Comitiva da administração visita FIEC para conhecer Observatório da Indústria e prospectar cooperações academia-setor produtivo
- Terça, 12 Dezembro 2023 11:23
Em mais uma atividade de aproximação da Universidade Federal do Ceará (UFC) com o setor produtivo, o reitor Custódio Almeida e a vice-reitora Diana Azevedo visitaram, na manhã de ontem (11), a sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O objetivo dos gestores no encontro foi conhecer de perto a atuação do Observatório da Indústria e seu leque de ferramentas de inteligência de dados na elaboração de políticas públicas e compreensão das tendências de mercado.
Na reunião, os gestores – que foram à Federação acompanhados do pró-reitor-adjunto de Relações Interinstitucionais, Prof. Barros Neto, e do diretor do Parque Tecnológico da UFC, Prof. Abraão Saraiva – foram recebidos pelo presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e pelo líder do Observatório da Indústria e diretor de Tecnologia e Inovação, Sampaio Filho. Durante a reunião, foram abordados diversos temas de interesse de ambas as instituições, como a qualificação da mão de obra no Ceará, a cadeia produtiva de hidrogênio verde e o cenário de inovação no Estado para atração de investimentos.
Em um momento inicial, o gerente do Observatório, Guilherme Muchale, fez uma apresentação sobre a estrutura do equipamento e os serviços que ele pode ofertar à academia e a outras organizações. Detalhes do trabalho foram compartilhados, evidenciando seu potencial para impulsionar negócios e orientar políticas públicas por meio da inteligência de dados. “Quando nós propusemos o Observatório como agenda e começamos a acionar governo, empresas e outros atores, já começamos a trabalhar em conjunto. A cocriação está na nossa cultura, independentemente de qualquer bandeira”, pontuou Sampaio Filho, que também participou da apresentação.
O presidente Ricardo Cavalcante salientou que a UFC e a FIEC “não são concorrentes, mas aliadas”. Também apontou a necessidade de dar mais celeridade às parcerias que podem florescer a partir da utilização mútua do arsenal apresentado de business intelligente (BI). “Tem sido uma grande transformação digital, cujo conhecimento deve ser dividido. A união do setor produtivo com o mundo acadêmico e o Estado beneficia toda a população do Ceará. Podemos fazer muitas coisas em prol da educação do nosso povo”, afirmou.
O reitor agradeceu a acolhida da equipe do Observatório e da FIEC e disse estar impressionado com a abrangência do trabalho desenvolvido. “Temos grupos de excelência na UFC, que muitas vezes trabalham de maneira isolada. Em 2025, também teremos uma etapa nova do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, que nos possibilitará abrir novos cursos. Para algumas áreas, é muito útil ter acesso a dados atuais e também perfis de futuro para orientar a tomada de decisão”, ponderou o Prof. Custódio Almeida.
A vice-reitora da UFC, Diana Azevedo, que já estava familiarizada com o Observatório, ressaltou sua potencialidade como “uma ferramenta poderosa não apenas para gestores do setor industrial, mas também para gestores universitários, contribuindo não só para o setor produtivo, mas também para a formação de novos talentos na sociedade”.
A agenda mencionada contou também com a presença do superintendente regional do Serviço Social da Indústria (SESI) e diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) no Ceará, Paulo André Holanda; do diretor financeiro da FIEC, Edgar Gadelha; e do superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes.
Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.