Reitor do ITA realiza visita institucional à UFC para prospectar parcerias locais que integrarão nova unidade do instituto no Nordeste
- Quinta, 21 Dezembro 2023 13:55
O reitor da Universidade Federal do Ceará, Custódio Almeida, e a vice-reitora Diana Azevedo receberam na manhã de ontem (20), no Gabinete da Reitoria, o reitor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Anderson Ribeiro Correia. Acompanhado de representantes cearenses da Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA), o dirigente do instituto conversou com a administração sobre possibilidades de parcerias com a UFC, tendo em vista a implantação da nova unidade do instituto na região Nordeste, a ser sediada na base aérea de Fortaleza.
De acordo com Correia, que abriu a reunião com uma breve explanação histórica sobre o ITA e seu modelo atual de seleção, a ideia é que a unidade Nordeste atue como um campus avançado, reportando-se à administração superior que seguirá funcionando em São José dos Campos (SP). “É um ITA para o Nordeste, que será sediado aqui no Ceará, mas atenderá com precisão às necessidades de formação em engenharia daqui e dos estados vizinhos, como Maranhão, Rio Grande do Norte e Bahia, onde há iniciativas e empreendimentos relevantes nas áreas de engenharia e aeroespacial", explicou.
O Prof. Custódio Almeida lembrou que o Ceará é um dos estados brasileiros a, proporcionalmente, ter menos instituições federais de ensino superior (IFES). “Será uma grande alegria poder amparar o ITA neste início. Temos um grande leque de laboratórios, alguns deles com o perfil multiusuário. Fazendo isso a gente dá um grande passo para avançar nesta agenda que já está decidida pelo Governo Federal”, afirmou o reitor.
Veja entrevista do reitor do ITA à UFCTV:
Segundo o planejamento preliminar, a oferta de cursos inicialmente abrigada pelo novo ITA deve incluir Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia de Sistemas (ênfase em Sistemas Ciberfísicos) e Bioengenharia (ênfase em Eletrônica e Materiais). “Em paralelo, uma ideia que já foi bem acolhida pelo governo é a abertura de mestrados e doutorados interinstitucionais, com a possibilidade até de dupla titulação. Já temos uma experiência de sucesso nesse sentido de programa conjunto com o campus da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em São José dos Campos”, relatou o Prof. Anderson Correia.
Atualizações sobre o status da iniciativa, como visível movimentação do governo estadual e da bancada federal cearense para o aporte de recursos, foram socializadas no encontro. Além desses reportes, a visita de Anderson e da comitiva teve como objetivo “trazer uma mensagem de abertura a parcerias com a UFC” (que até já existem), assim como com outras IFES locais.
“Juntos temos muito mais potencial do que isolados. Não vejo nenhuma competição desnecessária, só sinergia. Assim que tivermos definições mais concretas, como o detalhamento dos currículos dos cursos, laboratórios previstos e cursos de pós-graduação viáveis, esperamos estar aqui novamente e compartilhar com a UFC e com a sociedade as informações”, disse o reitor do ITA, que deixa o cargo em janeiro após oito anos na função, mas assegurou que seguirá acompanhando de perto a expansão.
Em sintonia com o colocado, o reitor da UFC fez menção ao desejo de que, mesmo com o fim do seu reitorado, o Prof. Anderson Correia permaneça no grupo de trabalho da implantação, por sua experiência à frente do Instituto e na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Custódio salientou que os próximos passos devem ser a elaboração de um protocolo de intenção para oficializar a cooperação, missão já delegada à Coordenadoria-Geral de Legislação do Gabinete da Reitoria da UFC, e o desenvolvimento da proposta de mestrados e doutorados em rede. “Desta mesa mesmo já temos uma equipe capaz de dar corpo a isso”, finalizou.
Confira também fala do reitor Custódio Almeida sobre o tema:
Representando a AEITA, o engenheiro Felipe Bomfim reconheceu a contribuição da Universidade cearense no cenário de alta ocupação de alunos de nosso Estado nas vagas o Instituto, que possui uma das seleções mais concorridas do país. “Em nome de todos os cearenses formados pelo ITA, que se estima corresponderem de 15 a 20% do total, eu gostaria de colocar que a UFC teve um papel fundamental nesse processo. No final dos anos 80 e início dos anos 90, o Departamento de Matemática fez um trabalho decisivo com as escolas locais de ensino básico, no sentido de preparar para as olimpíadas de matemática. Daí nasceu a abertura para tudo isso que a gente está vendo", destacou.
A reunião contou também com a presença dos professores Vandemberg Paiva, diretor do Centro de Ciências da UFC; Raimundo Nogueira Filho, presidente Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP); e Rudini Sampaio, ex-aluno do ITA e docente do Departamento de Computação da UFC.
Em sua agenda em Fortaleza, o reitor Anderson Correia reuniu-se ainda com o governador Elmano de Freitas e com o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Wally Menezes.
Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.