e doutorado ou pelo menos em modalidade remota para nós que somos lotados fora de Fortaleza", sugeriu.
Apesar das muitas demandas, o sentimento comum foi sintetizado de maneira emocionada pelo ex-diretor Vicente de Paulo: "Estamos cansados, mas a sensação que dá é de que a alegria voltou, e isso renova nossa vontade de seguir transformando as coisas, como a gente sempre fez e faz".
Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.