UFC e Instituto Myra Eliane anunciam concurso de monografias sobre o livro "Aves de arribação", de Antônio Sales
- Terça, 20 Fevereiro 2024 17:11
O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Custódio Almeida, e o presidente do Instituto Myra Eliane, Igor Queiroz, anunciaram, na manhã desta terça-feira (20), durante reunião no Gabinete da Reitoria, um concurso de monografias sobre o livro Aves de arribação, do escritor cearense Antônio Sales. O edital que organizará a seleção deve ser lançado nos próximos meses.
Conforme Custódio Almeida, a escolha pelo tema tem relação com a proposta de recuperar a memória cearense, aproveitando o lançamento da edição comemorativa de Aves de arribação pela Editora UFC, que ocorrerá na próxima segunda-feira (26). “O que aconteceu hoje é que a gente não só vai resgatar um concurso que nasceu na época que o professor Henry Campos era reitor e eu era vice-reitor, mas também manter o conceito de resgate da literatura cearense”, explicou o reitor.
Esse resgate refere-se à parceria que o instituto tem com a UFC desde 2018, promovendo seleções de monografias sobre temas cearenses. O primeiro teve como tema "O cearense", em 2018, baseado na obra de Parsifal Barroso. Já o segundo, com premiação ocorrida em 2021, tratou sobre a “Pequena história do Ceará – uma releitura da obra de Raimundo Girão”. Os vencedores receberam premiações em dinheiro, equipamentos eletrônicos e publicações.
Para os próximos meses, além do edital, será constituído também um conselho editorial para o concurso, responsável por fazer a avaliação das monografias que serão inscritas. Nos últimos concursos foram aceitos trabalhos de todo o Brasil. “É muito importante para nós dar continuidade ao projeto de monografias com livros que impactam a nossa cearensidade. Isso traz vida à nossa cultura e dá um impacto na vida das pessoas que se dedicam à nossa cultura”, ressaltou Igor Queiroz.
OUTRAS PARCERIAS – Ainda durante a reunião eles trataram sobre a visita da gestão superior da UFC ao Complexo Educacional Myra Eliane, em Caucaia. O instituto é uma entidade sem fins lucrativos que atua no fomento à educação infantil e também promove a capacitação de professores e profissionais da educação. Também discutiram a possibilidade de trazer uma exposição para a UFC, no segundo semestre deste ano, em comemoração aos 70 anos da Universidade.
Participaram da reunião o assessor especial da Reitoria, Ciro Nogueira Filho; o coordenador adjunto de Legislação, Rafael Vieira de Alencar; e o coordenador de Articulação Política Institucional, Daniel Fonsêca.
Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.