Procurar no portal

Docentes da FACED são indicadas para representar a UFC no Fórum Estadual de Educação do Ceará

As professoras Vanessa Campos de Lara Jakimiu e Kelly Maria Gomes Menezes, da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará, foram indicadas pela Reitoria como as representantes titular e suplente da UFC, respectivamente, no Fórum Estadual de Educação do Ceará (FEE). As docentes já estão participando das reuniões da entidade, contribuindo com a mobilização para as conferências municipais e estadual de educação no segundo semestre deste ano. 

Imagem: Foto posada das professoras Vanessa Jakimiu e Kelly Menezes no Auditório da Faculdade de Educação da UFC

Em todo o País, os fóruns estaduais de educação têm atuado nas articulações entre instâncias governamentais e organizações da sociedade civil para preparar a Conferência Nacional de Educação (CONAE), prevista para janeiro de 2024, em Brasília (DF). Do conjunto das etapas locais e regionais dessas conferências, serão escolhidos delegados para participar da CONAE no ano que vem. Com o tema Plano Nacional de Educação 2024-2034: política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável, através de sete eixos temáticos, na conferência será elaborado o documento de referência para o Congresso Nacional aprovar o próximo Plano Nacional de Educação (PNE).  

Segundo a Profª Vanessa Jakimiu, quando se discute o planejamento de educação para os próximos 10 anos, está em debate também um projeto de sociedade, algo que, para a docente, não é um assunto exclusivo dos estudiosos da pedagogia. “A participação da UFC é fundamental, uma vez que o Fórum Estadual de Educação é um espaço de articulação da sociedade que realiza importantes discussões em torno das políticas educacionais. Quando se pauta o ensino superior, a gente inclui toda a graduação e a pós-graduação, discutindo acesso, permanência, qualidade, bolsas e financiamento. E isso diz respeito a toda a Universidade.” comentou. 

De acordo com a Profª Kelly Menezes, como representantes na entidade, as docentes terão a possibilidade de realizar o controle social e o acompanhamento das políticas públicas voltadas à educação. “Estar nesse espaço é tensionar e disputar a educação emancipatória que queremos promover não só na universidade pública mas no contexto nacional da educação pública, participando da educação no sentido da sua política pública, desde a concepção até a sua aplicação”, avaliou. 

Para o reitor da UFC, Custódio Almeida, ao integrarem o Fórum Estadual de Educação, as professoras da FACED poderão convidar e agregar mais pessoas da Universidade para envolvê-las nas atividades propostas. “As docentes, no caso, vão atuar principalmente como articuladoras. Elas vão participar das reuniões das comissões gestoras do fórum e deverão trazer de volta para a UFC as demandas oriundas dele. Claro que elas não serão as únicas executoras das ações relativas ao fórum, mas serão fundamentalmente as articuladoras, que terão a visão de conjunto de como será desenvolvido o trabalho”, assinalou o reitor. 

Fonte: Gabinete da Reitoria da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300