Em visita ao CUCA Pici, reitor e gestores da PROCULT tratam de políticas públicas de juventude
- Sexta, 12 Janeiro 2024 17:08
O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Custódio Almeida, visitou, na tarde dessa quinta-feira (11), o Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA) Pici, equipamento público vinculado à Secretaria de Juventude (SEJUV) da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Além de conhecer as instalações físicas, Custódio foi informado sobre como estão sendo implementadas as políticas públicas de juventude, por meio de atividades de esportes, cultura, comunicação, empreendedorismo e proteção social para jovens de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Inaugurado em abril de 2022 e com cerca de 16 mil metros quadrados de área construída, o CUCA Pici é o quinto equipamento da Rede CUCA instalado em territórios periféricos da capital cearense. Na ocasião, a comitiva da UFC foi conduzida em um breve tour por diferentes espaços, a exemplo do teatro com capacidade para 220 lugares, ginásio poliesportivo, piscinas, salas de dança e de artes marciais, biblioteca, cineclube, coworking, ateliê de costura, laboratório de informática e estúdios de música, rádio e televisão.
Confira mais imagens dessa visita no Flickr da UFC
Segundo o secretário municipal da Juventude, Davi Gomes Barroso, no ano passado, foi realizado um milhão de atendimentos nos cinco equipamentos da Rede Cuca, situados no Pici, no José Walter, no Mondubim, no Jangurussu e na Barra do Ceará. O gestor sinalizou que a Prefeitura de Fortaleza iniciará ainda neste semestre a construção do sexto equipamento da rede, no Grande Mucuripe, para atender as comunidades da Regional II.
“O CUCA é o maior projeto da Secretaria de Juventude em termos de investimentos, orçamento, visibilidade, comunicação e atendimentos. Na política de juventude, temos programas de bolsas, como o Bolsa Jovem e o Programa Futuros, e de esportes, como o Juventude na Onda, com vinte escolas de surfe no litoral da Sabiaguaba à Barra do Ceará, e o CUCA Ambiental, voltado para a educação socioambiental e sustentabilidade”, comentou o secretário.
De acordo com o reitor Custódio Almeida, é necessário institucionalizar mais as ações em parcerias já existentes entre a Rede CUCA e a UFC, com o intuito de reforçar campos de estágio, programas de extensão e a presença da própria Universidade na periferia. “O importante é que Fortaleza se veja impossível sem os CUCAs. Temos que articular para que algumas das pró-reitorias da UFC façam tours agendados pelos equipamentos da Rede Cuca para sabermos das possibilidades orgânicas de relações e parcerias, e com o protagonismo dos nossos alunos atuando”, resumiu o reitor.
Participaram da visita o pró-reitor de Cultura da UFC, Prof. Sandro Gouveia; a pró-reitora-adjunta de Cultura da UFC, Profª Glícia Pontes; a coordenadora de Projetos e Relações Interinstitucionais da PROCULT, Profª Eulália Camurça, a coordenadora de Articulação Política Institucional da UFC em exercício, Morgana Sampaio; o presidente do Instituto Cuca, Caiubi Mani; a diretora de Esportes, Educação e Trabalho da Rede Cuca, Manuela Bandeira; a gerente de Meio Ambiente da Rede Cuca, Clarice Araújo; a coordenadora de Esportes da Rede Cuca, Gardênia Viana; e o gerente do Cuca Pici, Marcos Junglas.
Fonte: Gabinete da Reitoria - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.