Procurar no portal

Prefeito de Jijoca de Jericoacoara é recebido para tratar de terreno que abrigará estação científica da UFC no parque nacional

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Custódio Almeida, recebeu ontem (4), no Gabinete da Reitoria, o prefeito da cidade de Jijoca de Jericoacoara, Lindbergh Martins, para reunião sobre a doação de um terreno que abrigará a futura estação científica da UFC no Parque Nacional de Jericoacoara, a 298 quilômetros de Fortaleza.

Imagem: Da esq. para a dir.: Profª Diana Azevedo (vice-reitora); Profª Cynara Mariano (coord. de Legislação da Reitoria); Prof. Rafael Vieira (coord. adjunto de de Legislação da Reitoria); Lindbergh Martins (prefeito de Jijoca); Prof. Custódio Almeida (reitor); Profª Lidriana Pinheiro (LABOMAR); Ary Leite (procurador-geral de Jijoca); Prof. Marcelo Soares (LABOMAR) e Prof. Tommaso Giarrizzo (LABOMAR). (Foto: Viktor Braga/UFC Informa)

No encontro, a Universidade apresentou o projeto arquitetônico da estação aos representantes municipais e adiantou detalhes dos projetos do centro de visitantes e dos alojamentos, ainda em fase de elaboração. Também ouviu o município sobre a disponibilidade de uma lista de terrenos públicos (municipais e estaduais) nos arredores do parque, para analisar a viabilidade da implantação das estruturas, orçadas em aproximadamente R$ 6 milhões.

A proposta da Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara é que a UFC se instale em um terreno de 6 mil metros quadrados de área, dentro do perímetro da Vila de Jericoacoara e a cerca de 5 minutos de caminhada da praia. “A matrícula do imóvel pertence à Prefeitura, é um espaço de fácil acesso ao turista e à população”, explicou o prefeito. Em seguida, o Prof. Tommaso Giarrizzo, docente visitante do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), endossou a posição estratégica do imóvel oferecido: “O lugar é interessante porque se forma um ‘corredor’, composto pela sede da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), por autarquias municipais, polo de lazer. É próximo geograficamente, dentro da vila e aproximadamente a 300 metros da faixa de mar”.

“Estou convencido de que o local é excelente por tornar possível as pessoas se deslocarem a pé e ter visibilidade dentro da própria vila”, opinou o Prof. Custódio. Segundo o reitor, com a criação próxima do curso de graduação em Turismo Ecológico, a ser implantado no LABOMAR, abre-se a “oportunidade de pensar a realização do mesmo curso em formato híbrido ou mesmo a oferta de uma turma local na Vila de Jericoacoara”.

A Profª Lidriana Pinheiro, diretora do LABOMAR, chamou a atenção para o fato de que a sociedade está despertando para a importância educacional e econômica do chamado “turismo de ciência”. “Um exemplo foi a oferta recente, no nosso Instituto, de um curso de formação em educação marinha. O papel da UFC e do LABOMAR nesse contexto é colaborar com esse projeto ousado e necessário para Jericoacoara e para toda a zona costeira do estado do Ceará. Estamos entusiasmados e prontos a trabalhar para proteger o parque nacional”, disse a gestora da unidade.

O LABOMAR também tem promovido, neste ano, em Jericoacoara diversas atividades dos projetos Jeri na Década do Oceano e Universidade Azul na Costa Semiárida, coordenados pelo Prof. Marcelo Soares e financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Imagem: Sentados à mesa, no Gabinete do Reitor, representantes da Reitoria da UFC, do LABOMAR e do município de Jijoca reunem-se para tratar de estação científica no parque nacional de Jericoacoara. (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)

Sobre os impactos esperados com a presença da UFC, o procurador do município de Jijoca de Jericoacoara, Ary Leite, disse ser visível que a cadeia de atividades turísticas sustenta não só Jijoca, como várias das cidades vizinhas, como Acaraú e Camocim. “Pelo alto volume turístico, temos a necessidade de apoio científico, de estudos para empreender um turismo mais sustentável. Estamos preocupados com o crescimento de espécies invasoras e questões como qualidade da água, saneamento e preservação de dunas”, afirmou, elencando as prioridades no tocante ao lado ambiental.

“A ideia é que a estação científica seja guardiã do parque. O prefeito trouxe a boa notícia de que, em breve, teremos um terreno municipal garantido. E quando a UFC chega, ela não se desinstala nunca mais”, frisou o dirigente máximo da Universidade. Na sequência, o prefeito Lindbergh Martins qualificou o encontro como um momento de “cuidar do futuro da região, tendo como prioridades a sustentabilidade do meio ambiente e a educação”.

Como encaminhamento, ficou acordado o envio da matrícula atualizada do imóvel disponível para a Coordenadoria-Geral de Legislação do Gabinete da Reitoria para que seja preparado o termo de doação.

Além do reitor, do prefeito, do procurador e dos docentes mencionados, estiveram presentes também à reunião a vice-reitora Diana Azevedo, o assessor especial do Gabinete da Reitoria, Prof. Ciro Nogueira Filho; a coordenadora-geral de Legislação do Gabinete da Reitoria, Profª Cynara Mariano, e o coordenador-adjunto de Legislação, Prof. Rafael Vieira.

Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300