Reitor recebe dirigentes do Banco do Nordeste para tratar de regularização de convênios
- Sexta, 22 Setembro 2023 15:32
O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Custódio Almeida, recebeu na manhã desta sexta-feira gestores do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e representantes de fundações de apoio à UFC. Na reunião, foi reaberto o diálogo acerca da regularização de convênios. O grupo também conversou sobre os encaminhamentos possíveis para que, uma vez solucionadas as questões, seja retomado o estabelecimento de novas parcerias, tendo como alicerce editais e programas de financiamento do BNB.
Pelo Banco do Nordeste, participaram da reunião a superintendente Eliane Brasil; o gerente de Ambiente, José Rubens Dutra Melo; e o gerente do escritório da Superintendência, Franzé Silveira. Pela UFC, além do reitor, estiveram no encontro o pró-reitor de Relações Interinstitucionais, Prof. José de Paula Barros Neto, e o assessor jurídico da Coordenadoria-Geral de Legislação (COGLEG), Prof. Rafael Vieira de Alencar.
A Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Fundação ASTEF) foi representada por Sarah Teófilo Holanda Saraiva, do Setor de Gestão de Contratos e Governança; já a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), pela advogada Stella Maris Barth Wanis.
Devido a lacunas em convênios anteriores, a UFC não está autorizada no momento a viabilizar novas parcerias com o banco público. Parte dos lapsos diz respeito a atecnias, e outra parcela à falta de documentação comprobatória na prestação de contas. Há casos que foram judicializados, alguns desses já com sentença proferida, outros aguardando resolução e outros mais já prescritos.
No momento, a FCPC e a Fundação ASTEF já estão realizando um levantamento de todos os convênios diretamente ligados a elas que apresentam problemas. Rafael Vieira, integrante da COGLEG (organismo criado na atual gestão), se encarregará de entrar em contato com o banco para ter uma visão completa da situação de todos os convênios e do que precisa ser feito para dirimir definitivamente as questões.
Veja outras imagens da reunião no Flickr da UFC
O Prof. Barros Neto afirmou ter observado não existir dolo nas pendências que envolvem a UFC e as fundações de apoio à Universidade. “Queremos ver o que pode ser feito. Estamos em outro momento na UFC e no banco”, disse ele.
O gerente de Ambiente, José Rubens Dutra Melo, que acompanha há muitos anos a parceria da UFC com o BNB, reforçou não ter identificado má-fé nas pendências que levaram à suspensão dos convênios. Tanto ele como a superintendente Eliane Brasil acenaram interesse no pleno restabelecimento das relações entre as duas instituições. Os dois dirigentes ressaltaram que o banco reconhece a importância e seriedade de uma instituição como a UFC; nesse sentido, apresentaram diversas orientações que podem ser seguidas pela UFC e fundações.
O reitor Custódio Almeida agradeceu a vinda dos dirigentes do BNB à Reitoria, especialmente à superintendente Eliane Brasil. “Ela fez questão de vir aqui. Eu poderia ter ido lá, porque é um assunto de interesse da Universidade, resolver pendências entre a UFC e as fundações de apoio à UFC e Banco do Nordeste, que estão dificultando novos convênios entre as duas instituições”, reiterou.
Ele avaliou como positivo o encontro. “Foram dados os encaminhamentos necessários, os dirigentes do banco presentes deram as informações para que as pendências sejam resolvidas e agora vamos trabalhar para que isso aconteça o mais breve possível”, disse o Prof. Custódio.
Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.