Procurar no portal

Reitor do ITA realiza visita institucional à UFC para prospectar parcerias locais que integrarão nova unidade do instituto no Nordeste

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Custódio Almeida, e a vice-reitora Diana Azevedo receberam na manhã de ontem (20), no Gabinete da Reitoria, o reitor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Anderson Ribeiro Correia. Acompanhado de representantes cearenses da Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA), o dirigente do instituto conversou com a administração sobre possibilidades de parcerias com a UFC, tendo em vista a implantação da nova unidade do instituto na região Nordeste, a ser sediada na base aérea de Fortaleza.

Imagem: Acompanhado de engenheiros formados no ITA, o reitor Anderson Correia (quinto, da esq. para a dir.) posa com a vice-reitora Diana Azevedo, o reitor Custódio Almeida e docentes da Universidade. Todos estão de pé no Gabinete do Reitor. (Foto: Ribamar Neto/ UFC Informa)

De acordo com Correia, que abriu a reunião com uma breve explanação histórica sobre o ITA e seu modelo atual de seleção, a ideia é que a unidade Nordeste atue como um campus avançado, reportando-se à administração superior que seguirá funcionando em São José dos Campos (SP). “É um ITA para o Nordeste, que será sediado aqui no Ceará, mas atenderá com precisão às necessidades de formação em engenharia daqui e dos estados vizinhos, como Maranhão, Rio Grande do Norte e Bahia, onde há iniciativas e empreendimentos relevantes nas áreas de engenharia e aeroespacial", explicou.

O Prof. Custódio Almeida lembrou que o Ceará é um dos estados brasileiros a, proporcionalmente, ter menos instituições federais de ensino superior (IFES). “Será uma grande alegria poder amparar o ITA neste início. Temos um grande leque de laboratórios, alguns deles com o perfil multiusuário. Fazendo isso a gente dá um grande passo para avançar nesta agenda que já está decidida pelo Governo Federal”, afirmou o reitor.

Veja entrevista do reitor do ITA à UFCTV:

Segundo o planejamento preliminar, a oferta de cursos inicialmente abrigada pelo novo ITA deve incluir Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia de Sistemas (ênfase em Sistemas Ciberfísicos) e Bioengenharia (ênfase em Eletrônica e Materiais). “Em paralelo, uma ideia que já foi bem acolhida pelo governo é a abertura de mestrados e doutorados interinstitucionais, com a possibilidade até de dupla titulação. Já temos uma experiência de sucesso nesse sentido de programa conjunto com o campus da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em São José dos Campos”, relatou o Prof. Anderson Correia.

Atualizações sobre o status da iniciativa, como visível movimentação do governo estadual e da bancada federal cearense para o aporte de recursos, foram socializadas no encontro. Além desses reportes, a visita de Anderson e da comitiva teve como objetivo “trazer uma mensagem de abertura a parcerias com a UFC” (que até já existem), assim como com outras IFES locais.

Imagem: Sentados à mesa, os reitores Anderson Correia e Custódio Almeida conversam sobre nova unidade do ITA no Ceará. (Foto: Ribamar Neto/ UFC informa)

“Juntos temos muito mais potencial do que isolados. Não vejo nenhuma competição desnecessária, só sinergia. Assim que tivermos definições mais concretas, como o detalhamento dos currículos dos cursos, laboratórios previstos e cursos de pós-graduação viáveis, esperamos estar aqui novamente e compartilhar com a UFC e com a sociedade as informações”, disse o reitor do ITA, que deixa o cargo em janeiro após oito anos na função, mas assegurou que seguirá acompanhando de perto a expansão.

Em sintonia com o colocado, o reitor da UFC fez menção ao desejo de que, mesmo com o fim do seu reitorado, o Prof. Anderson Correia permaneça no grupo de trabalho da implantação, por sua experiência à frente do Instituto e na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Custódio salientou que os próximos passos devem ser a elaboração de um protocolo de intenção para oficializar a cooperação, missão já delegada à Coordenadoria-Geral de Legislação do Gabinete da Reitoria da UFC, e o desenvolvimento da proposta de mestrados e doutorados em rede. “Desta mesa mesmo já temos uma equipe capaz de dar corpo a isso”, finalizou.

Confira também fala do reitor Custódio Almeida sobre o tema:

Representando a AEITA, o engenheiro Felipe Bomfim reconheceu a contribuição da Universidade cearense no cenário de alta ocupação de alunos de nosso Estado nas vagas o Instituto, que possui uma das seleções mais concorridas do país. “Em nome de todos os cearenses formados pelo ITA, que se estima corresponderem de 15 a 20% do total, eu gostaria de colocar que a UFC teve um papel fundamental nesse processo. No final dos anos 80 e início dos anos 90, o Departamento de Matemática fez um trabalho decisivo com as escolas locais de ensino básico, no sentido de preparar para as olimpíadas de matemática. Daí nasceu a abertura para tudo isso que a gente está vendo", destacou.

A reunião contou também com a presença dos professores Vandemberg Paiva, diretor do Centro de Ciências da UFC; Raimundo Nogueira Filho, presidente Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP); e Rudini Sampaio, ex-aluno do ITA e docente do Departamento de Computação da UFC.

Em sua agenda em Fortaleza, o reitor Anderson Correia reuniu-se ainda com o governador Elmano de Freitas e com o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Wally Menezes.

Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300