Procurar no portal

UFC prepara acordo de cooperação técnica e científica com Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (NUTEP), no Porangabuçu

O reitor Custódio Almeida participou, nesta quarta-feira (31), do lançamento do Programa ConecTEA, do Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (NUTEP), em parceria com o deputado federal Danilo Forte. O evento, realizado na sede do Núcleo, no Porangabuçu, contou com a presença de autoridades e profissionais da área de Saúde de diferentes municípios cearenses. 

Imagem: De pé e segurando o microfone, o reitor Custódio Almeida fala aos presentes no lançamento do Programa ConecTEA

O Programa ConecTEA tem como objetivo expandir e fortalecer o atendimento às crianças com autismo no Ceará. O deputado federal Danilo Forte, que está à frente da iniciativa no NUTEP, pretende auxiliar na criação de espaços de tratamento em municípios do Interior do Ceará e fortalecer a atuação do Núcleo, que há quase 36 anos desenvolve um trabalho de estimulação, reabilitação e assistência a crianças e adolescentes com transtornos no desenvolvimento. 

O NUTEP atende a faixa etária de 0 a 12 anos com uma equipe multidisciplinar de cerca de 90 profissionais, trabalhando diretamente com cerca de 2 mil pacientes e suas famílias. Hoje o Núcleo, estabelecido como entidade filantrópica, independente da Universidade, presta assistência em três unidades: na sede do ambulatório de pediatria da UFC, na Unidade II (assistência a crianças com TEA) e na Unidade III, onde funciona o serviço de Tecnologia Assistiva.

Conforme Danilo Forte, a ideia do Programa ConecTEA surgiu a partir de um diagnóstico, que chegou ao Congresso Nacional, de falta de política pública integrada nacionalmente que pudesse suprir a crescente demanda de pessoas por tratamento. “Os números me surpreenderam. Nós temos algo em torno de 18 milhões de pessoas com deficiências, das quais mais de 9 milhões podem estar no espectro autista”, ressaltou. Diante disso, o deputado pensou em atuar em duas frentes: a inclusão dessa necessidade no orçamento da União e o investimento na construção física de núcleos de tratamento e na formação de pessoal capacitado. 

No Ceará, a parceria começou a se construir com o NUTEP, que, conforme Danilo Forte, já é uma “experiência vivida”, mas ainda precisa ampliar a capacidade de assistência e de formação de profissionais qualificados. A ideia é que essa necessidade de capacitação possa ser suprida pela atuação da UFC no Núcleo. 

Imagem: Foto do auditório do NUTEP durante a palestra do deputado Danilo Forte, e o público está de costas no primeiro plano da foto

Convidado para a abertura do evento, o reitor Custódio Almeida ressaltou a necessidade de ampliação do trabalho do Núcleo, que tem uma fila de espera de 1.122 crianças pela especificidade do andamento do tratamento. “A fila não anda, porque o tempo de tratamento de uma criança não é da chegada de alguém que recebe um procedimento e vai embora, é alguém que chega e precisa ficar. Inclusive, para que os acompanhantes, os pais também consigam aprender a lidar com a situação. É uma situação que a gente precisa urgentemente dar conta de formar pessoas que sejam capazes de cuidar em vários lugares”, alertou o reitor. 

Custódio Almeida assumiu o compromisso de viabilizar os acordos que promovam capacitações. Há 18 anos já existe uma formação multidisciplinar, com duração de um ano e disponibilidade de 36 vagas anuais, voltada para profissionais da área de Saúde, que tem parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da UFC. Para o reitor, o curso pode se expandir e se tornar uma especialização, por exemplo. 

Ele comentou ainda os planos de transformar o Campus do Porangabuçu no distrito de inovação em saúde de Fortaleza e, como isso, poder ampliar a capacidade de atendimento do NUTEP. Uma das possibilidades sugeridas pelo reitor é a inclusão de um espaço específico para estimulação precoce dentro da futura clínica-escola de Fisioterapia. O curso ainda não possui uma clínica-escola, mas o projeto já foi incluído na proposta do Novo PAC do Governo Federal, que prioriza a consolidação e a reestruturação das universidades e dos hospitais universitários do País. 

Também durante a abertura, o atual presidente do Instituto do Câncer do Ceará (ICC) e ex-governador do Ceará, Lúcio Alcântara, ressaltou a importância da Universidade no fortalecimento desse tipo de atendimento e a necessidade de descentralizar e interiorizar a assistência a crianças e adolescentes no Ceará. “O primeiro ponto é a capacitação. Pelo menos os estágios mais leves poderão ser atendidos pelo pessoal capacitado pela nossa Universidade", destacou. 

Após a abertura, o presidente do NUTEP, Lucivan Miranda, ministrou a palestra “Transtornos do desenvolvimento: visão geral com foco no autismo”. O médico teve a oportunidade de abordar o tema e falar sobre a atuação do Núcleo nos quatro campos referentes aos transtornos de desenvolvimento: motora, visual, auditiva e cognitiva. Em seguida, foram ministradas as palestras “Experiência do NUTEP: da assistência ao ensino” e “A transversalidade do autismo”.

Imagem: Foto posada do reitor Custódio Almeida e gestores do Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (NUTEP)

APROXIMAÇÕES Nessa mesma intenção de ampliar e fortalecer a atuação do NUTEP, ainda durante esta semana, na última terça-feira (30), representantes do Núcleo estiveram no Gabinete da Reitoria para apresentar o trabalho desenvolvido na instituição e já manifestar a pretensão de firmar acordo de cooperação técnica e científica com a UFC. 

Com o fortalecimento da parceria, o reitor Custódio Almeida explicou que será possível, por exemplo, envolver o Centro de Tecnologia em pesquisas sobre dispositivos que possam contribuir com a reabilitação das pessoas atendidas. Na proposta do NUTEP, está também a criação de um centro de reabilitação que atuará, além da assistência às crianças, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. 

Durante o encontro no Gabinete, estiveram presentes o presidente do NUTEP, Lucivan Miranda; a diretora do NUTEP, Leila Frota; as professoras Rita Brasil e Fabiane Elpídio, que fazem parte do Núcleo; e o coordenador-adjunto de Legislação da UFC, Rafael Vieira de Alencar. 

Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300