Reitor e vice-reitora recebem a nova ouvidora da UFC para o mandato de 2024-2027
- Terça, 23 Janeiro 2024 15:58
A Profª Verônica Morais Ximenes, a nova ouvidora da UFC para o mandato de 2024-2027, apresentou-se, na manhã dessa segunda-feira (22), no Gabinete da Reitoria. Durante o encontro, o reitor Custódio Almeida e a vice-reitora Diana Azevedo deram as boas-vindas e conversaram sobre possíveis projetos para a Ouvidoria-Geral da UFC no mandato que se inicia.
Professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC, com doutorado em Psicologia pela Universidade de Barcelona e pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Verônica Ximenes pretende ressignificar o espaço da Ouvidoria-Geral na Universidade.
“A UFC, enquanto instituição, precisa ser ouvida. Essa possibilidade existe agora, na gestão atual, que foi construída com esperança e alegria. A gente vai trabalhar com a Ouvidoria alinhada a isso”, ressaltou. A nova ouvidora também deu destaque à importância de reestruturar o espaço físico ocupado pela Ouvidoria-Geral para ser um “lugar de acolhimento”. “Há pessoas que chegam à Ouvidoria muito fragilizadas”, disse.
O Prof. Custódio Almeida ressaltou o compromisso de Verônica Ximenes com o trabalho dela e o trabalho na UFC. “Você tem sensibilidade, por ser da área da Psicologia, para entender quem busca a Ouvidoria”, comentou. O reitor também incentivou o livre acesso aos gestores dos setores citados nas escutas. Pediu ainda que a nova ouvidora fortaleça a prevenção, alinhando-se à perspectiva dos órgãos de controle.
Diretor do Centro de Humanidades (CH) da UFC, Prof. Cícero Miranda, onde a professora Verônica atua como professora, também reforçou a importância de atuar com ações de educação e prevenção, sobretudo nos casos de assédio. “As pessoas precisam entender que há atitudes que não podem fazer mais”, frisou. O diretor também pediu que houvesse uma relação mais estreita com os gestores, para que todos fiquem cientes do trabalho da Ouvidoria-Geral e do que é feito com as respostas enviadas pelos setores.
Além de ampliar o diálogo, Verônica Ximenes pretende atuar na descentralização da atuação da Ouvidoria-Geral, em relação aos campi do Interior, e fortalecer o elogio. “Quero ver como posso trazer o elogio para ser formalizado. Isso é importante para que a gente comece a ver que coisas boas estão sendo feitas. Eu escuto as pessoas falarem, mas não chega à CGU [Controladoria-Geral da União], por exemplo”, disse.
Um outro ponto abordado durante a apresentação da nova ouvidora foi a necessidade de criar protocolos para os atendimentos. Coordenador de Articulação Política Institucional (CAPI/UFC), Daniel Fonsêca destacou a importância do tratamento das informações da Ouvidoria-Geral na criação desses protocolos. Também ressaltou que as comissões de Enfrentamento e Prevenção ao Assédio Moral e Sexual, de Ética e de Direitos Humanos precisam ter uma relação muito próxima com a Ouvidoria-Geral.
Também estiveram presentes na apresentação da nova ouvidora o vice-coordenador do curso de Psicologia, Emanuel Meireles; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Aluísio Ferreira de Lima; a chefe do Departamento de Psicologia, Zulmira Bonfim; o coordenador-adjunto de Legislação do Gabinete da Reitoria, Rafael Vieira de Alencar; e o assessor especial do reitor, Ciro Nogueira.
NOVA OUVIDORA – Verônica Morais Ximenes é professora titular do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC, coordenadora do Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM/UFC) e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), nível D. Integrante do Comitê de Assessoramento da Psicologia do CNPq, também é doutora em Psicologia pela Universidade de Barcelona e pós-doutora em Psicologia pela UFRGS.
Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.