Em reunião no Paço Municipal, reitor e prefeito de Fortaleza conversam sobre projetos estruturantes em saúde, educação e economia criativa
- Terça, 12 Dezembro 2023 10:47
O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Custódio Almeida, esteve, na tarde de segunda-feira (11), no Paço Municipal, no Centro, para uma reunião com o prefeito de Fortaleza, José Sarto Nogueira. No encontro realizado no Gabinete do prefeito, os gestores conversaram sobre projetos e possibilidades de parcerias entre a UFC e o Executivo municipal. Foi a primeira visita institucional de Custódio à Prefeitura Municipal de Fortaleza desde que iniciou o reitorado, em agosto deste ano.
No contexto do aniversário de 70 anos da UFC, que começam a ser comemorados a partir do próximo dia 16 de dezembro, o reitor expôs o desejo de fortalecer a aproximação com as prefeituras das cidades que possuem campi da Universidade instalados. No encontro, foram destacadas diversas parcerias já consolidadas entre a UFC e a Prefeitura de Fortaleza, a exemplo da Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar (CDFAM), que presta serviços de atenção primária à saúde. Atualmente, também está em curso a cessão de terreno da Universidade no PIci destinado à construção de uma escola municipal de ensino fundamental.
O professor Custódio Almeida apresentou a proposta do Corredor Cultural do Benfica, que envolve a interligação de um conjunto de 25 equipamentos culturais da Reitoria à Estação das Artes, no sentido Benfica-Centro. No percurso, há diversos equipamentos municipais, a exemplo da Biblioteca Dolor Barreira, da Vila das Artes e da Casa do Barão do Camocim, além de várias praças públicas.
O projeto, aponta o reitor, também seria interligado com o Distrito de Inovação em Saúde do Porangabuçu, composto pelo campus das profissões da saúde, o Complexo Hospitalar da Universidade e por outras instituições públicas, e com o futuro Campus Iracema, próximo ao Poço da Draga, com a nova sede do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) na orla da cidade. O novo campus pode, ainda, receber outras unidades acadêmicas consolidando a Praia de Iracema como um distrito criativo.
“No que o Corredor Cultural se transformou? Na ligação entre os três distritos e, na nossa cabeça, em um projeto para a cidade de Fortaleza. Claro que a UFC está só sugerindo, neste caso, que seria ligar o distrito do Porangabuçu ao distrito do Benfica e ao distrito da Praia de Iracema. Então, a nossa ideia é fazer os olhos do prefeito brilharem para esse projeto”, compartilhou o reitor.
Em seguida, foram apresentadas ao prefeito José Sarto a planta baixa e a maquete digital da primeira fase do Corredor Cultural do Benfica, e o reitor o convidou para visitar a Universidade e a exposição temática do Corredor em cartaz no Museu de Arte da UFC (MAUC). Na ocasião, foi solicitado o apoio da Prefeitura para dar início às intervenções urbanísticas e as medidas de mobilidade a serem implementadas na primeira fase do projeto do Corredor Cultural, especificamente no trecho que da rua Padre Francisco Pinto à rua Juvenal Galeno.
As mudanças incluem a instalação de pavimentos intertravados, o aterramento da fiação elétrica, o incremento à arborização, a diminuição da velocidade máxima de circulação dos veículos, o redesenho das rotas de ônibus e a prioridade conferida a pedestres e ciclistas.
O prefeito José Sarto adiantou que deve dialogar com secretários e assessores sobre o projeto apresentado pelo reitor da UFC. De acordo com Sarto, o Corredor Cultural tem relação direta com os conceitos trabalhados pela Prefeitura de Fortaleza, que já tem atuado em diversas frentes para consolidar Fortaleza como uma cidade criativa, inteligente e acessível.
Com o Plano Diretor da cidade em processo de revisão desde janeiro de 2023, o prefeito compartilhou informações sobre medidas em andamento nas áreas de mobilidade urbana e planejamento urbano. “Temos feito um trabalho nas áreas da educação, do empreendedorismo, do design da cidade. Em termos de política de ampliação da malha viária e do modal bicicleta, nós já fizemos 420 quilômetros de ciclofaixas e ciclovias, vamos fazer mais 180 quilômetros para terminar [a gestão] com 600 quilômetros, interligando até 2024 todas as rotas”, afirmou o prefeito de Fortaleza.
Ele também ressaltou a capacitação de 29 mil jovens no programa Juventude Digital e, no campo de ensino de idiomas, em cursos gratuitos de inglês, espanhol e francês do programa Fortaleza Bilíngue.
Representando a UFC, participaram da reunião o pró-reitor de Cultura, Sandro Gouveia; os docentes Lígia Melo de Casimiro, da Faculdade de Direito (FADIR), assessora de Legislação da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração, e Newton Becker, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design (DAUD); o coordenador de Articulação Política Institucional, Daniel Fonsêca; e a pesquisadora Tainah Carvalho, do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo e Design.
Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.